segunda-feira, 2 de abril de 2018

Grávida de quadrigêmeos aguarda parto em hospital de referência no RN, mas faltam vagas de UTI neonatal


Quando descobriu que estava grávida de quadrigêmeos, a dona de casa Maria Aldenir Silva sofreu um susto. O marido dela, o servidor público Sérgio Júnior, também. Foram dias de preocupação com a gravidez de risco. Mas o temor se agravou por causa da falta de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal que possam ajudar os bebês após o nascimento deles.
O casal mora em São Vicente, na região central potiguar e aguarda o nascimento de três meninas e um menino. Maria está com 28 semenas e cinco dias de gestação.
A maternidade diz que já pediu ajuda a outros hospitais que têm UTI Neonatal, mas não há vagas disponíveis. Existe um plano “B” para resolver a situação, caso as vagas não surjam até o nascimento das crianças. “Iremos fechar uma sala cirúrgica e fazer um UTI improvisada”, explicou a diretora da maternidade, Maria da Guia.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado conta atualmente com 126 leitos de UTI Neonatal, sendo 91 no SUS. Outros dez leitos serão abertos até o fim do mês no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, na região Seridó potiguar.
G1

Propaganda partidária só a apartir de julho

Os políticos poderão fazer propaganda intrapartidária (apenas entre os filiados do partido político) a partir do dia 5 de julho, mas ainda estarão proibidos de usar os meios de comunicação como rádio, televisão ou outdoor para isso.
No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas.
O TSE e os TREs têm até 24 de agosto para elaborarem – junto com os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio – um plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

O açude Itans de Caicó ainda não saiu do canto


O volume atual do Açude Itans de Caicó nesta segunda-feira (02) é de apenas 1.227.000.00 metros cúbicos de água, o que representa apenas 1,5% da sua capacidade total que é de 81.750.000.00.
Estamos no segundo dia de abril.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa nesta segunda-feira (02/04)

Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.
Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.
Fonte-http://magnocesar.com/

Rio na Paraíba que deságua para o Açude de Gargalheiras tem sua primeira cheia de 2018

O principal rio que deságua no Gargalheiras começou descer com um bom volume de água na tarde de ontem Sexta-feira Santa.
Contudo, devido à distância, será necessário mais chuva nos próximos dias para a água chegar ao Gargaleiras. Segundo informações de moradores, essa é a primeira cheia do rio Frei Martinho esse ano.
Fonte-http://magnocesar.com/node/16938