quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Superbactéria põe médicos em alerta no Rio Grande do Norte

O surto de casos de infecção hospitalar no Distrito Federal e o surgimento de uma ’superbactéria’ já preocupa infectologistas de Natal. De acordo com o infectologista Hênio Lacerda, presidente da Sociedade de Infectologia do RN, o surgimento de bactérias superresistentes “é uma coisa que a gente já vem temendo há muito tempo devido ao uso indiscriminado de antibióticos”. Embora não haja indícios de que a bactéria KCP (Klebsiella pneumoniae carbapenemases) tenha chegado ao estado, Hênio faz um alerta à população e aos hospitais de grande porte. “A tendência é que cada vez mais este tipo de bactéria apareça”.

Para evitar o surgimento de casos no estado, ele recomenda que todos os hospitais criem ou fortaleçam as centrais de controle de infecção hospitalar, cumprindo rigorosamente o protocolo (espécie de manual) de qualquer procedimento cirúrgico. A super bactéria pode causar pneumonia, infecções na corrente sanguínea e no sistemaurinário. A transmissão ocorre através do contato com secreção ou excreção de pacientes infectados e atinge principalmente pacientes com imunidade baixa.

O número de notificações de infecções provocadas pela superbactéria KPC chegou a 187 no Distrito Federal na última terça-feira. Desse total, 163 foram confirmados e 24 estão sob investigação. Há ainda outros 95 registros de pacientes que podem estar contaminados. Dos 18 óbitos entre pessoas que apresentavam a bactéria, 14 comprovadamente morreram por causa das

complicações decorrentes dela. O surto no DF atinge 17 hospitais – 9 instituições públicas 8 particulares. O primeiro caso de KPC no Brasil foi registrado em 2005, no Recife (PE). Em 2009, contaminou 27 pessoas em Londrina (PR). O primeiro registro ocorreu em janeiro.

O infectologista não descarta a possibilidade da bactéria chegar até o Rio Grande do Norte nem de uma nova bactéria superresistente surgir no estado. “O uso contínuo de antimicrobianos faz com bactérias mais poderosas apareçam. No anopassado, a própria Sociedade de Infectologia chamou a atenção para o consumo indiscriminado por parte da população e para a falta de rigor na prescrição dos antimicrobianos nos hospitais”.

Para evitar um surto de casos de infecção hospitalar no RN, Hênio recomenda que o estado crie uma política de controle de infecção hospitalar e reforce o papel do controlador de infecção.

fonte:Blog Cardso Silva.

Bancos reabrem hoje

Depois de duas semanas em greve, bancários de todo o país voltam hoje ao trabalho. A expectativa é de movimento intenso nesses dois últimos dias da semana.

Vivaldo Costa e Nildson Dantas poderão se beneficiar de decisão de Rosalba

Nem que a vaca tussa não tem quem faça a senadora e futura governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) apoiar uma possível pré-candidatura do atual prefeito de Timbaúba dos Batistas Ivanildo Filho (PSB) a prefeito de Caicó.

O blog soube por via de uma fonte confidencial que Rosalba esperou uma adesão de Ivanildinho até o último momento. Chegou a ligar para o prefeito quando faltavam 10 dias para a eleição. Ivanildo não cedeu. Disse que como político de palavra não podia deixar de honrar o compromisso assumido com seu candidato a governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). O deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR) não esperava por decisão tão graciosa. Agora ele fica livre para colocar a pré-candidatura do seu pupilo e vereador Nildson Dantas (PR) na rua. Nem correndo o risco de perder a eleição é com ele que Vivaldo vai até o final. É o que estão apostando.

Fonte:blog Robson Pires.

Padre Héliton fará show religioso na festa da padroeira de Cruzeta

O padre Héliton Marconi, hoje um dos grandes nomes da música católica na região, está preparando mais uma edição do show “Buscai as coisas do alto”.

Padre Héliton se apresentará no próximo sábado, 16 de outubro, às 21h, na praça de eventos em Cruzeta, durante a festa de Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte:Blog Robson Pires.

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS 2010

A prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas já fechou a programação da parte social da Festa de Nossa Senhora das Vitórias 2010:

Domingo (17) 14 hs (domingueira) Batuka Moleque e Trio Balada Paradise
Sábado (23) 22 hs – Balanço de Menina e Daniel Show e Banda
Domingo (24) 22 hs - Canindé Moreno e Banda Som Real, Forró do Bom e Trio Paradise

Todo o evento será realizado na Praça Caetano Dantas, totalmente grátis, numa iniciativa da prefeitura municipal, administração “O Governo é do Povo!”.
Fonte:http://ewertoncesarba.blogspot.com/