terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Boletim das últimas chuvas



As chuvas banharam várias comunidades do Seridó e sertão da Paraíba, na segunda-feira (26). Confiram os registros pluviométricos:
Sítio Pitombeira (Serra Negra do Norte) – 130 mm
Sítio Pedra Cal (Serra Negra do Norte) – 65 mm
Arapuá (Serra Negra do Norte) – 100 mm
Sítio Alecrim (Serra Negra do Norte) – 30 mm
Angicos (Serra Negra do Norte) – 35 mm
Carrapateira (Caicó)  – 10 mm
Maria Tacaca (Jardim de Piranhas) – 10 mm
Entre Serras (Serra Negra do Norte) – 30 mm
Barra da Carnaúba (Serra Negra do Norte) – 90 mm
Batalha (Jardim de Piranhas) – 15 mm
Conceição (Serra Negra do Norte) – 60 mm
Granja Santa Izabel (Sabugi) – 8 mm
Sítio Rolinha (Serra Negra do Norte) – 95 mm
Residência de Zé Preto na Av. Rio Branco (Caicó) – 28 mm
Maria Tacaca (Timbaúba dos Batistas) – 22,5 mm
Sítio Saquinho (Caicó) – 25 mm
Vila Altiva (Caicó) – 25 mm
Bairro São José (São João do Sabugi) – 13 mm
Fazenda Santa Casa (Belém do Brejo do Cruz) – 20 mm
Frutuoso (Serra Negra do Norte) – 100 mm
Bairro Darci Fonseca (Caicó) – 20 mm
Ipueirinha (São João do Sabugi) – 16 mm
Fazenda Boa Vista (Serra Negra do Norte) – 110 mm
Timbaúba dos Batistas – 12 mm
Bairro Maynard (Caicó) – 20 mm
Sítio Quartinho – 27,5 mm
Barra dos Cachos (São João do Sabugi) – 30 mm
Riacho da Timbaúba – 38 mm
Sítio Jatobá (Serra Negra do Norte) – 90 mm
São João do Sabugi – 12 mm
Sítio Campo Grande – 12 mm
Martins – 40 mm
Pombal – 150 mm
Sítio Nova Vida (Serra Negra do Norte) – 150 mm
Jerusalém – 20 mm
Rolinha (Serra Negra do Norte) – 81 mm
Barra da Maniçoba  (Serra Negra do Norte) – 70 mm
Brasilgás (Caicó) – 32 mm
IPE (Caicó)  – 20 mm
Ramada (São Fernando) – 4 mm
Sítio Manhoso – 13 mm
Bairro Paraíba (Caicó) – 25 mm

Neymar vai ser operado


O atacante brasileiro Neymar precisará passar por uma cirurgia para colocar um pino na fissura sofrida no quinto metatarso do pé direito durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha por 3 a 0, no domingo passado. O tempo previsto de recuperação é de dois meses, o que o possibilita voltar aos campos apenas em maio, um mês antes da Copa do Mundo. O craque poderia jogar apenas as últimas três rodadas do Campeonato Francês e, se o PSG se classificar, a segunda partida das semifinais e a decisão da Liga dos Campeões da Europa, marcada para o dia 26.
Com a extensão do problema, o camisa 10 da Seleção é desfalque nos últimos dois amistosos antes da Copa, na Rússia. O primeiro é contra os anfitriões do Mundial, em 23 de março, no estádio Luzhniki, palco da abertura e da final do torneio. O segundo teste é diante da Alemanha, no dia 27, no Estádio Olímpico de Berlim. O técnico Tite faz a convocação para os jogos na próxima sexta-feira, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Urgente: Habeas Corpus de Lula será julgado quinta

O STJ marcou para a próxima quinta-feira o julgamento do habeas corpus de Lula, que teve pedido de liminar negado pelo vice-presidente do STJ, Humberto Martins.
O recurso, relatado por Felix Fischer, será apreciado agora pela quinta turma – também composta por Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciomik.
Nos últimos dias, emissários de Lula, como Gilberto Carvalho, fizeram um périplo por gabinetes de ministros da Corte.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ REALIZA AULAS DE HIDROTERAPIA COM GESTANTES

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó está oferecendo sessões de hidroterapia gratuita às gestantes que realizam o acompanhamento pré-natal, através do SUS e participam dos grupos de gestantes, ofertados pelo Município.
 
 
 
 
 
Os exercícios têm, como finalidade, aumentar a energia, a correção de postura, relaxamento, prevenção de possíveis estresses lombares devido ao peso da barriga e trabalhos respiratórios que trazem benefícios cardiovasculares, facilitando, assim, o trabalho de parto.
 
As gestantes estão sendo orientadas pelo profissional de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Clecio Kaique. As interessadas devem entrar em contato com o profissional de enfermagem da Unidade de Saúde do seu bairro.

