terça-feira, 14 de abril de 2020

Confira os casos de coronavírus em 32 municípios do RN


Fonte- Robson Pires
Secretaria Estadual de Saúde Pública informou nesta terça-feira (14) os casos confirmados de Covid-19 pelo Rio Grande do Norte:
Natal (159)
Mossoró (79)
Parnamirim (41)
São Gonçalo do Amarante (24)
Assu (11)
Macaíba (7)
Extremoz (6)
Apodi (5)
Ceará-Mirim (5)
Canguaretama (3)
Santo Antônio (3)
Areia Branca (2)
São José de Mipibu (2)
Tenente Ananias (2)
Tibau (2)
Acari (1)
Baía Formosa (1)
Boa Saúde (1)
Caraúbas (1)
Carnaubais (1)
Cerro Corá (1)
Currais Novos (1)
Encanto (1)
Lagoa de Pedras (1)
Luís Gomes (1)
Monte Alegre (1)
Nísia Floresta (1)
Passa e Fica (1)
Pau dos Ferros (1)
Santa Cruz (1)
São Pedro (1)
Taipu (1)

Paciente de Acari, diagnosticado com Covid-19, tem quadro de saúde estável

Fonte- Robson Pires

É estável o quadro de saúde do paciente, natural de Acari, que testou positivo para o novo coronavírus. Ele está internado há cinco dias no isolamento de semi-intensiva do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes em Caicó.
O paciente está seguindo o protocolo de medicamentos, dentre eles a a cloroquina, e se mantém no suporte de oxigênio sem uso de ventilador mecânico.

Distanciamento social deve ser necessário até 2022, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicaram, nesta terça-feira (14/04), na revista Science, um estudo sobre a evolução da imunidade da população mundial contra o coronavírus tendo como base outros vírus semelhantes que já se espalharam pelo planeta. Segundo eles, para evitar que os sistemas de saúde entrem em colapso, pode ser necessário adotar medidas de isolamento intermitentes até 2022.
As projeções ainda são frágeis devido à pouca informação que se tem a respeito do Sars-CoV-2, mas pessoas contaminadas por vírus semelhantes, como o da Sars, por exemplo, adquiriram uma imunidade apenas temporária ao micro-organismo que durou de um a dois anos. Por isso, a expectativa dos pesquisadores é que o coronavírus volte a circular a cada ano ou biênio, principalmente nos meses mais frios.
O estudo afirma que, por isso, é preciso entender que o distanciamento social correto será necessário para controlar o vírus. O distanciamento social radical, se feito por um período curto, traz efeitos ruins: a maior parte da população não consegue criar imunidade contra o vírus. O ideal seria adotar fases de distanciamento social longas (de até 20 semanas de duração), que não sejam tão fechadas, para reduzir picos da doença.
“Distanciamento social intermitente pode prevenir que a capacidade de atendimento de pacientes críticos seja excedida. Devido à história natural da infecção, há um espaço cerca de três semanas entre o início do distanciamento e o pico da demanda de pacientes graves. Quando a transmissão acontece em estações, o isolamento pode ser menos frequente no verão”, escreve o grupo.
Os pesquisadores dizem que é preciso juntar mais informações sobre o vírus, esperar mais respostas sobre o uso de medicamentos e, quem sabe, a aprovação de uma vacina. Só assim será possível calcular melhor o “abre e fecha” do distanciamento social de acordo com a capacidade de cada sistema de saúde.

China inicia teste em humanos de duas vacinas contra a covid-19

A China aprovou testes humanos em estágio inicial para duas vacinas experimentais que podem combater o novo coronavírus, que já matou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo, informou a agência estatal Xinhua nesta terça-feira (14).
As vacinas estão sendo desenvolvidas pela Sinovac Biotech, listada na Nasdaq e sediada em Pequim, e pelo Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, uma afiliada do estatal Grupo Farmacêutico Nacional da China.
Em março, a China recebeu autorização para outro teste clínico de um candidato a vacina contra a covid-19 desenvolvido pela Academia de Ciências Médicas Militares da China e pela empresa de biotecnologia CanSino Bio, logo após o grupo norte-americano Moderna informar que havia iniciado testes em humanos para a vacina com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
R7, com Reuters Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Prefeito que testou positivo para Codiv-19 retoma atividades

Fonte- Robson Pires

O prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN) Paulo Emídio de Medeiros que testou positivo para o Codiv-19 já cumpriu as determinações médicas de isolamento e retomou suas atividades normais no comando da prefeitura.


