terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Cientista brasileira cria xampu com cafeína para tratar a calvície

Foto: (Reprodução/Thinkstock)
A calvície, que é a perda parcial ou total dos cabelos do couro cabeludo, afeta mais de 42 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira do Cabelo. Para trazer uma solução para o problema, a cientista Jackeline Alecrim desenvolveu um xampu com ativo de café que estimula o crescimento de cabelos na região onde for aplicado. Lançado em 2017, o produto recebeu o nome de “Caffeine’s Therapy” e utiliza extrato biotecnológico de café.
Em entrevista a EXAME, a cientista, formada no curso de farmácia pela Faculdade Pitágoras (Ipatinga, MG), comentou que a inspiração inicial para o produto foi o fato de existirem muitos artigos científicos sobre o uso benéfico do café no cabelo.
“A cafeína isolada sempre foi ressaltada como um ativo que beneficia o ciclo capilar. Ao invés de isolar a cafeína, fizemos o dermocosmético utilizando um extrato concentrado de café para aumentar a eficácia”, explicou Jackeline.
Desenvolvido, em maior parte, com recursos próprios, o xampu foi a forma pensada pela facilidade de absorção que proporciona ao couro cabeludo. De acordo com Jackeline, os voluntários que participaram dos testes iniciais observaram melhorias no crescimento logo após o primeiro uso.
A cientista, que estudou o processo do produto por quatro anos, disse que é importante acertar a concentração do café. “Meus estudos demonstraram que, na concentração correta, o extrato que desenvolvemos teria eficácia muito maior do que o que existia no mercado. Por isso fomos o primeiro grupo de pesquisa a obter resultados significativos com a cafeína com ação beneficiada para o tratamento da alopecia [queda capilar]. Durante quatro anos de estudo, mais da metade deste tempo foi tentando encontrar a concentração ideal para estimular o efeito de crescimento capilar e combate a calvície, pois em concentração errada poderia promover a queda em vez do crescimento”, disse a cientista.
O produto foi patenteado em 2017, e é vendido pela empresa criada por Jackeline, chamada Magic Science. A empresária e cientista informou que a empresa está aberta a realizar exportações do xampu, devido ao número crescente de clientes no exterior. O produto teve 100% de eficácia antiqueda nos testes exigidos pela Anvisa com redução da queda, estímulo no surgimento de novos fios e no crescimento capilar, algo único em todo o mundo”, declarou.
Para utilizar o produto, basta usar como um xampu comum e massagear a região de 3 a 5 minutos, enxaguando o local após o tempo determinado. O xampu é vendido no site oficial da empresa de Alecrim, por 124,90 reais, e em demais sites de revenda, com preços variando de 90 até 100 reais.

Após atingir ponto de corte em Medicina, aluno conquista direito a concluir o Ensino Médio no RN

Um estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou na justiça o direito a conclusão do Ensino Médio após resultado conquistado no ENEM 2019. A decisão atende pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) que demonstrou que o aluno atingiu nota suficiente para ingressar nos cursos de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Estado de Pernambuco (UFPE) no Sisu 2020. Leia matéria completa aqui no Justiça Potiguar.

Ministério da Saúde confirma primeira suspeita de coronavírus no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou, nesta terça-feira (28/1), um caso suspeito de coronavírus no Brasil. A suspeita é de uma estudante de 22 anos que esteve na cidade de Wuhan, na China, e retornou ao Brasil na última sexta-feira (24/1). De acordo com a pasta, este é o único caso no Brasil que é considerado suspeito do novo vírus.
Segundo o Ministério postou numa rede social, o estado de saúde da paciente é considerado “bom” e que ela está em “isolamento”.
De 3 a 27 de janeiro, o Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional analisou 7063 rumores, sendo que 127 exigiram verificação por meio de exames.  “Não há evidências de que o vírus está circulando no Brasil”, informou o ministro em coletiva de imprensa.