Apesar das chuvas, 17 reservatórios do RN continuam em volume morto

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atualmente está com 10,99% de sua capacidade (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atualmente está com 10,99% de sua capacidade (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)
Do G1 RN – Apesar da chuva que caiu sobre o Rio Grande do Norte nos últimos dias, 17 reservatório do estado permanecem em volume morto, e outros 16 estão secos. As informações são do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). De acordo com o órgão, as chuvas representaram pouca melhora no quadro de seca.
O primeiro Relatório da Situação Volumétrica dos principais reservatórios do estado aponta que a região Seridó foi onde houve maior variável de volume dos açudes, já a região do Alto Oeste não obteve mudança significativa na maioria dos seus mananciais.
Em comparação com o período anterior às últimas chuvas, dos 47 reservatórios com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Igarn, 17 continuam em volume morto e 16 estão secos. Anteriormente, 17 estavam em volume morto e 17 secos. Situado em Santana do Matos, o açude Alecrim estava sem leitura, ou seja, considerado seco. Após as últimas precipitações chegou a 960 mil metros cúbicos, ou 13,71% da sua capacidade que é de 7 milhões de m³.
Segundo o Igarn, o açude Rio da Pedra, também localizado em Santana do Matos, recebeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de água e atingiu 8,62% de sua capacidade, que é de 13 milhões de metros cúbicos. Antes das chuvas o manancial estava com apenas 11 mil m³, o que correspondia a 0,08% do seu volume total.
No Alto Oeste, o reservatório com maior ganho de volume foi Encanto, que está com 2,5 milhões de metros cúbicos, 48,94% da sua capacidade total, que é de 5,192 milhões de m³. Antes das chuvas o reservatório estava com 46% do seu volume máximo. Os outros mananciais da região, ou não obtiveram recarga, ou obtiveram ganho de menos de 1%.
Com relação aos três maiores reservatórios estaduais, o relatório indica que a situação permanece estável, já que mesmo com a utilização de suas águas para os sistemas de abastecimento dos municípios potiguares, seus índices permaneceram muito parecidos. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, anteriormente às chuvas, estava com 10,84% da sua capacidade, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Atualmente está com 10,99%, o que corresponde a 263,688 milhões de metros cúbicos.
Segundo maior reservatório do Estado, a barragem Santa Cruz do Apodi praticamente não teve mudança no seu volume. No último dia 9 de fevereiro estava com 13,96% de sua capacidade. Atualmente está com 13,92%, o que corresponde a 83,488 milhões de metros cúbicos dos 599 milhões que acumula quando cheia. A barragem de Umari, em Upanema, também seguiu o mesmo cenário, permanecendo com 13% de sua capacidade, 40,326 milhões de m³ dos 292 milhões que acumula no seu volume total.
Fonte-http://glaucialima.com/

Secretaria de Saúde de Natal publica edital para concurso com 1.647 vagas

A Prefeitura de Natal publicou nesta segunda-feira (26/2) o edital para a realização de um concurso público ofertando 1.647 vagas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sendo 761 de nível médio e 886 de nível superior.
As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, a partir das 8h do dia 12 de março até as 23h59 do dia 9 de abril deste ano. Já as provas, estão marcadas para o dia 20 de maio, em Natal.
A taxa de inscrição custa R$ 80 para nível médio e R$ 100 para nível superior. A empresa contratada pela Prefeitura do Natal, para a realização do certame é a COMPERVE – Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Fonte-http://glaucialima.com/

AGORA LASCOU! Manga com “chifres” e traços que lembram olhos, boca e nariz é encontrada em plantio no Pernambuco

Já tinha ouvido falar de tudo nesse mundo: bezerro com duas cabeças, cobra que voa, melancia quadrada, caju dentro de garrafa… Agora manga com chifres, foi a primeira vez. Pois bem, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco, mais precisamente no Núcleo 7 do Projeto Senador Nilo Coelho, uma fruta vem intrigando os moradores. Uma manga com aparência estranha é o motivo pra tanto espanto dos moradores. A fruta foi encontrada com dois “chifres” e traços que lembram olhos, boca e nariz.
A fruta tem a aparência tão estranha que até parentes do agricultor que colheu a fruta ficam com medo andar de noite no local onde a guardaram.
“Fiquei toda arrepiada. Ele me falou que ia botar ela na geladeira para não murchar e eu pedi que não botasse. Minha netinha estava aqui e disse que não entra mais só na cozinha de noite”, disse a mãe do agricultor.
Um engenheiro agrônomo esteve na fazenda onde a manga foi colhida. Após analisar a árvore e outras frutas que estão no mesmo pé, ele observa que “o fruto é verdadeiro, não existe nenhum tipo de montagem. Observamos o fruto com cautela, não tenho dúvida que é verdadeiro”, garantiu.
A manga de “chifres” impressionou os moradores
fonte- http://www.jeansouza.com.br/

Chuva derruba árvores em Caicó


A chuva que chegou a Caicó na noite desta segunda-feira (26) veio acompanhada de muito vento, o que proporcionou a queda de algumas árvores e outros problemas menores no município.

 
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Criminosos tocam fogo em residência em Caraúbas, com dois homens dentro



Dois homens armados invadiram uma residência na nesta segunda-feira (26), no Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, no Oeste do RN e alvejaram um homem à bala, atearam fogo em residência e outro ficou com várias queimaduras pelo corpo.
As vitimas foram identificadas como, Francisco Joanasson Alves, 29 anos, e Kaio Albenis Fernandes, 34 anos, que estava em uma residência na Rua José Anderson Gomes, no São Paulo do Alípio, quando os indivíduos chegaram, invadiram a residência, e efetuaram aproximadamente quatro tiros e atearam fogo em um dos quartos que as vítimas se encontravam.
Kaio Albenis conseguiu sair da residência e pedir socorro em outra rua. Os dois foram socorridos para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, Kaio Albenis, com 40% do corpo queimado e Francisco Joanasson com uma bala a alojada no braço e o corpo também com queimadura foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/