sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Texto em resposta a vídeo de Zélia Duncan não foi escrito por Regina Duarte

Foto: Montagem
Circula pelas redes sociais um texto atribuído à atriz Regina Duarte respondendo a um vídeo divulgado pela cantora Zélia Duncan em seu perfil no Instagram, em 21 de janeiro. Na gravação, a artista fala do papel de protagonista de Duarte na série Malu Mulher, dos anos 1980, famosa por ser pioneira na discussão de temas feministas na TV, e critica o apoio dado por ela ao presidente Jair Bolsonaro. Na quarta-feira (29), a atriz aceitou o convite para comandar a Secretaria Especial da Cultura do governo federal. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“REGINA DUARTE RESPONDE À ZÉLIA DUNCAN
Sigo discordando por mais que eu tente olhar tudo com outros olhos e Zélia, me desculpe, mas vou discordar também de você e das amigas que compartilharam com adoração as suas palavras.
Me parece que agora um grupo de mulheres quer impor que todas pensemos da mesma forma. E se não pensamos, não somos dignas. Se não concordamos com todo o feminismo como um pacote de leis, não merecemos respeito! Se apoiamos o governo que vocês não apoiam, somos idiotas! Se não enxergamos tudo, tudinho como vocês, somos machistas. (…)”
Texto atribuído a Regina Duarte em post no Facebook que, até as 14h30 de 30 de janeiro de 2020, tinha 652 compartilhamentos
FALSO
É falso que Regina Duarte escreveu o texto analisado pela Lupa. A mensagem foi publicada originalmente por Marta Sertã de Paula, em uma publicação fechada no seu perfil pessoal no Facebook. Ela confirmou, por mensagem, ter sido responsável pelo conteúdo. “Ainda meio zonza com a repercussão, pois meu Face era absolutamente fechado para amigos e parentes…Nunca imaginei que ao falar com uma ‘Zélia imaginária’ – distante do meu mundinho pequeno, pudesse chegar à Zélia real… E muito menos que pudessem envolver a Regina Duarte que já tem problemas suficientes para lidar com o novo cargo”, disse.
Pouco depois, Paula escreveu um post público em seu perfil no Facebook explicando que ficou assustada com o tamanho da repercussão. “A rede social tem um lado incrível de conectar pessoas e uni-las, mas é mais confusa que telefone sem fio. E infelizmente é fato que ‘quem conta um conto, aumenta um ponto’…”, afirmou. “Agradeço aos que estão deixando claro que o texto não é da Regina. Não precisa dizer que é meu. Se viralizou é porque o texto agora é de muitos!” Também tornou público o post original, publicado no dia 25 de janeiro.
A versão original da mensagem citava Regina Duarte em dois trechos. Ela chegou a ser compartilhada como comentário em um post do blog Tribuna da Internet, em 29 de janeiro, por um usuário que se dizia amigo da autora e citava o seu nome. O texto, no entanto, foi modificado posteriormente e a parte inicial que citava “Regina Duarte” foi alterada e reescrita em primeira pessoa, para parecer ter sido redigida pela própria atriz. O segundo trecho foi mantido.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Lupa – Revista Piauí – Folha de SP Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

“BATENDO A PORTA” DO RN: Chuvas intensas atingem o Ceará e causam transtornos em Fortaleza

 