Município de Jardim do Seridó tem todos os requisitos fiscais em dia perante o Governo Federal, aponta relatório


De acordo com relatório de pesquisa emitido no último sábado, 25 de janeiro de 2020, através do sistema do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o município de Jardim do Seridó encontra-se com todos os seus requisitos fiscais totalmente em dia.
O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, mais conhecido como “CAUC”, é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios brasileiros (Logicamente parecido com os órgãos que fiscaliza pessoas físicas, como SPC e SERASA, sendo o CAUC voltado para fiscalizar entidades públicas).
Tendo os requisitos totalmente em dia, o município de Jardim do Seridó se encontra apto a receber transferência de recursos do governo federal, através de emendas parlamentares, convênios, entre outros.
Dos 167 municípios do RN mostrados no relatório, apenas 25 encontram-se 100% adimplentes perante aos órgãos fiscais, Jardim do Seridó é um deles.
O Prefeito municipal, Amazan Silva, se mostrou muito feliz com o resultado.
“Mais uma vez o nosso árduo trabalho está sendo reconhecido. Com o resultado deste relatório, vemos que a atual gestão tem feito de tudo para que o município de Jardim do Seridó sempre esteja em dia com suas obrigações fiscais e esteja apta a receber recursos federais, que tanto são importantes para o benefício da nossa população” relatou Amazan.

Para conferir a situação do município de Jardim do Seridó, clique aqui para ser redirecionado a página oficial da CAUC e siga as instruções a seguir:
  • Na aba 1-Selecione, marque a opção “I - CNPJ PRINCIPAL DE ENTE FEDERADO” e clique no botão “Próximo”;
  • Em seguida, na aba 2-Filtre, digite “Jardim do Seridó/RN” em “NOME DO ENTE FEDERADO”;
  • Quando aparecer o nome do município, clique nele, em seguida clique em “Emitir Extrato”.

Para conferir o relatório com todos os municípios, clique aqui para ser redirecionado a página oficial da CAUC e siga as instruções a seguir:
  • Clique na aba “Transparência”;
  • Em seguida, clique em “Relatório da situação de vários entes federados”;
  • Em “Tipo de Ente”, escolha a opção “Municípios”;
  • Em seguida, em “UF” escolha a opção “RN”;
  • Logo abaixo em “Abrangência”, escolha a opção “Conjunto de CNPJ de orgãos da Administração Direta”;
  • Digite o código verificador que aparecer e clique em “Preparar Relatório”;
  • Para finalizar, clique em “Download do Relatório”.

Malvino Salvador abre o jogo pela primeira vez sobre saída da Globo

Globo está mesmo realizando grandes mudanças no seu quadro de contratados, e isso têm atingido até grandes nomes que possuem contrato de longa data com a casa. Recentemente, por sua vez, foi anunciado que a emissora carioca estava acabando seu contrato com ninguém menos que Malvino Salvador.Intérprete de Agno em ‘A Dona do Pedaço’, onde foi um dos destaques da antecessora de ‘Amor de Mãe’, o ator não possui mais um contrato fixo com a Platinada, sendo mantido o vínculo apenas por obra. Em entrevista concedida à jornalista e colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, o ator abriu o jogo ela primeira vez sobre sua saída e como está lidando com a nova fase na carreira.
“Acredito que as pessoas receberam essa notícia com mais impacto do que eu. Essa mudança faz parte do nosso mercado atual. Tenho um parceria de mais de 15 anos com a Globo e ela pode continuar. O que muda é que agora não há exclusividade. O que pode ser muito bom, inclusive”, afirmou ele, que possuía um salário avaliado em torno de pouco mais de R$ 100 mil mensais dentro da rede carioca.
Contratado desde meados de 2004, de lá pra cá ele emendou obras de sucesso na casa, sendo em sua maioria em parceria com Walcyr Carrasco: como ‘Cabocla’, ‘Alma Gêmea’, ‘O Profeta’, ‘Sete Pecados’, ‘Caras & Bocas’, ‘A Favorita’, ‘Fina Estampa’, ‘Amor à Vida’, ‘Haja Coração’, ‘Sol Nascente’ e ‘Orgulho e Paixão’, além da trama estrelada por Juliana Paes, onde formou casal com Guilherme Leicam na pele do empresário gay enrustido.

