domingo, 29 de março de 2020

Nota informativa Conjunta


A Secretária Municipal de Saúde de Caicó e o Hospital Regional do Seridó, vem esclarecer que dos pacientes classificados como suspeitos do município de CAICÓ na atenção básica e Hospital Regional , 9 casos foram descartados e NENHUM confirmado.
Uma paciente segue internada em isolamento no Hospital Regional do Seridó e 71 seguem em isolamento domiciliar. Cabe ressaltar que alguns aguardam resultados de exames.
Dessa forma, o caso confirmado noticiado hoje (29/03) refere- se a paciente não atendida nos servicos de saúde municipal ou estadual em Caicó. Trata- se de paciente com endereço de Caicó, mas que atua em Natal com residência na capital que segue bem e em isolamento domicilar.
Ressaltamos nosso compromisso com a saúde da população e com a transparência das informações divulgadas.
Reforçamos que o distanciamento social é a medida mais oportuna para prevenção do coronavírus.
Atenciosamente
Secretária Municipal de Saúde de Caicó
Direção do Hospital Regional do Seridó

Jornalista que apresentou JN está curado do coronavírus e recebe alta: 'Venci a batalha'

Marcelo Magno teve alta médica nesta sexta-feira (27) e novo exame deu negativo para coronavírus




Sem nenhuma morte, Eslováquia começa a reabrir lojas; país foi um dos primeiros a adotar medidas drásticas de confinamento

Foto: Vladimir Simicek/AFP
Um dos primeiros países a adotar medidas drásticas de confinamento para combater o coronavírus, a Eslováquia (Europa central) vai começar a reabrir algumas lojas não essenciais, com a condição de que entre apenas um cliente por 25 metros quadrados.
Entre os negócios que terão a proibição de funcionamento relaxada pelo governo estão lojas e oficinas de bicicletas, lojas de jardinagem e de material de construção e utensílios domésticos.
A Eslováquia, cuja população é de 5,45 milhões pessoas, não registrou nenhuma morte desde que o primeiro caso foi confirmado no país, em 5 de março, e está entre os países europeus com menos números totais de doentes (292, dos quais 2 se recuperaram) e com menor taxa de casos confirmados por 100 mil habitantes (5,4).
Diferentemente de outros países em que a falta de testes pode levar a subnotificação dos casos confirmados, a Eslováquia tem intensificado os exames.
O serviço público realizou 6.470 testes até agora, e laboratórios privados foram integrados ao programa oficial na sexta (26).
O país adotou o confinamento amplo no dia 12 de março, logo depois de a Itália decretar quarentena.
Naquele momento, apenas dez eslovacos haviam obtido resultado positivo para contágio com o novo coronavírus.
Foram proibidas viagens, e as fronteiras ficaram abertas apenas para residentes no país. Todos os eventos culturais, esportivos e religiosos foram suspensos, assim como partidas esportivas.
O governo eslovaco também proibiu visitas a hospitais e casas de idosos e suspendeu aulas em todas as escolas.
Apenas um paciente está em estado grave hoje no país, internado em UTI.
Enquanto a Eslováquia relaxa suas regras, a Espanha, um dos mais afetados do continente, apertou o confinamento neste sábado.
Com 832 mortes em 24 horas, número recorde, o governo determinou que todos os trabalhadores não essenciais devem ficar em casa até 9 de abril.

Doação de sangue não pode parar com pandemia, orienta Ministério da Saúde


Fonte-Robson Pires

Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus.
Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.
A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros no país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados. Todas esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros.

Fiquem em casa, por favor. Não queremos repetir a Itália, diz Fátima Bezerra


Fonte- Robson Pires
A governadora Fátima Bezerra voltou a usar o Twitter para fazer novo apelo a população para que fique em casa. Disse também que não queremos repetir o que acontece na Itália.

ENQUANTO ISSO; primeiro a se internar com coronavírus no Acre recebe alta; Seu Manoel tem 81 anos







O aposentado Manoel Jose da Silva, 81 anos, popularmente conhecido por “Manel da Gameleira”, um dos fundadores do PT no Acre, morador do ramal do Leônico, Projeto de Assentamento São Gabriel, de Capixaba, acaba de deixar a UPA do Segundo Distrito em Rio Branco, ao ganhar alta médica.
Ele foi o primeiro acreano a se internar com os sintomas da doença, depois diagnosticada por meio de exames. Ficou oito dias na UPA e agora há pouco ganhou alta. Está sendo recebido neste momento pela família, em Capixaba, numa festa sem agarra-agarra, uma vez que todos na casa estão de quarentena, esperando pelo aparecimento de alguém com sintomas, ou não, até semana que vem.
Seu Manel adoeceu depois de participar de uma reunião em Capixaba há pouco mais de uma semana.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

UERN emite Nota de Pesar pelo falecimento do professor Luiz Di Souza


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Dr. Luiz Di Souza, ocorrido neste sábado, 28 de março.
Luiz Di Souza tinha 61 anos, era diabético e estava internado desde a última terça-feira (24), com sintomas de Coronavírus (COVID-19). O resultado positivo do exame saiu hoje (28), mas, infelizmente, o professor não resistiu.
Lotado no Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), o professor Luiz Di Souza trabalhou durante mais de 20 anos na UERN, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação da UERN. Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica na popularização da Ciência.

A Universidade se solidariza com a família, amigos e alunos do professor Luiz Di Souza, agradecendo sua dedicação e o relevante trabalho em todos esses anos. A UERN decreta luto oficial com hasteamento da bandeira a meio mastro. Devido aos riscos da doença, não haverá velório.

Caicoense Jalmir Simões testa positivo para o Coronavírus, diz prefeitura da Grande Natal


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma, na noite deste sábado (28), o primeiro caso, confirmado, do novo coronavírus (Covid-19) em São Gonçalo do Amarante/RN.
Trata-se do secretário de Saúde do município, Jalmir Simões, de 51 anos. O referido paciente passa bem e está isolamento preconizado, seguindo todas as orientações médicas.

O secretário já estava afastado das suas atividades desde o aparecimento dos primeiros sintomas, obedecendo as orientações da Vigilância Epidemiológica.