Fim de semana com chuva de mais de 80 mm no RN

O fim de semana foi de chuva em vários municípios potiguares. A maior precipitação foi no município de Ipanguaçu com 83,7 mm.
Outros municípios com boas precipitações foram :
São José Seridó: 78,0 mm
Jardim Seridó: 62,5 mm
Assu: 61,7 mm
São João Sabugi: 52,5 mm
Patu: 52,0 mm
Jucurutu: 48,0 mm
Ouro Branco: 47,5  mm
Martins: 46,9 mm
Timbaúba B: 45,0 mm
Florânia: 42,6 mm
Itajá: 41,7 mm
Venha Ver: 40,0 mm
Janduís: 39,0 mm

OMS diz que covid-19 é 10 vezes mais letal que H1N1 que matou 18 mil pessoas em todo o mundo em 2009


 
novo coronavírus (Sars-CoV-2) é 10 vezes mais letal do que o vírus responsável pela gripe A (H1N1), surgido entre 2009 e 2010 e que causou a morte de 18 mil pessoas em todo o mundo, informou nesta segunda-feira (13) a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo um apelo para uma suspensão “lenta” do isolamento social.
Durante coletiva de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que “os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo”. “Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009” explicou.
Enquanto a pandemia do novo coronavírus já matou mais de 115 mil pessoas em todo o mundo desde seu surgimento na China, em dezembro passado, a chamada gripe suína deixou 18.500 vítimas, de acordo com a OMS.
Segundo Tedros, em alguns países, os casos da Covid-19 dobram a cada três ou quatro dias. O vírus acelera muito rapidamente, mas desacelera muito mais lentamente. “Isso significa que as medidas restritivas devem ser revogadas lentamente e com controle. Isso não pode acontecer de uma só vez. E somente se a saúde pública tiver tomado as medidas concretas, como uma capacidade significativa de localizar contágios”, ressaltou.
O diretor-geral da OMS ainda recomendou “o equilíbrio entre as medidas para combater a mortalidade por Covid-19 e outras doenças devido aos sistemas de saúde sobrecarregados e ao impacto socioeconômico” da pandemia.
Além disso, Tedros explicou que a organização publicará, nesta terça (14), um estudo completo com as novas recomendações estratégicas. Entre as medidas, o documento especificará que a transmissão da Covid-19 deve estar controlada; o sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos; medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares aonde seja essencial as pessoas irem, entre outras.

TERRA Fonte-https://www.jair

Velório de Moraes Moreira será fechado ao público para evitar aglomerações


A família de Moraes Moreira não irá divulgar a data nem o horário do velório do artista, encontrado morto nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro.
Segundo sua assessoria de imprensa, a medida foi tomada como forma de evitar aglomerações, seguindo as recomendações de isolamento social das autoridades de saúde contra a disseminação do novo coronavírus.
Ainda de acordo com a assessoria, a família de Moreira pede para que quem quiser homenageá-lo “siga escutando a obra dele”.

Moraes Moreira ficou famoso nos anos 1970 por integrar o grupo Novos Baianos, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. A banda lançou oito discos na década de 70. Com o fim do Novos Baianos, em 1979, o músico seguiu carreira solo. Ele lançou 29 discos desde 1975. O último foi “Ser Tão”, de 2018.

Caicó tem primeiro caso confirmado do novo coronavírus; paciente de Acari



Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
13/04/20
Municípios de residência dos pacientes INTERNADOS:
Acari – 01 paciente
Caicó – 02 pacientes
Cerro Corá – 01 paciente
Parelhas – 02 pacientes
Município de residência do paciente confirmado – ACARI.
Obs.: Excluídos os que saíram do isolamento social sem sintomatologia depois de 15 dias.

Volume dos reservatórios potiguares já é maior que o do fim do período chuvoso de 2019