Ex-mulher do sertanejo Luciano Camargo faz acusação polêmica contra Graciele Lacerda

Cleo Loyola, que é ex-mulher do cantor sertanejo Luciano Camargo, têm causado diante das suas revelações feitas nas redes sociais. Pouco tempo após ter acusado o antigo companheiro de calote, a pastora rasgou o verbo mais uma vez ao promover uma transmissão ao vivo em sua conta oficial do Instagram.
Na ocasião, ela foi mais ousada ao detonar ninguém menos que Graciele Lacerda, atual noiva do ex-cunhado e cantor Zezé Di Camargo. Na ocasião, a jornalista foi detonada pela evangélica, que alegou que a musa não é sua mulher, e sim amante do artista sertanejo. Na ocasião, Cleo detonou as pessoas que ‘roubam’ marido dos outros e desestruturam as famílias alheias, e em meio a sua exposição de opinião sobre o assunto, Cleo mencionou Graciele Lacerda, chegando a usar termos como “dente de cavalo” ao referir-se a famosa, e causou ao ter afirmado que não sabe o que ela é do ex-marido da empresária Zilu Camargo.
Na concepção de Cleo Loyola, alguns veículos de imprensa se referem sobre a capixaba como ‘mulher dele’, enquanto outros a apontam como ‘amante dele’. Vale lembrar que o casal está com casamento marcado para acontecer em plena época do Carnaval deste ano, em meados do final do mês de fevereiro. Com informações do portal ‘Movimento Country’.
Como se já não bastasse, recentemente a ex de Luciano compartilhou que a dupla sertaneja não lhe beneficiou com os direitos do filme ‘Dois Filhos de Francisco’. Na legenda da publicação em questão, Cleo disparou, sem papas na língua contra o atual marido de Flávia Camargo: “Quando vão resolver me pagar quero saber dia da audiência tá chegando. Seus caloteiros”, afirmou.

Biólogo cria sacola que cai no mar e vira comida para peixes

Biólogo cria sacola que cai no mar e vira comida para peixes
O biólogo Kevin Kumala (foto acima) criou uma sacola feita de mandioca e caso seja jogada no mar, ela pode servir de alimento para peixes.

Nascido na Indonésia, Kevin criou a sacola após retornar dos Estados Unidos para o seu país e dar de cara com o acúmulo de lixo em Bali, ilha onde nasceu.

O biólogo desenvolveu e passou a vender produtos que aparentam ser feitos de plástico, mas têm como matéria-prima o tubérculo, que não prejudica o meio ambiente.

Em 2014 ele criou a empresa Avani Eco. Lá, Kevin vende sacolas, canudos, talheres, copos e embalagens, todos feitos com materiais sustentáveis, com tempo de decomposição de cem dias.

“Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) se transportar produtos secos”, diz o perfil da empresa no Instagram.

Segundo o site da empresa, ela já substituiu três toneladas de produtos não sustentáveis desde 2016.

“Nós buscamos continuamente nos tornar uma ponte para ajudar e encorajar comunidades e negócios a produzirem iniciativas que gerem um impacto sustentável para o meio ambiente. Encorajando o uso do termo ‘responsável’ como um valor central dos três fatores chave: reduzir, reutilizar, reciclar”, diz o site da empresa.

Estima-se que, em 2050, o mundo produzirá 33 bilhões de toneladas de plástico.

O material demora 400 anos para se decompor.
Fonte-http://portalf11.com.br/noticia/

“Salvei a vida do meu ex-noivo, depois de ele me abandonar no hospital baleada”



