sexta-feira, 27 de março de 2020

Integrante do FMI que era contra a quarentena morre vítima do coronavírus nos EUA aos 26 anosv

O especialista de sistema financeiro do FMI, Rehman Shukr, de 26 anos, morreu na última terça-feira, 24, vítima do novo coronavírus, em Washington DC. Ele morava na capital norte-americana.
Em sua última postagem no Facebook, Rehman fez um comentário que deixou claro sua posição sobre a quarentena no período da pandemia. 
Na rede social, o economista postou um artigo que tinha como título “Nossa luta contra o coronavírus é pior que a própria doença?”, e escreveu que o artigo era “muito importante”.
Visto que muitas lojas, bares e restaurantes fecharam por conta da crise do Covid-19, Rehman defendia que a economia era mais importante que a quarentena, que faz a população permanecer reclusa em casa. 
“Difícil decidir se o aspecto humano da doença é mais importante do que as implicações na economia e em outras áreas importantes. É muito fácil deixar a emoção guiar a política, e já vimos o porquê é uma ideia ruim”, disse na postagem.

FONTE 01: QUEM/GLOBO
FONTE 02: ROMA NEWS

NOTA/COVID-19: Hospital diz que os pacientes internados estão em situação de agravamento, já caicoense com histórico de viagem a Brasília, não!


SOBRE APELO DE CAICOENSE COM HISTÓRICO DE VIAGEM A BRASÍLIA E QUE NÃO ESTÁ INTERNADO, O HRS DISSE O SEGUINTE: O monitoramento de isolamento domiciliar é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O HRS só interna casos que estão com desconforto respiratório.
Pacientes clínicos que estão em isolamento domiciliar se tiver uma necessidade, num desconforto, são atendidos na unidade, mas se não for o caso de internação, eles voltam para casa e o monitoramento é feito pela SMS. Não é todo caso suspeito que deve ficar na unidade hospitalar.
Estamos sim preparados, inclusive dobrando a nossa capacidade de internação. Esse paciente foi avaliado e não tem a necessidade de ficar no hospital. Ele é um paciente de isolamento domiciliar.
Não é que o HRS monitora 2 casos internados, inclusive são 3 casos internados na unidade. São pacientes que estão numa situação de agravamento e que tem que ser monitorado na unidade hospitalar. Os demais estão sendo monitorado pelos municípios em suas casas.

Quem agrava vai para o hospital e se tiver a necessidade fica e essa é uma decisão do médico.

Governo do RN garante gratuidade no Restaurante Popular

Governo do Estado por meio da Sethas, neste momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) mantém em R$ 1,00 (Um Real) o valor simbólico por refeição no Programa Restaurante Popular que serve almoço, Café Cidadão e Sopa Cidadã. Para a população em situação de rua, o Governo determinou às empresas que as refeições serão gratuitas.
As empresas vão cadastrar as pessoas diariamente em uma ficha e um mapa diário será repassado à Sethas. O Programa atende, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade. São 56 restaurantes populares que servem 42 mil refeições diárias entre almoços, Café Cidadão (44 unidades) e Sopa Cidadã (13 unidades).
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Sethas, responsável pela execução do Programa, determinou às empresas que prestam o serviço, a servirem as refeições em quentinhas. Agora, as refeições são preparadas e colocadas nas quentinhas trinta minutos antes de serem vendidas ao público-alvo. Além das embalagens descartáveis para as refeições os restaurantes também fornecem copos e talhares descartáveis.
Fonte-robsonpiresxerife.

Fátima adota o mesmo discurso de Bolsonaro: “não vamos esquecer a economia”


A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou nesta quinta-feira (26), em entrevista ao site PT na Câmara, que o momento pelo qual o País passa requer de seus governantes bom senso, responsabilidade e união na condução e resolução dos problemas.
“Esse coronavírus é um adversário a ser vencido, a ser enfrentado por todos nós, com muito equilíbrio, bom senso, responsabilidade e união. A prioridade nossa é, em primeiro lugar, proteger a vida das pessoas, claro, sem esquecer a economia, até porque uma coisa não exclui a outra”, argumentou a governadora Fátima Bezerra.
A governante nordestina contou que tem chamado a atenção de todos para que o foco seja o cuidado da população. “Não se pode, de maneira nenhuma, deixar que qualquer divergência, de natureza política, ideológica ou eleitoral, tire o nosso foco que é cuidar da saúde da população”.
Fátima Bezerra explica que os governadores não agem em confronto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que em rede nacional defendeu o fim das medidas de combate ao coronavírus, como por exemplo, ao chamar para o retorno às aulas nas escolas. Os governadores, segundo Fátima, reafirmam o compromisso de proteger sua população.
“É dessa forma que os governadores do Nordeste têm agido, assim como o conjunto dos governadores do Brasil. Nós queremos deixar muito claro que não vamos arredar o pé, nós continuaremos adotando todas as medidas de caráter preventivo, necessárias para conter a expansão da pandemia, seguindo a orientação da ciência, porque é a ciência que deve nos dar o respaldo do ponto de vista técnico-científico”, afirmou a governadora se referindo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Brasil tem menos índice de letalidade em 25 países



A defesa do isolamento vertical proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pode ter vindo de análise estatística relativamente simples. O Brasil é, atualmente, 19º na lista de países com mais casos de coronavírus do mundo, mas tem o menor índice de mortalidade entre os 25 da lista. Na prática, a cada um milhão de pessoas, apenas 0,4 morre. Na China, o índice de mortalidade é cinco vezes maior, nos EUA são dez vezes mais e, na Itália, o número é surreal: 340 vezes maior.
Infectados idem
O Brasil também tem o menor índice de infectados proporcionalmente à população dos 25 países: são 14 em cada milhão de habitantes.
Cláudio Humberto Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Produtores de mel de Upanema querem triplicar produção com nova fábrica

A produção de mel na região Oeste do Rio Grande do Norte vai ganhar um novo impulso em breve. É que os produtores do assentamento Palheiros III, em Upanema, estão trabalhando nos últimos ajustes da casa de mel que acabou de ser construída pelo Governo do Estado, e em pouco tempo começarão a comercializar mel de qualidade em toda a região. Produtores há 20 anos, a pequena fábrica representa um sonho realizado e a expectativa é triplicar a produção atual e ganhar novos mercados.
“Nossa expectativa é que essa casa de mel venha melhorar a vida de todos nós. Assim que os equipamentos chegarem, vamos começar a produzir e vender mel de qualidade em qualquer lugar do RN e do Brasil”, projeta Ismar Vicente, presidente da associação comunitária. A construção da pequena indústria e a compra de equipamentos somaram um investimento de R$ 704.618,00 do Governo, via projeto Governo Cidadão e Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), com recursos do Banco Mundial.
O agricultor Paulino Pereira, que há 20 anos produz mel na comunidade, sonha alto e sabe exatamente o que está por vir. “Queremos movimentar a cadeia do mel em todo o município e redondezas. Essa fábrica vai proporcionar que a gente agregue valor ao produto e aumente nossos ganhos. É uma semente que vamos deixar para o futuro dos nossos filhos e da comunidade”, diz.
A obra está finalizada e só faltam pequenos ajustes e a chegada dos equipamentos para os apicultores começarem a produzir. O veículo para transporte da produção já está na garagem. O plano do grupo é comercializar os produtos nos programas de compras governamentais, como PAA e PNAE, além de chegar às redes de supermercados de toda a região Oeste. Atualmente a associação conta com 26 membros.