sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus: primeiro caso pode ter chegado a Mossoró (RN)


Fonte- Robson Pires,

Apareceu o primeiro caso de suspeita de Coronavírus em Mossoró (RN). É uma professora e está internada em um hospital privado. Ela esteve recentemente na Itália. Apresentou sintomas de gripe. Procurou uma unidade de saúde onde foi atendida e voltou pra casa. Em seguida, os sintomas aumentaram com tosse, dor de cabeça, dificuldade de respirar e febre alta e retornou ao atendimento. Está na UTI em estado grave.

Allyson sugere que Rosalba cancele Cidade Junina de Mossoró (RN)

Fonte-Robson Pires

O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) sugeriu à prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini Rosado cancelar o Mossoró Cidade Junina (MCJ), edição 2020, e aplicar os recursos na saúde pública do município, em razão da pandemia do Coronavírus, que atinge o mundo.
O assunto foi tratado pelo parlamentar durante live nas redes sociais nesta sexta-feira (20).
“Nós sabemos da importância que tem o período junino para nossa cidade e também para o Rio Grande do Norte, para a região Nordeste como um todo. A fala do ministro da saúde Henrique Mandetta foi bastante clara. Ele disse que o pico do coronavírus deve ser em abril, maio, junho, chegando a estabilizar em julho, agosto e setembro. Isso significa dizer que em junho ainda teremos o Coronavírus em ascendência no nosso país”, disse.
“Sugestão que eu faço à Prefeitura de Mossoró é que cancele o Mossoró Cidade Junina. Aplique todos os recursos na saúde pública de Mossoró”, destacou Allyson.
“Que a Prefeitura possa ouvir nosso apelo. Nossa maior preocupação é com a vida das pessoas”, concluiu.

Governo declara transmissão comunitária de covid-19 em todo o país


O Ministério da Saúde publicou portaria nessa sexta-feira (20) decretando o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil. Com isso, as orientações para locais nessa modalidade de forma de disseminação do vírus passam a valer em todo o país. Veja portaria aqui.
A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.
Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.
Até ontem, essa classificação era atribuída pelo Ministério da Saúde a São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre, Belo Horizonte e a região Sul de Santa Catarina.

Quando há transmissão comunitária, agora em todo o país, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa. Veja mais em Agencia Brasil. Fonte-https://www.jairsampaio.com/

NOTÍCIA BOA: Italiana de 95 anos é curada do Coronavírus e se torna “orgulho” da equipe médica


Idosa de 95 anos foi a primeira paciente curada do coronavírus na província de Modena: “Sim, sim, estou bem. Eles [os médicos] eram pessoas boas que cuidavam bem de mim e, agora, vão me mandar para casa daqui a pouco”.
A italiana Alma Clara Corsini, de 95 anos, foi a primeira paciente curada do covid-19 na província de Modena, no norte do país. A informação é da Gazzetta di Modena.
Corsini chegou ao hospital no dia 5 de março e, desde então, estava internada e, segundo a Gazzetta, se tornou o “orgulho da equipe” médica, que tirou uma foto com a nonna.
“Sim, sim, estou bem. Eles [os médicos] eram pessoas boas que cuidavam bem de mim e, agora, vão me mandar para casa daqui a pouco”, disse à Gazzetta.
Este é pelo menos o segundo caso no país de um idoso de mais de 90 anos curado do coronavírus. Na região da Lombardia, um homem de 97 anos recebeu alta nesta semana e conseguiu se recuperar de uma pneumonia.
Nesta sexta (20/03), a Itália registrou seu pior dia em número de mortes. Em 24 horas, foram registrados 627 falecimentos, e o país já tem quase 4.000 mortes.