HISTÓRIA DE VIDA EM CAICÓ PUBLICADA EM REVISTA DA GLOBO: “Salvei a vida do meu ex-noivo, depois de ele me abandonar no hospital baleada”
A bombeira civil Maria Emanuelle de Oliveira Costa, 22 anos, de Caicó, Rio Grande do Norte, foi baleada e ficou entre a vida e a morte. Quando Júlio, seu noivo, a viu no hospital e entendeu que ela podia ficar com sequelas, a largou sem nem satisfação dar. O destino, então, usou toda a sua ironia fazendo com Maria Emanuelle cuidasse da mulher de Júlio (com quem ele a havia traído, enquanto estavam juntos), na hora do parto. Anos depois, a bombeira ainda salvou a vida do ex-noivo em uma transfusão de sangue emergencial.
“Eu tinha 12 anos quando conheci Júlio e me apaixonei. Ele, 19. Começamos a ficar quando eu estava com 13 e, aos 15, ele me pediu em namoro oficialmente. No começo, houve muita resistência por parte dos meus pais. Mas minha avó interviu. Disse que era melhor apoiar e me monitorar do que me deixar sair escondida. Ele era um cara romântico, parceiro, maravilhoso. Vivia dizendo que me amava, mandava flores, chocolates, fazia planos de casar comigo... Até os nomes de nossos possíveis filhos já tínhamos escolhidos. Assim, no dia do meu aniversário de 16, 26 de fevereiro de 2013, ficamos noivos.
Em julho do mesmo ano, fui assaltada na minha cidade, Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. Mesmo entregando tudo que tinha aos dois bandidos que me abordaram de moto, levei dois tiros no pulmão. Chegando no hospital, acharam o contato do Júlio na agenda do meu celular e ligaram para ele. Mas meu noivo, segundo me contaram depois, agiu com frieza ao receber a notícia. E, talvez tentando passar o problema – no caso, eu – adiante, avisou aos meus pais. Mesmo sabendo que estava entre a vida e a morte, com duas hemorragias internas. Naquele dia, nem me visitar foi. Dos sete em que fiquei internada, só ficou comigo 20 minutos. Tempo suficiente para me perguntar se eu voltaria a falar corretamente e se, por causa das balas que ficaram alojadas no meu pulmão, poderíamos ter um filho saudável.
Dias depois, amigos em comum contaram que, no dia do meu assalto, enquanto eu estava indo pra igreja que frequentava na época, ele estava numa festa de vaquejada, tradição em Currais Novos, com outra mulher. No dia seguinte, ela ainda postou fotos dos dois se beijando, que eu mesma vi depois. Fiquei péssima, aquilo me destruiu por dentro.
Quando tive alta, precisei ir à Natal, onde os hospitais eram melhores, fazer exames mais específicos. Quando cheguei lá, ele me mandou uma mensagem: ‘Vida que segue’, dizia. Depois disso, nunca mais me atendeu. Simplesmente sumiu da minha vida. Passei mais dois meses bem difíceis me recuperando do assalto em casa. E ainda tinha que lidar com o fim do meu namoro e a traição.
A vida realmente seguiu. Embora com algumas sequelas, dei a volta por cima. Em setembro de 2016, estava em um barzinho com uma turma de amigas e conheci Mário. Ele mandou um bilhetinho fofo e uma cerveja pelo garçom, e juntamos as mesas e ficamos conversando. Logo engatamos um namoro e um ano depois, passei mal em casa e, no hospital, descobri que estava grávida de quase nove meses. Mariana Luíza nasceu 14 dias depois. Tive menos de duas semanas para fazer o enxoval, arrumar o quartinho dela e me preparar psicologicamente para ser mãe.
Por ironia do destino, três anos depois de o Júlio ter terminado comigo, seu filho com a tal mulher com quem ele me traiu no dia em que fui baleada nasceu praticamente nas minhas mãos. Na época, eu já era bombeira civil. Trabalhava como socorrista, quando recebi a ocorrência de uma gestante que estava passando mal na rua. Na hora do atendimento, a reconheci -- mas acredito que ela, em meio a tanta dor, não. Foi um corre-corre, mas deu tempo de leva-la até o hospital. Fui eu que dei a mão e tranquilizei a mulher que me colocou um par de chifres, até que a maca socorrista fosse liberada. Quando Júlio chegou à maternidade e me viu, ficou paralisado.
E a história não acabou aí. Tivemos um novo encontro, eu e ele, de forma também muito inusitada e inesperada. Em 2018, Júlio sofreu um grave acidente de moto e precisou de doação de sangue para ser operado. O hemocentro da cidade estava totalmente zerado e ele corria risco de vida, caso a transfusão de demorasse. A irmã do Júlio, com quem nunca deixei de falar, me contou do ocorrido e, sabendo que nós tínhamos o mesmo tipo sanguíneo, me pediu para doar meu sangue para o irmão. Doei sem nem pensar duas vezes. O importante era salvar aquela vida. Ali, aprendi, de fato, o significado da palavra compaixão. Ao me tornar bombeira, fiz um juramento que daria minha própria vida para salvar outras se fosse preciso. E assim, tenho feito, independentemente de quem seja.”
REVISTA MARIE CLAIRE Fonte- 
https://www.facebook.com/RadioQuilombola/posts/1275543032640111?__tn__=K-R