A estação chuvosa na Região Nordeste nem bem começou e já causou transtornos e prejuízos para algumas cidades nordestinas. No Ceará, estado mais afetado pela chuva intensa que começou na noite dessa quinta-feira (30) e entrou madrugada adentro, Fortaleza e municípios da região metropolitana registraram alagamentos, entre outros problemas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Fortaleza choveu o equivalente a 42,8 mm entre 7h e 11h de hoje (31). Pouco, se comparado aos 145 mm registrados no mesmo período em Redenção, a 55 km de distância da capital, mas suficiente para alagar ruas e avenidas. Vídeos compartilhados nas redes sociais nas últimas horas mostram veículos submersos em locais como o bairro Aldeota.
No Aeroporto de Fortaleza, a chuva se infiltrou pelas telhas danificadas pelo forte vento do domingo (26), atingindo parte da área de desembarque. Segundo a assessoria da Fraport Brasil, empresa concessionária que administra o aeroporto, o problema não atrapalhou as operações de embarque ou desembarque, e as medidas para evitar incômodo aos usuários foram adotadas. O telhado segue sendo reparado, mas a forte chuva que continua caindo na cidade impede a conclusão do serviço.
Até as 12h30 de hoje, a Defesa Civil de Fortaleza não tinha registrado nenhuma ocorrência grave, sem registros de mortos, feridos ou deslizamentos de volumes consideráveis de terra. O órgão está em alerta e deve divulgar, no final da tarde, um relatório do total de ocorrências atendidas nas últimas horas, a maioria relacionado a transtornos causados pelos efeitos das chuvas, como suspeita de risco de incidentes, queda de árvores e veículos parados em vias alagadas da cidade.
Zona de Convergência
A forte precipitação não se restringiu à região metropolitana de Fortaleza. Em Baturité, a 100 quilômetros da capital, choveu 127 mm das 7h as 11h de hoje. Em Maranguape, 112 mm.
Segundo a meteorologista Maitê Coutinho, do Inmet, o Ceará está sendo impactado pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico gerador das chuvas que atingem as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Ainda de acordo com a meteorologista, outros estados, como o Maranhão, também já sentem o efeito da Zona de Convergência Intertropical, embora em menor intensidade. Em Chapadinha (MA), a 230 quilômetros de São Luís, foram registrados 39,6 mm de chuva entre as 21h de ontem (30) e as 11h de hoje.
A previsão inicial para os dois próximos dias é de que a chuva perca força. O Inmet prevê pancadas isoladas de chuvas. Ainda assim, emitiu, as 11h30 de ontem (30), alerta para as defesas civis estarem atentas ao risco (baixo) de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos e de árvores e eventual interrupção do fornecimento de energia elétrica. As áreas onde o instituto recomenda mais atenção ficam no sudeste, centro-norte e norte do Piauí; no norte e noroeste cearense, além das áreas metropolitanas de Fortaleza, sertão cearense e Jaguaribe cearense.
A recomendação para a população é que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante chuvas intensas.
Agência Brasil Foto: José Leomar/SVM Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Ministério da Saúde lista dois hospitais no RN para atendimento de casos suspeitos de coronavírus


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) a lista de hospitais de referência para o atendimento de casos suspeitos de coronavírus em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Norte, foram designados o Hospital Giselda Trigueiro (Natal) e o Hospital Rafael Fernandes (Mossoró). Segundo o Ministério, os dois locais foram escolhidos como medida preventiva por terem ampla capacidade de atendimento e profissionais especializados para situações de risco à saúde pública.

A medida faz parte da rotina de atualização dos protocolos e medidas de prevenção previstos no Plano de Contingência Nacional do Ministério da Saúde. Os estados e capitais do país têm até a próxima quinta-feira (6) para apresentarem os planos atualizados em reunião convocada pelo ministro da Saúde, em Brasília (DF).
O Ministério da Saúde atualizou, nesta quinta-feira (30), as informações repas-sadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, nove casos se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local, a China, nos últimos 14 dias.
MAIS >

Começa hoje venda de temporadas para a “Festa do Rabo Cheio”, no Carnaval de Caicó


O Nordeste vai virar Jair Bolsonaro


“Líderes de esquerda no Nordeste estão preocupados com o crescimento do bolsonarismo”, diz o Estadão.
“Pesquisas encomendadas por partidos mostram que os eleitores estão interessados em saber quais candidatos têm ou não têm apoio de Jair Bolsonaro”.
O décimo-terceiro do Bolsa Família deve ter ajudado.

Proposta reduz jornada semanal de trabalho do brasileiro de 44 para 36 horas

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal do trabalhador brasileiro. A redução terá prazo de dez anos para se concretizar.
O texto, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tramita na Câmara dos Deputados.
Com a medida, o parlamentar espera atacar o desemprego no País. “Em vários países, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial tem sido discutida como um dos instrumentos para preservar e criar empregos de qualidade e possibilitar a construção de boas condições de vida”, afirma.

O litoral Sul potiguar é berçário natural de tartarugas ameaçadas de extinção


Há três anos uma equipe de pesquisadoras da Oceânica realiza o monitoramento da temporada reprodutiva de tartarugas marinhas nas praias de Búzios e Tabatinga.
A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma espécie criticamente em perigo de extinção, que faz das areias de Búzios e Tabatinga, no litoral Sul potiguar, um berçário para centenas de tartaruguinhas no verão. Desde 2017 a Oceânica realiza o monitoramento sistemático dos ninhos como uma linha de ação do Projeto Ponta de Pirangi – patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.
A primeira temporada monitorada pelo Ponta de Pirangi aconteceu de fevereiro à julho de 2018. Nesse período a equipe monitorou 54 ninhos e 5.111 filhotes de tartarugas. A segunda, de dezembro/18 a julho/19, mostrou o potencial de Búzios: 114 ninhos e 10.700 filhotes acompanhados em segurança até o mar.Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Inauguração da 102,7 Fm Caicó n