segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Inflação segue em queda, mas população não sente; economista explica

INFLAÇÃO 2Gasolina, pão, eletricidade e passagem de ônibus são apenas alguns dos itens que vem aumentando de preço e pesando no bolso da população. As notícias anunciadas pelo governo são sempre de melhorias na economia, que a inflação está em queda livre, no entanto não é o que o consumidor tem encontrado no seu dia-a-dia, e os aumentos diários nas últimas semanas começam a assustar a população, que se vê refém de preços que não baixam.
Mesmo com as notícias sobre aumentos diários, o governo sustenta que a economia vai bem e algumas notícias são realmente boas, mas muito longe do esperado.
É o caso do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que em julho deste ano, no acumulado em 12 meses, teve a menor taxa desde 1999, que foi de 2,71%.
Segundo o economista, Luiz Maia, esta percepção da população de que as notícias boas não são sentidas no bolso é comum, e afirma que há uma dispersão no cálculo do IPCA.
“Esta percepção é muito comum, a verdade é que o IPCA, é chamado de amplo porque ele pesquisa hábitos de consumo de famílias e de condições sócio-econômicas completamente distintas. São mais de 10 mil produtos verificados em milhares de pontos de venda em todos os lugares do Brasil, então existe uma grande dispersão, tanto de hábitos de consumo, de cestas particulares, de bens consumidos pelo individuo A ou indivíduo B, quanto também de pontos de venda”, explicou.
Ele explica como isso acontece.”Se você fizer um experimento e sair de casa e fizer a mesma compra das mesmas marcas em três supermercados diferentes, você vai encontrar uma dispersão ai de 15, 20, talvez até 30% no valor total da compra. Então em uma economia como a nossa , em que a gente conviveu durante muitos anos com inflação elevada, muitos vendedores tem a atitude de precificar de maneira oportunista os seus bens, de modo que se você for em um supermercado de bairro, você vai ver certos bens sendo precificados de maneira mais agressiva e outros mais barateados para atrair aquela clientela, e se você for em um supermercado desses tradicionais, você vai ver um comportamento completamente distinto”, afirmou o economista.
De acordo com Luiz, a percepção que a população tem da inflação é distinta do conceito de inflação média.
“Então a percepção nossa da inflação, geralmente é muito distinta da inflação média. Isso quer dizer que o índice na verdade não expressa a inflação de ninguém, mas expressa a inflação de uma média, de um indivíduo teórico, que não existe. De toda forma se a pessoa quiser saber, o índice de inflação mais próximo das famílias de baixa renda, o INPC, que é um índice de preços ao consumidor que também é calculado pelo IBGE, e aí ele foca em famílias com rendas muito mais baixas, eu acho que se não me engano de um até cinco salários mínimos, ai você vai ver alguma diferença, mas mesmo assim talvez não tão grande”, explicou.
No entanto, acrescenta que esta é realmente uma realidade comum. “Mas de toda forma é uma realidade muito comum, sempre encontrada pelas pessoas que confundem uma média, com um valor que elas vão observar pessoalmente”, finalizou.
De acordo com a economista Márcia Azevedo, esse aumentos em áreas variadas tem uma explicação. A exemplo do aumento do gás de cozinha, que tem reflexo direto no aumento do custo de alimentação em restaurantes.
“A inflação depende de uma média de preços, ela não depende de um preço isolado, o que eu quero dizer é que existem preços que influenciam outros preços, á exemplo da gasolina e do gás de cozinha. Por exemplo, o aumento do gás de cozinha vai aumentar o custo de alimentação em restaurantes. O aumento do preço da gasolina vai aumentar o preço do transporte público”, disse Márcia.
Segundo a economista, a inflação tem baixado em decorrência da redução do consumo de bens, no entanto outros bens não reduzem como é o caso da gasolina.
“Como nós estamos vivendo ainda um período de recessão que é queda do emprego dentro da economia e a inflação se reduz porque os consumidores reduzem o consumo de todos os bens, mas existem alguns bens que não podem reduzir”, explicou.
E acrescentou que a solução para o consumidor é tentar reduzir o consumo em outras á reas que não sejam estas que não é possível reduzir.
“Apesar de no Brasil a gente estar tendo uma redução da taxa de inflação, no acumulado este ano a taxa de inflação ela está em 1,62% e este é o menor índice para o mês de agosto desde a implantação do plano real, apesar disso, os preços mais importantes, como por exemplo o combustível, continuam elevados. A solução para o consumidor é reduzir consumo em outras áreas”, finalizou.
Inflação pesa no bolsa na população
No Brasil, os constantes aumentos de preços são sentidos diretamente nas contas e planejamentos da população. O advogado Renan Castro, vê com um olhar de indignação o que acontece no país. Na opinião dele, as mudanças no governo acontecem, mas o custo de vida no Brasil continua sendo muito alto.
“Na minha opinião o Brasil não possui uma economia firme. Apesar do governo nos prometer melhoras, nós não sentimos no bolso a diferença. O custo de vida é bem alto, sai governo, entra governo e nada muda”, disse.
Segundo ele, o país tem um bom potencial para ter uma economia estável, mas o que se observa é que os preços só continuam aumentando.
“Dizem que a inflação caiu, que vai cair mas continuamos pagando preços altos por gasolina, alimentos, no transporte público e até então ninguém explica qual o motivo. E em um país como o nosso que pagamos altos e vários impostos, que é auto-suficiente em algumas matérias primas, que é um grande exportador, ficamos sem entender a causa de isso tudo”, afirmou o advogado.
O empresário João Angeloni, que é um consumidor de combustível, assim como boa parte da população brasileira, tenta sempre ser otimista, no entanto segundo ele, hoje em dia a situação anda preocupante, principalmente com tantos aumentos nos preços de combustíveis.
“Eu procuro ter uma visão otimista das coisas, mas hoje em dia está meio complicado manter esse pensamento. Por mais que a inflação atual esteja estável e consideravelmente baixa, nós estamos sofrendo muito com o preço dos combustíveis que está elevado pelo aumento de impostos implementado pelo governo, o que nos atinge diretamente porque o transporte de alimentos e de bens de consumo no Brasil é feito quase que exclusivamente por caminhões, que dependem dos combustíveis para rodar”, disse.
E acrescentou que espera que as notícias futuras sejam melhores, para que no ano que vem o país possa ter uma reação.
“Eu vejo que a economia começar a dar alguns sinais de melhora, mas de forma muito lenta e acanhada pois a confiança da população e dos empresários está baixa. Espero que até o fim do ano as coisas melhorem e a economia dê uma guinada para que chegue no próximo ano com poder de reação”, destacou.
Fontr- http://glaucialima.com