Fonte- Robson Pires

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, que compõem as reservas hídricas potiguares.
O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (13), aponta que as reservas hídricas superficiais totais do Estado já acumulam 1.469.866.594 m³, que correspondem a 33,58% do total que as bacias hidrográficas estaduais conseguem acumular juntas, que é de 4.376.444842 m³. O percentual já ultrapassa o apresentado no final da quadra invernosa de 2019, quando as reservas eram de 1.457.375.984 m³, percentualmente, 33,30% do volume total de acumulação do RN.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, está represando, atualmente, 815.423.127 m³, o que corresponde a 34,36% do seu volume máximo. No dia 13 de abril de 2019, o manancial estava com 707.996.000 m³, percentualmente, 29,50% da sua capacidade total. No final da quadra invernosa do ano passado o manancial estava com 34,69% do seu volume máximo.
Segundo maior reservatório estadual, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula atualmente 173.878.920 m³, que correspondem a 28,99% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³ . Em meados e abril do ano passado o manancial estava com 152.247.518 m³, percentualmente, 25,39% do seu volume máximo. O volume atual da barragem já ultrapassa o apresentado no final de maio do ano passado, quando o reservatório estava com 25,46% da sua capacidade.
O reservatório Umari, localizado em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente, 146.584.971 m³, percentualmente, 50,06% do seu volume máximo. No mesmo período de 2019, o manancial acumulava 119.531.774 m³, correspondentes a 40,82% da sua capacidade total. No final do inverno do ano passado o açude apresentava 41,14% do seu volume máximo.
A barragem de Pau dos Ferros manteve o volume apresentado no último relatório. O reservatório acumula 13.674.986 m³, percentualmente, 24,93% da sua capacidade total que é de 54.846.000 m³. Este é o maior volume acumulado pelo manancial desde 2012.
O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, acumula atualmente 12.323.872 m³, correspondentes a 27,74% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Em meados de abril do ano passado o reservatório ainda estava seco. Ao final do inverno o volume represado pela barragem era de 0,61%.
Os reservatórios que apresentam volumes acima dos 60% das suas capacidades são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 69%; o açude de Marcelino Vieira, com 62,94%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 89,37%; Morcego, em Campo Grande, com 60,43%; Rodeador, em Umarizal, com 63,36% e Mendubim, em Assu, com 79,7%.
Dos 47 mananciais monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 2, percentualmente, 4,25% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 10, percentualmente, 21,27% dos mananciais monitorados. Já os secos eram 5, percentualmente, 10,63%.
Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,66% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,82%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 1,11% ; açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,95% e o açude Jesus, Maria José, localizado em Tenente Ananias, que está com 9,71% da sua capacidade total.
Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz e o açude Trairi, em Tangará.

Indústria de usinagem encerra atividades e demite 75 funcionários na região do ABC


A Status Usinagem, indústria que fornece peças para Embraer, Gerdau e Johnson em São José dos Campos (SP), comunicou os funcionários na manhã desta segunda-feira (13) que encerrou as atividades.
A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos e com a decisão, justificada devido à crise gerada pelo novo coronavírus, os cerca de 75 trabalhadores da empresa serão demitidos.
Segundo a entidade, a empresa não informou quando fará o pagamento das verbas rescisórias. O sindicato disse que foi pego de surpresa com a decisão e não foi procurado para negociar a medida.
A direção sindical informou que vai solicitar o cancelamento das demissões e, caso a decisão da Status seja mantida, quer que a empresa pague os direitos dos trabalhadores. A Status Usinagem foi procurada pelo G1, mas não retorn

A direção sindical informou que vai solicitar o cancelamento das demissões e, caso a decisão da Status seja mantida, quer que a empresa pague os direitos dos trabalhadores. A Status Usinagem foi procurada pelo G1, mas não retornou os contatos até a última atualização da reportagem.

Auxílio: 9,4 milhões de pessoas recebem a partir de hoje (14)


Cerca de 9,4 milhões de pessoas recebem a partir desta terça-feira (14) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo governo para trabalhadores informais. A expectativa da Caixa é pagar cerca de R$ 4,7 bilhões até o final da semana para beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único.
Até segunda-feira, a Caixa já havia liberado mais de R$ 1,5 bilhão para mais de 2,5 milhões de beneficiários. Os primeiros a receber, já na última quinta-feira (9), foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou Poupança na Caixa.

Morre o primeiro funcionário de TV vítima do novo coronavírus


O editor de vídeo do SBT José Augusto Nascimento Silva, de 57 anos, morreu nesta segunda-feira (13) vítima do novo coronavírus, de acordo com informações do ‘NaTelinha’.
Segundo a reportagem, ele estava internado há mais de duas semanas em estado grave no Hospital Badim, na Tijuca, no Rio de Janeiro.
Na última sexta-feira (10) a vítima teve uma parada cardiorrespiratória e foi levado para a UTI. Ele estava com suspeita de coronavírus e o exame realizado deu positivo para a Covid-19, colocando-o no grupo de pessoas que morreram com a doença.

Com mais de 30 anos de SBT, ele é o primeiro profissional da imprensa brasileira a falecer.