quarta-feira, 25 de março de 2020

BARRAGEM ROMPE NA ZONA RURAL E ATINGE BAIRROS DE AFOGADOS

,
Em outras cidades da região, a situação é muito preocupante. Em Carnaíba, áreas também foram afetadas. Rio Pajeú tem grande cheia em cidades como Serra Talhada
Chuvas torrenciais em várias áreas do Pajeú deixam cidades em estado de alerta nesta manhã de quarta-feira.
Em Cachoeira da Onça, uma barragem estourou e atingiu bairros da cidade de Afogados da Ingazeira. Moradores dos Bairros Borges e Brotas estão ilhados, sem acesso à área central da cidade.
O Riacho do Borges passou a pista seguindo pra Vila Pitombeira. O Rio Pajeú está um pouco próximo da Rua da Lama”.
O Riacho do Borges desce com muita força . Muitos ouvintes ligam para a Rádio Pajeú, alguns mais desesperados com a água que cobriu a ponte do Anel Viário, levou móveis. Até um caminhão baú foi visto descendo água abaixo.
O acesso à Afogados da Ingazeira pela PE 292 está interditado pelaa águas pra quem vem de Iguaracy. A ponte resistiu mas trecho da pista foi levada pela força da água.
A Defesa Civil foi acionada e tenta ajudar as famílias de imóveis mais atingidos. Não há relatos de mortes ou feridos. Mas o nível de apreensão é alto. O pico da chuva foi de madrugada. Há áreas com mais de cem milímetros registrados.
Bairros como São Francisco, acessos como o do Bairro Sobreira também estão afetados. Há problemas também em áreas rurais. O riacho do Curral Velho tem grande volume. O volume da Barragem de Brotas e do Rio Pajeú também aumentou muito,
Muita preocupação da população do pageú pernambucano.
Aqui em Santa Luzia chove bem nesta tarde de quarta feira .fonte-
Francisco Anilto Pereira

Novo boletim do Hospital Regional de Caicó em 25.03.2020. De olho nas notícias


Boletim COVID-19 JARDIM DO SERIDÓ.


A imagem pode conter: texto

Enterros em Natal só podem ter 10 familiares


A Prefeitura do Natal publicou uma portaria nesta terça-feira (24) que modificou o acesso aos cemitérios da cidade. De acordo com o texto, cada sepultamento não pode ter mais de 10 familiares presentes.
A medida visa o combate ao avanço do coronavírus. Além disso, em caso de óbito por Covid-19, a cerimônia será realizada com a urna lacrada.
Segundo a portaria, o horário do expediente interno nos cemitérios do Bom Pastor I, Bom Pastor II, Alecrim, Igapó, Pajuçara, Redinha, Nova Descoberta e Ponta Negra não passará por alteração, ocorrendo nos dois turnos (7h às 11h e 13h às 17) de domingo a domingo. No entanto, os serviços administrativos, tais como, retirada de documentos, atualizações cadastrais, transferência de titularidade, reformas ou construções nos jazigos/covas, dentre outros, estão suspensos.
A portaria publicada pela Prefeitura do Natal também determina o fechamento das capelas dos cemitérios do Alecrim e de Nova Descoberta. Como alternativa para evitar a necessidade de comparecimento pessoal, para fins de atendimento às demandas relacionadas aos Cemitérios públicos e seus assuntos correlatos, fica disponibilizado o telefone 3232-9843, no horário das 9h às 14h, sempre de segunda a sexta-feira.
As pessoas de baixa renda que precisarem sepultar um familiar em um dos oito cemitérios da cidade, estão isentos de pagar a taxa no valor de R$ 237,00 referentes ao enterro ou exumação. Para estas pessoas, as isenções serão registradas no Livro Ata, diretamente nas Administrações dos Cemitérios, contendo todos os dados cadastrais do responsável pelo sepultamento e, ao fim do período de emergência, o responsável deverá se dirigir à Semsur para formalizar o devido processo de isenção.

O Rio Grande do Norte tem 14 casos confirmados da doença, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nove deles foram registrados na capital. Além disso, a cidade ainda tem 200 casos suspeitos da doença.

Aumenta número de casos suspeitos do coronavírus no RN


A Sesap informa, nesta quarta-feira (25), que o número de casos suspeitos de coronavírus aumentou para 839, sendo 20 casos de pessoas residentes em outras regiões do país. Até o momento, são 104 descartados.