Judas Tadeu de olho em Bibi Costa


Nos bastidores da política de Caicó um grupo de amigos pensando no bem da população começam um trabalho para que o ex-prefeito Bibi Costa venha a compor a chapa de vice-prefeito com o médico Judas Tadeu, a inteligência e dinâmica de Judas somada a experiência de Bibi viria a somar muito para Caicó.
fonte-https://blogdonogueira.com.br/

Energia solar cresce mais de 200% em um ano no RN


A evolução da tecnologia e a redução nos preços permitiu uma explosão no número de unidades de micro e minigeração de energia fotovoltaica em todo o Brasil. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 2.529 destas pequenas unidades de produção de energia. A potência instalada alcançou 38.172,70 klowatts (kW) em 2019.
O número de novos produtores saltou de 517, em 2018, para 1.687 no ano passado, o que representa aumento de 226%, segundo informações da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). As microgeradoras têm potência instalada menor ou igual a 100 quilowatts (kW), enquanto que a minigeração tem potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 megawatt (mW).
A principal explicação para o aumento na procura por placas fotovoltaicas – entre residências, comércios e prestadores de serviços – é a queda dos preços nos equipamentos. Em sites especializados, um kit básico para gerar 455Wh (Watts por hora) custa cerca de R$ 400. A peça, inclusive, já é vendida em grandes lojas de departamento. Mas há também projetos customizados, dependendo da capacidade de investimento do produtor, que podem ultrapassar os R$ 30 mil.
A redução dos custos pode ser verificado no aumento exponencial de geradores. Em 2013, apenas 3 mini ou micro geradores foram registrados no Rio Grande do Norte. Já em 2019, com 1.687 novas unidades, a média foi de 4,6 novos registros por dia.

Jovem é internada com suspeita de coronavírus em BH

Uma jovem, de 22 anos, foi internada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com suspeita de contaminação pela nova variante de coronavírus.
A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG), nesta segunda-feira (27).
De acordo com a pasta, a possível infectada está hospitalizada desde sexta-feira (24), quando desembarcou no Brasil depois de passar pela cidade de Wuhan, na China, onde o vírus começou a se espalhar.
Ao desembarcar em BH, a jovem registrava problemas respiratórios e febre, em quadro condizente com os sintomas da infecção viral, informa o site Metrópoles.
Este é o segundo caso suspeito na capital de Minas. Na última semana, houve um caso de uma mulher de 35 anos, que foi descartado após atendimento, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
RenovaMídia Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Prefeituras do RN avaliam como pagar piso do magistério

O novo piso salarial do magistério, definido no último dia 16 pelo presidente Jair Bolsonaro, será cumprido pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante já na folha de janeiro, que deverá ser creditada para os servidores na próxima sexta-feira (31).
Com isso, os professores que recebem o piso terão acréscimo de 12,84% nos seus vencimentos, de forma integral, já no primeiro salário do ano.
A lei que oficializa o aumento para os professores de São Gonçalo do Amarante foi publicada na última quinta-feira (23) no Diário Oficial do Município. O prefeito Paulo Emídio de Medeiros sancionou o projeto de lei que havia sido aprovado no mesmo dia pelos vereadores, em sessão extraordinária. Os parlamentares interromperam o recesso apenas para votar o reajuste do magistério.
Dos quatro maiores municípios da Região Metropolitana de Natal, apenas São Gonçalo vai pagar o reajuste já em janeiro. Nos outros municípios, o aumento deverá ser creditado para os professores apenas a partir da folha de fevereiro ou março.

