sábado, 18 de abril de 2020

Moradores de Fernando de Noronha só poderão sair de casa com autorização por SMS

Foto: Agência Brasil

Os moradores de Fernando de Noronha só vão poder sair de casa após receberem uma autorização encaminhada por mensagem de texto para o celular.
Ontem, o governo de Pernambuco anunciou quarentena obrigatória entre os dias 20 e 30 de abril. Dados oficiais apontam que há 24 pessoas na ilha com a covid-19. Elas estão em isolamento domiciliar.
Hoje, o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, explicou que os moradores estão recebendo pelo aparelho telefônico um link para preenchimento de um formulário indicando o motivo e a data de quando precisa sair da residência.
Em 24 horas, a Administração de Fernando de Noronha promete responder com a permissão ou a negativa. As pessoas que estiverem na rua vão ser abordadas por policiais militares e precisam mostrar a permissão.
Rocha informou que alguns moradores não possuem celular e que, nestes casos, eles podem ligar para telefones disponíveis da equipe de atendimento social da ilha.
“Essas pessoas que não possuem celular ou tenham aparelhos que não comportem receber este tipo de mensagem vão receber uma autorização física e precisam portá-las ao sair de casa”, afirmou.
Conforme decreto, a circulação de pessoas em Fernando de Noronha só será autorizada para atendimento de necessidades essenciais e imediatas de aquisição de gêneros alimentícios, de remédios, de produtos de higiene e também para obtenção de socorro médico.
Em toda a extensão do arquipélago, as atividades de pesca ficam restritas a grupos de 3 pessoas por embarcação, condicionadas à autorização prévia.
“Estamos empenhados em prestar todo o apoio à população e dar condições para que elas possam ficar em casa com as necessidades básicas garantidas”, afirmou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
A presidente do Conselho de Turismo da ilha e secretária-executiva da Associação dos Pousadeiros de Fernando de Noronha, Auxiliadora Costa, cobra teste de toda a população. “As pessoas aqui já estão em casa. Temos uma população pequena e é possível testar todo mundo”, diz.
Ela afirma que os pousadeiros precisam urgentemente de uma linha de crédito. “Sobrevivemos do turismo. Precisamos de resposta e planejamento”, alega.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a quarentena obrigatória é necessária pelas características de isolamento da ilha.
“Fernando de Noronha requer uma atenção especial por causa da dificuldade de acesso e da limitação de recursos de saúde existentes no local. Estamos enviando uma equipe com seis sanitaristas, com o apoio do Ministério da Saúde, para um estudo epidemiológico completo do caso”, concluiu André Longo.
Valor Econômico Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Itália tem recorde de pacientes curados da Covid-19 em um dia e queda no número de internados em UTIs

Foto: Daniele Mascolo/Reuters

Ao anunciar a cura de mais de 2.500 contaminados pelo coronavírus em apenas um dia, o chefe da Proteção Civil da Itália, Angelo Borrelli, não escondeu sua satisfação. O país mais castigado pela Covid-19 na Europa observa a quantidade de pacientes diminuir nas UTIs há um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.
“Em 3 de abril tínhamos 4.068 pacientes nas UTIs, hoje temos um pouco mais de 2.800”, um número inédito desde 20 de março, afirma Franco Locatelli, presidente do Conselho Superior da Saúde da Itália. Segundo ele, “a pressão nos hospitais foi claramente aliviada” nos últimos dias.
Na sexta-feira (17), as autoridades ainda anunciaram 575 mortos em 24 horas, aumentando o balanço para 23 mil óbitos desde o início da epidemia. Mas outros dados instigam otimismo no país, como a estabilização da quantidade de doentes. Em Nápoles, Bolonha, Veneza, Florença e Roma esse número vem baixando a cada dia.
Além disso, em mais de 65 mil testes realizados em um dia – outro recorde – apenas 5% acusaram positivo ao coronavírus. Para Locatelli, essa é uma prova a mais “da eficácia das medidas de confinamento tomadas para barrar o contágio”. “Tudo isso nos ajuda a tomar consciência sobre o grande trabalho realizado nos hospitais e sobre a colaboração dos cidadãos”, reitera o presidente do Conselho Superior da Saúde da Itália.
Preparação para o desconfinamento
Com a quantidade de doentes baixando, a Itália está ansiosa para a saída do confinamento. “Estamos nos preparando para reabrir em 4 de maio”, afirma Atilio Fontana, governador da Lombardia, a região mais castigada da Itália pela Covid-19, com 12 mil mortos.
Em vigor desde 9 de março, as medidas estritas de confinamento estão em vigor até 3 de maio. Mas o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sofre uma forte pressão do empresariado pela reabertura de lojas e comércios.
A ideia é apoiada por alguns membros do governo, como a ministra da Família, Elena Bonetti. “Algo precisa mudar nas duas próximas semanas para as crianças. Nossas crianças têm o direito de brincar!”, afirmou durante a semana.
Já as autoridades do sul do país – menos atingido pelo coronavírus – temem uma volta à normalidade prematura. Vicenzo De Luca, governador da região de Campânia, no sudoeste, afirma que se o “deconfinamento” for permitido à toda a população, ele pode decretar a proibição da entrada de italianos do norte.
Sinal de que a vitória contra o coronavírus ainda está longe, comboios militares transportaram na sexta-feira dezenas de corpos de Bergamo à Novara, no norte do país, onde as funerárias não conseguem mais atender à demanda devido à alta quantidade de óbitos.