Nem te conto...! Ler mão é coisa do passado. A bola da vez agora é o bumbum, que pode revelar o futuro


Hum...! Que coisa...! Dizendo assim quae ninguém acredita ,mas os Videntes prometem conseguir saber o destino dos clientes analisando os seus  bumbuns. A rumpologia (rump é nádega em inglês) usa essa parte do corpo para prever o que irá acontecer. Um desses profissionais especializados é Sandra Amos, 58 anos, que vive no Reino Unido. Uma repórter da revista Soho participou de uma sessão com ela e contou a experiência.
Fonte-http://www.walterbatista.com.br/

Governo do RN afirma que pagamento de aposentados e pensionistas será normalizado nesta segunda


Governo do estado esclarece que em virtude de problemas técnicos, que já foram solucionados, o pagamento dos aposentados e pensionistas, que estava previsto para ontem (14), será realizado nesta segunda-feira (16). O restante dos funcionários que recebem Entre 2.000 e 3000 reais receberam ontem normalmente.

Fonte- http://www.robsonpiresxerife.com/

Rumo a 2018...! Cláudio Santos conversa com vereadores do PMN de Mossoró


Hum...! O futuro já começou...! O desembargador Cláudio Santos tomou café da manhã nesta sexta-feira (13/10), na Padaria Mercatto, com 2 vereadores do PMN de Mossoró(RN): Rondinelli Carlos e Genilson Alves. Também estava no café o vice-presidente Estadual da legenda, Nicodemos Fernandes.Verdades postas na mesa, conversa sobre 2018.Em tempo: O desembargado Cláudio Santos deverá se filiar ao Avante, antigo PTdoB. Aqui no RN, a legenda era comandada pela ex-governadora Wilma de Faria. O desembargador tem mantido boas conversas com o novo comando da sigla no Rio Grande do Norte.
Fonte-www.walterbatista.com.br

São Gonçalo festeja santificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu


Assistindo direto do Vaticano, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu, ou até mesmo em seus lares, o fato é que este domingo, dia 15 de outubro de 2017, marca para sempre a vida do são-gonçalense. Com 28 dos 30 mártires norte-rio-grandenses canonizados pelo Papa Francisco, em Santa Missa na Praça São Pedro, no Vaticano, São Gonçalo do Amarante acaba de passar por um divisor de águas no seu curso religioso, econômico e social.
“Quero mandar um abraço a todos os amigos são-gonçalenses e dizer que é uma emoção profunda estar aqui representando nossa cidade. Quero agradecer a Deus por estarmos aqui neste grande momento de paz e de fé, e dizer que a paz recaia sobre todos os norte-rio-grandenses, em especial nosso são-gonçalense”, disse o prefeito Paulo Emídio, ao final da cerimônia no Vaticano, ainda emocionado. Palavras complementadas pela primeira-dama, Tereza Maia. “Agradeço a Deus estar aqui neste momento festivo, cultural e social”.
A deputada federal, médica Zenaide Maia também descreveu seu sentimento. “É impossível não se emocionar, como cristã, e vivenciar o que estamos vivendo hoje. O fato de 30 norte-rio-grandenses terem virado santos é motivo de júbilo. Esse mártires deram exemplo de fé e coragem. Nós precisamos muito disso para insistir, persistir e nunca desistir”, refletiu. Seu marido, o ex-prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, destacou que os primeiros mártires santos do Brasil foram representados preponderantemente por norte-rio-grandenses. “Quero dizer ao nosso Rio Grande do Norte que o Brasil foi representado pelos papa-jerimuns. Quero parabenizar o povo de São Gonçalo e do Rio Grande do Norte”.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Campanha na internet terá papel central na próxima disputa presidencial