Demolição do Hotel Reis Magos é concluída em Natal

A demolição do Hotel Reis Magos, que fica na Praia do Meio, Zona Leste de Natal, foi concluída neste sábado (25), por volta das 18h. O trabalho começou no dia 8 de janeiro, depois que a empresa responsável pelo empreendimento recebeu a autorização para derrubar o prédio.
De acordo com a empresa Duarte, responsável pela demolição, o próximo passo é iniciar a remoção do entulho que ficou no terreno, com os destroços do hotel. Esse serviço deve durar 60 dias para ser finalizado.
A demolição do Hotel Reis Magos era objeto de um imbróglio jurídico que durou anos. Ela teve início após prefeitura emitir um alvará a favor empresa proprietária do imóvel, autorizando a derrubada, já que o governo do Estado não concluiu o processo de tombamento.
G1 Fonte-Blog Robson pires

Policiais da Delegacia de Homicídios de Mossoró salvam criança de 1 ano e 8 meses de afogamento em caixa d’água


Equipe de Policiais Civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró-RN, coordenada pelo Dr. Leonardo Germano, em diligências no Assentamento Maísa, Zona Rural de Mossoró-RN efetuou o salvamento de uma criança de um ano e oito meses que havia se afogado em uma caixa d’água que se encontrava no chão. Foi necessário ainda efetuar os primeiros socorros na criança afogada fazendo com que retornasse a respiração dela.
Posteriormente buscaram a ajuda de um médico que se encontrava nas proximidades e em seguida transportou-a juntamente com o médico até o Hospital da cidade de Tibau e nesse a criança recebeu estabilização e em seguida foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia na cidade de Mossoró para os exames necessários.

185 concursos públicos com inscrições abertas reúnem mais de 14 mil vagas no país

Pelo menos 185 concursos públicos estão com inscrições abertas no país, reunindo mais 

de 14 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, segundo matéria 

publicada nesta segunda (27) pelo portal de notícias G1.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – 
ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas 
durante a validade do concurso.
Os salários chegam a R$ 33.689,11 no Ministério Público Militar (MPM) para 6
 vagas de procurador-geral. As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro, no site do MPM.
Na seleção do Tribunal de Justiça, as remunerações chegam a R$ 25.851,96 
para vagas de juiz de direito. As inscrições podem ser feitas até 05 de fevereiro.
O concurso com o maior número de vagas é o da Prefeitura de Formosa (GO),
 que oferece 1.089 postos de trabalho para diferentes cargos, de todos os níveis 
de escolaridade. Veja o edital.

A Marinha do Brasil recebe até o dia 3 de fevereiro inscrições para admissão 
nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) em 2020. São 900 vagas
 em diferentes estados, apenas para homens.
Nesta segunda-feira (27), pelo menos 16 órgãos abrem inscrições para mais 
de 600 vagas. Na Prefeitura de Paula Freitas (PR), os salários chegam 
a R$ 10.632,79. Veja abaixo as informações de cada concurso:
Prefeitura de Dom Eliseu (PA)
  • Inscrições até: 31/01/2020
  • Vagas: 20
  • Salário máximo: R$ 1.400,00
  • Escolaridade: médio
  • Mais informações
Prefeitura de Doutor Ulysses (PR)
  • Inscrições até: 31/01/2020
  • Vagas: 11
  • Salário máximo: R$ 1.443,07
  • Escolaridade: superior
  • Mais informações
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ-RN)
  • Inscrições até: 04/02/2020
  • Vagas: 33
  • Salário máximo: R$ 5.520,16
  • Escolaridade: médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Jahu (SP)
  • Inscrições até: 04/02/2020
  • Vagas: 30
  • Salário máximo: R$ 4.722,07
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Paula Freitas (PR)
  • Inscrições até: 20/02/2020
  • Vagas: 15
  • Salário máximo: R$ 10.632,79
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de São Geraldo (MG)
  • Inscrições até: 26/02/2020
  • Vagas: 52
  • Salário máximo: R$ 7.588,68
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Tiradentes (MG)
  • Inscrições até: 26/02/2020
  • Vagas: 55
  • Salário máximo: R$ 4.027,00
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP)
  • Inscrições até: 27/02/2020
  • Vagas: 59
  • Salário máximo: R$ 7.621,15
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Fundação Universidade do Amazonas – UFAM
  • Inscrições até: 28/02/2020
  • Vagas: 28
  • Salário máximo: R$ 9.600,92
  • Escolaridade: superior
  • Mais informações
Câmara Municipal de Arcos (MG)
  • Inscrições até: 05/03/2020
  • Vagas: 6
  • Salário máximo: R$ 3.252,05
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura de São José da Lagoa Tapada (PB)
  • Inscrições até: 28/02/2020
  • Vagas: 23
  • Salário máximo: R$ 5.000,00
  • Escolaridade: médio, técnico e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Ponta Grossa (PR)
  • Inscrições até: 26/02/2020
  • Vagas: cadastro de reserva
  • Salário máximo: R$ 5.000,00
  • Escolaridade: técnico e superior
  • Mais informações
Prefeitura de Mamanguape (PB)
  • Inscrições até: 28/02/2020
  • Vagas: 11
  • Salário máximo: R$ 4.000,00
  • Escolaridade: superior
  • Mais informações
Autarquia Municipal de Saúde do Município de Itapecerica da Serra (SP)
  • Inscrições até: 14/02/2020
  • Vagas: 125
  • Salário máximo: R$ 1.895,81
  • Escolaridade: fundamental, médio e superior
  • Mais informações
Prefeitura Municipal de Urucará (AM)
  • Inscrições até: 07/02/2020
  • Vagas: 126
  • Salário máximo: R$ 1.443,07
  • Escolaridade: superior
  • Mais informações
Consórcio Intermunicipal CEMMIL Saneamento Ambiental (SP)