Lives deste sábado (18): Festival One World, The Killers, Wesley Safadão e mais shows para ver em casa


Fonte- Robson Pires
Na onda das lives, o bastidor virou o show. Casas de músicos são os palcos possíveis no isolamento para conter o coronavírus.
Lives deste sábado (18) e como assistir:
Festival One World: Together at Home – Rolling Stones, Lady Gaga, Paul McCartney, Elton John , Billie Eilish e Finneas, Lizzo, Stevie Wonder, Chris Martin, Eddie Vedder, Kacey Musgraves, J Balvin, Keith Urban, Alanis Morissette, Andrea Bocelli, Billie Joe (Green Day), The Killers e mais – 16h no Globoplay e Multishow e após o “Altas Horas” na TV Globo.
Alexandre Pires – 16h – Link
Mano Walter – 16h – Link
The Killers – 16h – Link
Festival Queremos – 16h – Clarice Falcão, Tássia Reis, Duda Beat e Silva – Link
Cavaleiros do Forró – 17h – Link
Fernando e Sorocaba – 17h – Link
David Guetta – 19h – Link
Moska e Kevin Johansen – 19h (Festival Mucho) – Link
Rashid – 20h – Link
Wesley Safadão – 20h – Link
Pablo – 22h – Link

Caicó: Empresário João Moraes confirma que é pré-candidato a vereador pelo PSDB de Dr. Tadeu


Fonte-Robson Pires
O médico Dr. Tadeu (PSDB), que tem seu nome lançado numa pré-candidatura a prefeito de Caicó (RN), vem recebendo a cada dia novos apoios. Na terça-feira (14) o empresário caicoense João Moraes, que é filiado ao PSDB, conversou com Dr. Tadeu e contou do desejo em disputar uma cadeira no legislativo municipal.
João Morais que é bem conhecido na cidade por seu historio de trabalho dentro do Banco do Brasil e em seguida a frente da CDL por quase oito anos e também na organização de eventos como é o caso das grandes festas na AABB, é o mais novo apoio conquistado pelo presidente do PSDB em Caicó.
Dr. Tadeu disse que João Moraes vem somar ao projeto de ver uma Caicó grande, em torno de um projeto amplo. “Fico feliz em ver tantas pessoas capacitadas vindo se juntar a este sonho. Caicó merece e precisa de homens como João Moraes com toda sua experiência de vida, de mercado, de gestão, lançando sua pré-candidatura a Câmara Municipal”, contou.
Em conversa, os dois aproveitaram para reiterar a importância de focar os diálogos e trabalho a favor do combate ao Coronavírus na cidade de Caicó e região.

Covid-19: 24ª morte por coronavírus no RN


Rio Grande do Norte confirmou mais um óbito causado por coronavírus neste sábado (18). A vítima foi um senhor de 88 anos que morava na cidade de Encanto-RN. Ele estava internado em um hospital estadual na cidade de Pau dos Ferros. Com essa confirmação, o RN já soma 24 óbitos causado pela Covid-19.
Até agora 147 cidades  do Rio Grande do Norte têm casos notificados – confirmados ou em investigação. Outros 35 óbitos que estavam em investigação foram descartados para coronavírus, mas há ainda outras 10 mortes sob análise.