Startup em Natal produz máscaras de proteção para doar a instituições e profissionais de saúde


Fonte-Robson Pires
Em gesto de solidariedade com os profissionais de saúde que se empenham na contenção e tratamento de pessoas com o novo coronavírus, empresários da Void3D – startup potiguar especializada na confecção de produtos por impressão 3D – estão fazendo doações de máscaras para proteção antivírus.
A empresa, vinculada à Inova Metrópole, incubadora sediada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), reservou suas 10 impressoras para a confecção das máscaras e levanta uma campanha para que toda a população ajude por meio da doação de valores que deem suporte à iniciativa. Para participar, o interessado poderá se cadastrar por meio do link.

Ministério da Saúde vai liberar hidroxicloroquina para pacientes graves em hospitais


Fonte-Robson Pires
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, informou que vai liberar a partir desta quinta feira (26), para os estados, 3,4 milhões de unidades da hidroxicloroquina.
Próprio para o tratamento de malária, ele será usado apenas em pacientes graves, internados em hospitais, com a Covid-19. Cada um vai receber doses por cinco dias, sob supervisão médica.
“Não usem fora do ambientes hospitalar. Não é seguro. Tem que ser feito com acompanhamento médico, pode ter alterações no ritmo do coração”, afirmou.

Comércio do RN tem prazo de 5 dias para cumprir medidas de prevenção ao coronavírus

As recentes medidas de enfrentamento ao novo coronavírus emitidas pelo Governo do Rio Grande do Norte terão um prazo para serem cumpridas pelos estabelecimentos comerciais. De acordo como Gabinete Civil do Estado, a determinação do Decreto nº 29.556 de instalar proteção para clientes e funcionários deve ser atendida dentro dos próximos cinco dias.
A colocação de anteparos visa evitar o contato entre os compradores, caixas e embaladores de lojas e estabelecimentos comerciais, reforçando assim a política de distanciamento social que o governo vem adotando no estado, seguindo as recomendações sanitárias, desde o início da crise.
Já com relação aos bancos e instituições financeiras, que tiveram o atendimento presencial suspenso pelo Decreto nº 29.541, de 20 de março, o Governo ressalta que casos considerados urgentes devem continuar sendo recebidos. Entram nessa categoria situações que não possam ser resolvidas por atendimento virtual, como é o caso dos alvarás judiciais e outras operações bancárias.
Todas as medidas tomadas até aqui pelo governo estadual visam diminuir aglomerações de pessoas e o aperfeiçoamento das medidas de higienização, sendo imprescindível, em qualquer dos casos, obediência à distância mínima de 1,5 m entre as pessoas, sejam clientes, trabalhadores ou demais colaboradores.

Empresários recuperam e entregam respiradores ao Hospital Giselda Trigueiro


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, juntamente com os presidentes da CDL Natal, José Lucena Neto;  da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel; e o da Associação Comercial do Estado, Schiavo Álvares; fez a entrega, nesta terça (24), ao diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente, de 16 respiradores mecânicos que já pertenciam ao Governo do Estado mas estavam quebrados e, agora, foram consertados.

Os equipamentos foram recuperados graças a uma campanha promovida pela Fecomércio RN, FCDL RN, Fiern, CDL Natal, CDL Jovem, Associação Comercial do RN, Sinduscon RN e AEBA. As máquinas, que são primordiais para o tratamento de pacientes que desenvolvem os sintomas mais graves do Coronavírus, como a falta de ar, foram adquiridas em 2018 pelo Governo do Estado.
Fonte-http://www.serido360.com/

Presidente do Senado solta nota dura contra pronunciamento de Jair Bolsonaro: “País precisa de gestor com responsabilidade”

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o vice-presidente, Antonio Anastasia, divulgaram há pouco nota classificando como “graves” as declarações do presidente Jair Bolsonaro, feitas em cadeia nacional na noite desta terça-feira (24). No pronunciamento à  população, Bolsonaro afirmou que o país deve voltar à normalidade e abandonar o conceito de “terra arrasada”, com reabertura do comércio e das escolas.
“Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao covid-19. Posição que está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). A Nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade”, diz a nota da Presidência do Senado.
Confira a íntegra do comunicado.
Nota à imprensa
“Neste momento grave, o País precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população. Consideramos grave a posição externada pelo presidente da República hoje, em cadeia nacional, de ataque às medidas de contenção ao covid-19. Posição que está na contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS). Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais. A Nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise.”
Davi Alcolumbre, Presidente do Senado
Antônio Anastasia, Vice-presidente do Senado
Fonte: Agência Senado Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Radicalização de Bolsonaro no pronunciamento é a de tentar polarizar e tem como alvo fazer o eleitorado bolsonarista a voltar a sair em defesa do governo