Defensores de direito animal repudiam informações sobre surto de esporotricose no RN

Associações animais e entidades ambientais de Natal estão repudiando a matéria sobre o surto de esporotricose no estado, publicada no portal de notícias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nesta última sexta-feira (24).

A publicação informa que ao menos 131 pessoas foram diagnosticadas no Rio Grande do Norte com a doença, e um óbito foi confirmado, nos últimos dois anos, segundo levantamento da própria universidade. A esporotricose é uma micose provocada por fungos, que afeta humanos e animais.
Para presidente da EcoAnimal RN, Lia Medeiros, a matéria estimula o abandono de animais e o maus-tratos com os bichos em situação de rua. “Da forma como a notícia foi dada, criou-se um alarde muito grande na população. Muita gente abandonando os cães e gatos com medo de ficarem com eles em casa”, disse. Não foram divulgados dados sobre a quantidade de abandonos de animais em virtude da doença.
A médica infectologista e professora da UFRN, Eveline Pipolo, ressalta que a ideia da matéria era alertar para o diagnóstico precoce e a tutoria responsável. “Queremos conscientizar a população para doença, visto que ela é de fácil diagnostico, tratável e curável. Não queremos o abandono de animais, mas, sim, o amparo sério e adequado dos donos aos animais”, destaca, ressaltando a importância da população conhecer a esporotricose.
Trabalhando no resgate de animais, a voluntária Neide Franco diz que a interpretação errônea das informações podem aumentar o número de cães e gatos na rua. “Temos que entender que os gatos são tão vítimas quantos os humanos. Eles sofrem como a gente”.
A presidente do Instituto Senhores Patas, Lucy Lima, conhece uma família que quer doar o gato, porque está com medo do animal ser contagiado com a doença. “Além do abandono dos gatos que têm lar, me preocupo com os que estão na rua. Eles já sofrerem, imagina com uma notícia dessas?! As pessoas têm que entender que, se o gato está lá no canto dele, não precisa mexer, maltratar”, marca.
Os gatos têm maior facilidade de aderir a doença, pois o fungo está presente na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição – espaço que os felinos habitam.
Eveline ressalta que não é necessário abandonar o animal, desde que observe o mesmo, como atentar-se a machucados e ferimentos no corpo. Tal atitude pode ajudar a diagnosticar a doença, melhorando o tratamento e tendo mais chances de alcançar a cura. “Precisamos pensar em políticas públicas para os animais, para que eles possam ser bem tratados”, frisa.
A médica infectologista explica que a transmissão da doença acontece pelo contato com um animal infectado com o fungo, seja por arranhão ou mordida. Os gatos têm maior facilidade de aderir a doença, pois o fungo está presente na natureza, no solo rico em material orgânico, nos espinhos de arbustos, em árvores e vegetação em decomposição – espaço que os felinos habitam.
De acordo com Eveline, os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele e o desenvolvimento de pequenos nódulos na região. O desenvolvimento da doença vai depender de fatores, como o estado imunológico do indivíduo e a profundidade da lesão. O tratamento, segundo o médico infectologista Antônio Araújo, é de 3 a 6 meses, geralmente com um comprimido diário. Em caso de suspeita, é necessário direcionar-se para o Hospital Giselda Trigueiro, no bairro Quintas, em Natal, onde o tratamento está centralizado.
Eveline explica que o tratamento não está disponível em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois tem que ser solicitado individualmente ao Ministério da Saúde. “Temos que fazer um cadastro de cada pessoa para enviar ao ministério. Quando a medicação é entregue, a pessoa faz o tratamento todo em casa, mas acompanhando por uma equipe médica”, acentua.
Os animais também têm o tratamento disponível, de 6 meses a 1 ano com um comprimido, como explica o médico veterinário Marcos Félix. “Durante o tratamento é necessário manter ele isolado para evitar a transmissão”, explica, além de reforçar que “o fungo está na lama, na madeira, na planta. Os animais são tão vulneráveis quantos nós”.
O médico alerta que, nos casos em que o animal morrer por esporotricose, é necessário incinerar o corpo, visto que enterrá-lo vai manter o fungo no solo, podendo gerar novas infecções. De modo geral, ele afirmou que o tratamento traz bons resultados.
Um exemplo de tratamento assertivo, é o gato Arthur, de Lia, que foi diagnosticado com esporotricose e iniciou o tratamento precocemente. Em 2 meses, a evolução do seu quadro foi significativa. “Ele foi diagnosticado, eu tratei, e não peguei a doença. Ele evoluiu muito. Não é o fim do animal. Não há motivos para abandono”, frisa.
AgoraRN/Divulgação Fonte-https://www.jairsampaio.com/