GOLPE NO ‘ZAP’: falso aplicativo que prometia cerveja grátis atinge mais de 159 mil no Brasil


Foto: Rubens Achilles/TechTudo
Mais um golpe no WhatsApp tem potencial para atingir milhares de vítimas no Brasil. Dessa vez, a oferta de cerveja tem levado muitos usuários a fornecerem dados para criminosos na internet. O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou mais de 159 mil potenciais vítimas de um golpe que promete cervejas da marca Heineken de graça.
Pelo aplicativo, essas pessoas receberam um link, supostamente da marca de cerveja, com algumas perguntas sobre idade e preferência da bebida. Em seguida, havia o direcionamento para uma página dizendo que usuário ganhou quatro barris de cerveja de graça. Mas a informação é falsa.
Após a mensagem, o site pede para que a pessoa compartilhe o link com outros contatos do WhatsApp para receber o prêmio. No compartilhamento, o usuário acaba abrindo um canal para que os criminosos enviem notificações e outros links maliciosos.
Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, a intenção dos cibercriminosos é roubar dados pessoais e levar os usuários para visualizar páginas de publicidade excessiva. O diretor ainda orienta que os golpes se aproveitam de assuntos em alta, como a quarentena por conta da pandemia de coronavírus, por exemplo, para parecer convincente.
Os cuidados, de acordo com Simoni, precisam, então, ser redobrados para não cair nos golpes. Sempre verificar a origem do link e o endereço da URL podem ajudar a identificar sites falsos. Na dúvida, não clique em links duvidosos nem forneça informações pessoais em sites que pareçam suspeitos.

EUA investigam a possibilidade de o novo coronavírus ter vazado de laboratório chinês

Foto: Getty Images
A origem da pandemia de Covid-19 virou um motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China. Donald Trump afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan.
Um estudo de autores da própria China, publicado em janeiro na revista científica The Lancet, já colocava em dúvida a explicação do governo chinês para a origem da infecção. De acordo com essa explicação, os primeiros pacientes teriam sido infectados em um mercado de Wuhan.
A linha de investigação dos americanos é que a transmissão em humanos tenha se iniciado no Instituto de Virologia de Wuhan (conhecido pela sigla WIV).
Nesse local, são estudados coronavírus que atingem morcegos. O que os americanos estão investigando é se foi nesse laboratório que um vírus de morcego infectou um humano pela primeira vez –seria esse o paciente que, sem querer, levou o Sars-Cov-2 para fora e o espalhou.
Esse foi o primeiro laboratório da China a receber a maior certificação de segurança, em 2015. No entanto, um texto publicado no “Washington Post” nesta semana afirma que diplomatas americanos visitaram o laboratório em 2018 e ficaram preocupados com as fragilidades.
Em janeiro daquele ano, diplomatas e cientistas dos EUA visitaram o WIV e depois enviaram dois telegramas diplomáticos (relatórios) ao governo em Washington. O laboratório não tinha condições de segurança adequadas, e que os estudos com coronavírus eram arriscados, afirmavam.
Esses relatos dos diplomatas pediam mais atenção ao tema e ajuda para lidar com problemas de segurança no laboratório WIV.
Na ocasião, os americanos que visitaram as instalações afirmaram que estavam preocupados com a falta de treinamento dos funcionários do laboratório, de acordo com um texto publicado pelo “Washington Post”.
O francês Luc Montagnier, vencedor do Nobel de Medicina de 2008, afirma que o coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, foi criado em um laboratório de Wuhan, na China
Investigações ainda são inconclusivas
Até agora, as investigações sobre isso são inconclusivas, disse o general Mark Milley, chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos EUA.
A origem do Sars-Cov-2 ainda é um mistério, mas “o peso das evidências” indica que o novo coronavírus é natural e não foi criado em um laboratório, afirmou ele na quarta-feira (16).
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature concluiu que o Sars-Cov-2 não foi desenvolvido nem manipulado em laboratório.
Pesquisador nega rumores
O principal pesquisador do WIV, Shi Zhengli, nega que a transmissão em humanos tenha se iniciado no instituto.
A França também afirmou que não há evidência de nenhum elo entre o novo coronavírus e o laboratório com a maior certificação de segurança que existe.
Um representante do gabinete da presidência da França disse que não há evidência factual que corrobore a história.

Mulher que deu à luz em coma por coronavírus abraça filha pela primeira vez



Foto: Reprodução/instagram
Em meio a tantas notícias difíceis sobre a quarentena e covid-19, uma mãe conseguiu segurar sua recém-nascida pela primeira vez. Trata-se da norte-americana Angela Primachenko, que entrou em coma induzido por causa da covid-19 quando estava grávida de 34 semanas.
Quando acordou, sua filha já tinha cinco dias de idade. Mas foi preciso que a jovem esperasse que os resultados de novos testes para o vírus dessem negativos para que ela pudesse segurar a bebê pela primeira vez. E isso aconteceu na última quarta-feira (15).
“Chorando agora! Estou livre da covid-19! E segurando minha menina em minhas mãos!”, escreveu Angela em seu perfil no Instagram.