A radicalização do discurso adotada pelo presidente Jair Bolsonaro em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV nesta terça, segundo assessores presidenciais, é a de tentar polarizar o debate no esforço de municiar o eleitorado bolsonarista a voltar a sair em defesa do governo.
Nos últimos dias, segundo relatos feitos à Folha, o núcleo digital da Presidência da República constatou uma desmobilização de perfis de direita nas redes sociais, que passaram a defender menos o presidente de ataques da esquerda.
O encontro que não estava previsto na agenda presidencial e aconteceu no final da tarde e definiu o pronunciamento, fizeram parte dele, além de Carlos Bolsonaro, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Walter Braga Netto (Casa Civil). O senador Flavio Bolsonaro (sem partido-RJ) e o ex-jogador de futebol Paulo César Tinga também estavam presentes.
A avaliação é de que, diante do clima de animosidade, era hora de orientar a militância digital apontando inimigos, no caso os veículos de imprensa e os governos estaduais, mobilizando os eleitores fiéis a responderem às críticas contra a gestão federal.
Além disso, ao criticar o desaquecimento da atividade econômica, o presidente, segundo deputados aliados, tentou criar uma vacina: a de que um eventual aumento do desemprego no futuro não é responsabilidade sua, mas dos governos estaduais que adotaram medidas de contenção.
A estratégia adotada pelo presidente, no entanto, não é consenso no governo. O texto foi feito sem a participação de seus ministros.
Antes da gravação do discurso, de acordo com auxiliares palacianos, alguns integrantes do núcleo militar, cientes de que ele pretendia radicalizar o tom, tentaram dissuadir Bolsonaro.
Para eles, aumentar o clima de conflagração pode ter o resultado oposto ao pretendido: o de fortalecer o discurso dos governos estaduais e o de levar eleitores do presidente a abrirem mão do apoio.​
Desde o início da semana, a cúpula militar vinha tentando moderar o discurso do presidente. Foram eles, por exemplo, que convenceram Bolsonaro a promover videoconferências com governadores em busca de um consenso nacional.
O presidente deixou para esta quarta-feira (25) o último encontro, com os governadores da Região Sudeste, com as presenças de João Doria (São Paulo) e Wilson Witzel (Rio de Janeiro).
Ele conversou na segunda (23) com os gestores de estados do Norte e Nordeste e nesta terça (24) com governos do Centro Oeste e Sudeste.
Nas palavras de um auxiliar presidencial, ao criticá-los de maneira indireta no pronunciamento, Bolsonaro se antecipou a eventuais críticas que possa sofrer de ambos na reunião por conferência.
Com informações da Folha de SP Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Governo do RN renova decreto e bares e restaurantes vão ficar fechados até 2 de abril


As ações governamentais para controle da propagação do coronavírus (sars-cov-2) limitam cada vez mais o acesso de pessoas em locais de grande circulação. Nessa quarta-feira (25), será publicado no Diário Oficial o decreto de número 29.556, editado pelo Governo do RN, com novas determinações de caráter temporário visando garantir a segurança da população do Rio Grande do Norte, principalmente no sentido de proteger profissionais que não podem parar durante o isolamento social, sugerido para todas as pessoas como forma de evitar o contágio da doença Covid-19.
O atual documento determina o fechamento de qualquer loja e atividade comercial que possua sistema artificial de circulação de ar, excetuando-se aquelas destinadas à comercialização de alimentos, medicamentos e de atividades essenciais. Neste caso, os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão adotar medidas de proteção aos seus funcionários e clientes, sendo obrigatória a colocação de anteparo de proteção aos caixas e embaladores e a organização das filas, obedecendo a distância mínima de 1,5 m entre os clientes.
Porém, as empresas obrigadas a fechar para atendimento ao público poderão continuar com funcionamento exclusivamente interno, para fins de vendas por entrega em domicílio. No caso de transporte público, as empresas de transporte coletivo intermunicipal deverão limitar o número de passageiros à quantidade de assentos disponíveis nos ônibus, sendo vedada a redução da frota.
O novo decreto prorroga o fechamento de restaurantes, bares, lanchonetes e similares até o dia 02 de abril, que é a data de vigência para todas as demais orientações nele contidas. Mas no caso dos restaurantes, está assegurado o atendimento para fornecimento de marmitas aos caminhoneiros como medida de garantir o abastecimento para as cidades, porém, determina regras de 1,5 m de distância entre os clientes e é vedada a venda de bebidas alcoólicas. Outra restrição adotada pelo governo estadual é com relação ao número de pessoa em eventos, restrito a no máximo 20 pessoas por reunião.
O texto também esclarece que a proibição de funcionamento de bancos e financeiras não se aplica às lotéricas, considerando que as mesmas são responsáveis pelo abastecimento de dinheiro na maioria dos pequenos municípios, além de ser a fonte de pagamento de programas sociais como o Bolsa Família. No entanto, cada estabelecimento deve ser responsável pela organização das filas, de modo a obedecer a distância mínima de 1,5 m entre os clientes.
Para efeito de controle de visitantes, os hotéis e pousadas devem informar diariamente à Vigilância Sanitária as informações de seus hóspedes, tais como local de origem, data de entrada e previsão de saída. As informações devem ser enviadas, em seus respectivos prazos, à Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, através do e-mail suvisasaudern@gmail.com e telefone (84) 3232-2562.
Quanto aos municípios do Rio Grande do Norte, estes deverão adotar medidas necessárias, no âmbito de suas competências, para prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), tais como determinar às empresas de transporte coletivo a adoção de medidas de limpeza e higienização.
Diariamente, os veículos devem ser higienizados  com utilização de produtos eficazes no combate ao vírus, a exemplo de álcool liquido setenta por cento, solução de água sanitária e outros produtos considerados desinfetantes pela Anvisa. As empresas devem ter afixar cartazes de orientação em locais visíveis, com informações sanitárias e cuidados de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).
Por fim, o novo decreto prorroga os Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) e as licenças e autorizações expedidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), que vencerem nos próximos 30 (trinta) dias, automaticamente até a data de 24 de abril de 2020, como medida de diminuir o fluxo de atendimento de tais órgãos, bem como a necessidade de vistorias externas, devendo ser mantidas todas as condições de funcionamentos já exigidas. Porém, esta medida não é válida para o setor petroleiro ou para autos e licenças vencidas.

