sábado, 27 de outubro de 2018

RN é um dos estados em que a Lei seca vigora durante eleições

Durante o domingo (28) dia das eleições do segundo turno, a Lei Seca estará vigorando no Rio Grande do Norte. A comercialização de bebidas alcoólicas será proibida em todo o estado. A regra vale das 6h às 18h deste domingo.
Para esse tipo de infração, a pena é prisão de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa. A medida tem o objetivo de evitar que o abuso de álcool potencialize conflitos em um dia em que a disputa política costuma acirrar os ânimos.
Assim como no primeiro turno, diversos estados terão restrições à venda de bebida alcoólica neste segundo turno das eleições. A questão é definida pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pelas secretarias de Segurança Pública de cada estado.
Criado na década de 1960, inicialmente o Código Eleitoral proibia o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas em todo o território nacional. Com o tempo, a restrição foi flexibilizada.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/rn-e-um-dos-estados-em-que-a-lei-seca-vigora-durante-eleicoes/#more-195666 

Além de presidente, eleitores vão eleger 19 prefeitos neste segundo turno


Além de votar para presidente da República, os eleitores de 19 cidades irão às urnas, neste domingo (28), para escolher novos prefeitos devido ao afastamento dos vencedores em 2016.
As eleições suplementares vão mobilizar o eleitorado de cinco municípios de Goiás, quatro de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois do Amazonas, um do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Mato Grosso, um do Ceará e um do Maranhão.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/

Consult e Certus divergem do Ibope no RN

Quando as urnas forem abertas neste domingo (28) no RN saberemos qual os institutos acertarão o resultado das pesquisas de intenção de votos.
De ontem para hoje, três pesquisas foram divulgadas. A Consult e Certus com resultado semelhante mostrando uma disputa acirrada entre os candidatos ao Governo, Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo(PDT). Já o Ibope aponta uma vantagem de 10% para Fátima.
Para presidente, a Consult aponta um acirramento na disputa também para presidente da República no RN entre os candidatos Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL). Já a Certus mostra Haddad com 10% de vantagem e o Ibope vai mais além, a vantagem do candidato do PT aqui no Estado chega a 22%.
Agora é aguardar se a matemática dos números vai bater com a realidade das urnas.
Por Heitor Gregório-Fonte-http://www.jairsampaio.com/consult-e-certus-divergem-do-ibope-no-rn/#more-195676

Militares são enviados para reforçar segurança no 2º turno das eleições no RN

Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira foram distribuídos na manhã deste sábado (27) para reforçar a segurança de 73 municípios do Rio Grande do Norte no 2º turno das eleições, que acontecem neste domingo (28). A medida atende a solicitação do Tribunal Superior Eleitoral.
Cerca de 2.500 de militares saíram do 17º Grupo de Artilharia de Campanha em Santos Reis, em Santos Reis, na zona Leste de Natal, às 7h.
As tropas são formadas com militares do próprio Rio Grande do Norte, da Bahia, da Paraíba e de Pernambuco. Eles serão distribuídos em 616 locais de votação, representadas por 28 zonas eleitorais.
A ação é relativa à Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA) 2018 e tem o objetivo de garantir a normalidade e segurança nos locais de votação e apuração durante todo o pleito eleitoral.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/militares-sao-enviados-para-reforcar-seguranca-no-2o-turno-das-eleicoes-no-rn/#more-195679 

Secretário de Tecnologia do TSE reitera segurança das urnas eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez neste sábado, 27, a verificação do sistema que integra os 27 tribunais regionais eleitorais. O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, reiterou a segurança do processo eleitoral. Ele ressaltou que há uma sequência de passos que garante a integridade das urnas eletrônicas.
Janino relembrou que, após o encerramento da votação, cada urna faz a apuração dos votos e imprime o resultado, chamado de boletim de urna. Esse resultado é impresso e distribuído para fiscais e fixado no local de cada votação.
Em seguida, o resultado de cada urna é gravado em uma mídia digital e “assinado” pelo equipamento por meio de um certificado digital.
Após essa etapa, os dados seguem para um ponto de transmissão em rede privativa e, na sequência, para os datacenters dos tribunais regionais eleitorais.
Com as informações no sistema dos tribunais, é feita checagem se os dados foram enviados da urna certa. O sistema também verifica se há algo fora do comum, como nenhum eleitor faltoso em uma seção eleitoral ou votos em um único candidato.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/secretario-de-tecnologia-do-tse-reitera-seguranca-das-urnas-eletronica/#more-195683