Irmãs Clarissas de Caicó enfrentam dificuldades: por causa do Covid-19

As irmãs Clarissas da cidade de Caicó (RN) enfrentam muitas dificuldades. Com a paralisações das missas e visitas o fluxo de doações caíram bastante.
Elas fabricam hóstias, pães, imagens sacras e terços, portanto não estão vendendo seus produtos precisando de dinheiro para alimentação, tarifas de energia e medicamentos.
Além disso precisam pagar ao funcionário que cuida da segurança da casa de oração.
Dê a sua colaboração na quantia de R$5,00, R$ 10,00, R$ 20,00 ou conforme seu coração possa doar para a manutenção dessas santas irmãs que há décadas prestam relevantes serviços ao povo de Caicó.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0758
Operação: 003
CONTA CORRENTE 1293-5
MOSTEIRO NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Vídeo: com chuva de 50 mm, barragem sangra no Seridó


Fonte- Robson Pires
Com uma chuva que atingiu 50 mm ontem (17) na região, a Barragem do Sabugi, que fica no município de Caicó (RN) sangrou para alegria de centenas de agricultores que possuem terras nas suas margens. Veja vídeo:

Caicó de luto: morre o empresário Neto do Serve bem aos 77 anos

O blog Jair Sampaio acaba de receber a notícia do falecimento do empresário Manoel Justino de Medeiros Neto, mais conhecido em Caicó como Neto do Antigo Supermercado Serve Bem.
De acordo com um familiar, Neto estava em Natal há dias devido alguns problemas de saúde, e não resistiu ao tratamento. Neto tinha 77 anos e uma história de glória no segmento de supermercado.

O sepultamento ocorrerá na cidade de Caicó. O velório ocorrerá na funerária Sempre, no centro da cidade.

Startup LANÇOU exame de coronavírus em farmácia por R$ 130 e o resultado sairá em 10 minutos

Com quase 2.088.425 casos confirmados no mundo todo, o coronavírus é foco dos esforços de governos, especialistas da saúde e diversas empresas que buscam um tratamento, uma vacina ou formas de conter a disseminação do vírus.
No Brasil — onde há mais de 29.015 casos confirmados e —, uma das preocupações é conseguir testes o suficiente para diagnosticar a covid-19 na população.
Neste cenário, a healthtech brasileira Hi Technologies vai lançou, o exame para o coronavírus em seu minilaboratório Hilab, Inicialmente, o valor previsto para ser cobrado pelo exame é de 130 reais, mas a empresa avalia condições para diminuir o custo e tornar o serviço mais acessível.
O resultado do teste deve sair em cerca de 10 minutos.
“O teste para a covid-19 será realizado da mesma maneira que nossos outros exames. É um teste sorológico, ou seja, serve para identificar a presença de anticorpos no sangue”, explica Marcus Figueiredo, CEO da Hi Technologies.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, até o momento, 8 testes rápidos.
Os exames Hilab utilizam os métodos de colorimetria enzimática e imunocromatografia. Os Kits Diagnósticos dos exames Hilab são compostos por: 1 cápsula de exame, 1 lenço de álcool isopropílico, 1 lanceta retrátil para perfurar o dedo, 1 pipeta graduada para coletar o sangue e 1 curativo.

A cápsula é uma embalagem que abriga a tira reagente, ela contém reagentes químicos que reagem com a amostra de sangue no momento do exame.

Colorimetria enzimática fonte-https://www.jairsampaio.com/

RN aparece em quinto lugar em transparência sobre a Covid-19


Open Knowledge Brasil (OKBR) criou o Índice de Transparência da Covid-19 para fazer o acompanhamento da pandemia em todo o Mundo, inclusive no Brasil. O objetivo é o de avaliar a qualidade dos dados e informações relativas à doença que têm sido publicadas pela União e pelos estados em seus portais oficiais.
Dois levantamentos já foram realizados: um no dia 9 e o último nesta quinta-feira (16). Nos dois levantamentos o Rio Grande do Norte ficou em 5º lugar no Brasil em termos de transparência na divulgação de dados sobre a Covid-19, ficando na frente de São Paulo, um dos estados em que a situação é muito crítica, pontuando 67 pontos, de um total de 100.
“Para superarmos este momento tão desafiador para gestores públicos e população, acreditamos que nenhuma ferramenta é mais poderosa que a colaboração, e a informação é parte fundamental desse processo”, diz a Open Knowledge Brasil.
A Open Knowledge Brasil mostra que, nos últimos dias, 15 estados e o governo federal passaram a publicar mais dados; apesar do incremento, 78% ainda não publicam informações suficientes para monitorar a Covid-19.
Observa ainda a Open Knowledge Brasil que o número de entes com nível considerado “Alto” ou “Bom” dobrou: passou de três para sete estados e o Rio Grande do Norte se inclui neste grupo, e o principal fator foi que o estado passou a disponibilizar microdados e base de dados em formato aberto.