RN é destaque em revista de turismo na Alemanha

O jornalista alemão, Nicolas Stockmann, coordenador da Editora DUMONT, esteve no Rio Grande do Norte em 2019, por intermediação da EMBRATUR com apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), para produção de um material de divulgação e promoção do destino para o público europeu.
A Editora DUMONT é responsável pelas publicações dos guias europeus mais importantes e reconhecidos sobre o Brasil, atingindo 80% do fluxo turístico do mercado da língua alemã (principalmente Alemanha e Suíça). Todos os guias são direcionados aos públicos das classes A e B. A exemplo disso, dois guias ganharam o renomado prêmio ITB Book Award – a ITB de Berlim, a maior e mais importante feira internacional de turismo da região. A Alemanha é o mercado de viagens mais importante da Europa, e o terceiro maior mercado emissor do mundo. Estão entre os turistas que mais viajam e mais gastam também.

Igarn informa que 12 açudes do RN estão com menos de 10% da capacidade

Açudes do Rio Grande do Norte ganham volume de água após as chuvas do ínicio do ano e alguns já superam a marca do mesmo período do ano passado. Relatório do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) apresenta a situação dos 47 reservatórios com capacitdade superior a 5 milhões de metros cúbicos.
Divulgado nesta segunda-feira (27), o relatório indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do estado, acumula 537.608.759 m³, ou seja, 22,65% do seu volume total. No mesmo período de 2019, o reservatório estava com 484.475.200 m³, somente, 20,19% da sua capacidade.

Portal da Tropical Fonte-
https://www.blogdobg.com.br/

Governo Bolsonaro libera R$ 5,5 milhões para 11 hospitais do RN

O governo Jair Bolsonaro liberou R$ 5,5 milhões das chamadas emendas de bancada, propostas pela bancada federal no Congresso Nacional, para beneficar 11 hospitais do Rio Grande do Norte. Os recursos serão destinados a aquisição de equipamentos, como aparelhos de raio x e de ultrassonografia, e insumos para procedimentos cirúrgicos.
Serão beneficiados os hospitais: Maria Alice Fernandes, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Dr. João Machado, de Natal; Dr. Tarcísio de Vasconcelos, de Mossoró; Dr. Cleodon Carlos de Andrade, de Pau dos Ferros; Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos; Monsenhor Antônio Barros, de São José do Mitipu; Hospital Regional de João Câmara; Alfredo Mesquita, de Macaíba; Hospital Regional do Seridó, em Caicó; e o Lindolfo Gomes Vidal, de Santo Antônio.