O futuro aponta para eleições com menos comícios, carreatas e panfletagens —  e cada vez mais aparições de candidatos nos perfis dos eleitores nas redes sociais. A menos de um ano da próxima disputa presidencial, a sociedade se prepara para um embate em que a internet terá um papel central, apesar da aparente dificuldade que os órgãos fiscalizadores terão com essa nova realidade.
 Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

A fila andou...! Rômulo Neto, já tem um novo amore pra chamar de seu


Rômulo Neto em clima de romance com morena no Rio de Janeiro (Foto: Dilson Silva/AgNews)
Hum...! A fila andou mesmo...! Pois é, o ator tudo de bom.com, Rômulo Neto, parece já ter ocupado o seu coração. O gato moreno , que estava solteiro desde o término do seu relacionamento com a atriz Cléo Pires, foi clicado trocando carícias com uma linda morena, na madrugada e na tarde deste sábado (14/10), no Rio de Janeiro(RJ). Nas primeiras fotos, o ator aparece em um bar com a moça e a beijando em seguida. Mais tarde, a cena de romance se repetiu na Praia de São Conrado, na Zona Sul carioca. Em conversa com QUEM no Rock in Rio, o bonitão disse que não estava a fim de paquera no festival. "Nem vim pensando nisso. Pensei nos amigos, mesmo", declarou ele.
Rômulo Neto em clima de romance com morena no Rio de Janeiro (Foto: Dilson Silva/AgNews)
Rômulo Neto em clima de romance com morena no Rio de Janeiro (Foto: Dilson Silva/AgNews)
Rômulo Neto em clima de romance com morena no Rio de Janeiro (Foto: Dilson Silva/AgNews)
Fotos: AgNews Fonte-http://www.walterbatista.com.br/

Empresas se preparam para mudanças de mais de 100 pontos na CLT


Daqui a menos de um mês, mais especificamente em 11 de novembro, as novas regras trabalhistas começam a valer. Sancionadas pelo presidente Michel Temer há quatro meses, as alterações ainda geram dúvidas tanto aos trabalhadores quanto aos empresários.
A principal costuma ser o que vale desde já e o que ficará para depois. Para entender melhor o que muda com a reformulação dos mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e como aplicar as novidades da melhor forma possível, as empresas têm investido em palestras, consultoria jurídica e seminários com especialistas.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Muito tudo...! “Troco fraldas, faço tudo”, diz Dalton Vigh, pai de gêmeos aos 51 anos


Resultado de imagem para Dalton Vigh
Hum...! Muito tudo...! O ator tudo de bom.com Dalton Vigh,  vai interpretar um político candidato a governador no filme A divisão, coproduzido pelo Multishow. O longa-metragem, que vai virar série no canal, remete ao surgimento da Divisão Antissequestro nos anos 1990, quando o crime começou a dominar os noticiários no Brasil. “Meu personagem tem a filha sequestrada. Fiquei pensando muito em como construir este papel, sentir as emoções de um cara numa situação dessas. Quando você tem filhos, essas preocupações pesam muito”, conta o galã, que só foi pai no ano passado, aos 51 anos, dos gêmeos David e Arthur. “Fico feliz que tive este último ano todo para ficar com eles, acompanhar a rotina. Troco fraldas e ajudo em tudo.”
Fonte-http://www.walterbatista.com.br/2017/10/muito-tudo-troco-fraldas-faco-tudo-diz.html

Uso de smartphones a noite pode prejudicar cérebro em desenvolvimento

Não faz muito tempo, o que deixava as crianças insones era o medo de monstros debaixo da cama. Hoje, a ameaça é outra, e quem fica assombrado, na verdade, são os pais. O uso de smartphones e tablets está roubando um tempo precioso do sono de meninos e meninas.
Justamente eles, que precisam dormir mais que os adultos, pois o cérebro está em pleno desenvolvimento. As consequências são muitas e negativas: faltas na escola, queda nas notas, dificuldade de concentração e memorização, entre outras. Sem falar em impactos mais graves, como aumento do risco de pensamentos suicidas, no caso dos adolescentes.
“Muitas crianças não estão tendo a quantidade de sono que acreditamos ser saudável, e sabemos que dormir menos do que o necessário tem impactos negativos sobre muitos aspectos acadêmicos e físicos. Precisamos levar o sono mais a sério e, do ponto da saúde pública, temos de disseminar a ideia de que, da mesma forma que sabemos que crianças não devem fumar e precisam de uma boa alimentação, dormir é parte de um estilo de vida saudável”, afirma a psicóloga Anna Weighall, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Leeds, no Reino Unido. Há três dias, ela apresentou, na conferência anual da Sociedade Britânica do Sono, os resultados de uma pesquisa que comprova o que diz.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/