Secretários de Saúde do NE dizem estar estarrecidos com discurso de Bolsonaro e dizem que ele vai na contramão de Mandetta

Secretários de Saúde do Nordeste disseram estar estarrecidos com o pronunciamento de Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (24).

Em nota, eles afirmam que o presidente “desfaz todo o esforço e nega todas as recomendações para combate à pandemia do coronavírus”.
Confira a nota:
Não é nosso desejo politizar esse problema. Já temos dificuldades demais pra enfrentar. Não podemos cometer esse erro. Vamos continuar fazendo nosso trabalho. Não nos parece que a posição exposta pelo Presidente seja a do Ministério da Saúde, que tem se conduzido tecnicamente.
 
Percebemos, com espanto, os graves desencontros entre o pronunciamento do Presidente e as diretrizes cotidianas do Ministério da Saúde. Esta fala atrapalha não só o ministro, mas todos nós!
Sabemos que iremos enfrentar uma grave recessão econômica, mas o que nos cabe lidar diretamente é a grave crise sanitária.
Vamos seguir tocando nossas vidas com decisões baseadas em evidências científicas, seguindo exemplos bem sucedidos ao redor do mundo.
A grande maioria dos países do mundo, ocidentais e orientais, já firmaram seu curso no combate ao vírus e é este curso que o Nordeste Brasileiro seguirá.
Que Deus abençoe cada um de nós que pouco temos dormido. Que Deus nos abençoe!”
Painel / FOLHA Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Eletricista se nega a cortar energia durante isolamento e é demitido. Entenda!


Após se recusar a fazer cortes de energia elétrica na casa de clientes em Fortaleza, um funcionário terceirizado da distribuidora de energia do Ceará, a Enel, foi demitido na segunda-feira (23).
Ramiro Roseno Sombra, 27 anos, se opôs a cumprir o serviço devido à situação de emergência e isolamento social no estado por causa do novo coronavírus. “As pessoas nesse momento estão necessitando da energia, não achei justo”, alegou.
Em nota, a Enel confirmou a demissão, mas disse que os contratos terceirizados são gerenciados pelas empresas parceiras e afirmou que o tipo de corte em questão é relativo aos casos em que o próprio cliente solicita o desligamento. O G1 entrou em contato com a empresa para qual o eletricista trabalha, a Sirtec, mas as ligações não foram atendidas.
O ex-funcionário conta que outros três colegas de profissão foram demitidos e mais 16 suspensos por um dia, na segunda, por se recusar a fazer os desligamentos que conforme ele, eram por causa de débitos.
“Recebi 52 cortes, eu e mais 19 motoqueiros, quatro foram demitidos, eu e mais três, e 16 foram suspensos por um dia porque todos eles reivindicaram que não iriam cortar cliente específico porque nesse momento, nesse período, não é cabível cliente ser cortado”, disse. Segundo ele, depois de se negar a fazer o serviço recebeu uma advertência e horas depois foi demitido.
Além dos problemas aos clientes acarretados pela pandemia de coronavírus que atingiu o Ceará, ele argumenta que há risco de os profissionais sofrerem reações violentas da população ao tentar fazer um corte de energia. “É um serviço arriscado”, frisou.