quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Novo alerta: chuvas com “perigo potencial” atingirão 73 cidades do RN









O Instituto Nacional de Meteorologia publicou um novo alerta de chuvas intensas com perigo potencial para 73 cidades do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (22). O aviso é válido das 10h05 da manhã de hoje (22) às 10h da manhã desta quinta-feira (23).
No alerta é informado que haverá chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Morre o dono da Cachaça Pitú

Faleceu aos 91 anos, nesta quarta-feira (22), Aluísio Ferrer de Morais, um dos diretores do Engarrafamento Pitú e filho do sócio-fundador da empresa, Severino Ferrer de Morais.
Ele estava internado há um ano no Hospital Português, no Recife, e apresentava um quadro de complicações pulmonares.

NOTICIAS DE JARDIM DO SERIDÓ.APENAS 04 municípios do RN atingiram índice máximo de EFETIVIDADE EM TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL.


JARDIM DO SERIDÓ É UM DELES!

Através de uma gestão altamente seria e técnica, embasada na responsabilidade e compromisso com o bem público, Jardim do Seridó se destaca no cenário potiguar no critério TRANSPARÊNCIA.

  Dados de uma pesquisa da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN) apontou que Jardim do Seridó íntegra o quadro das quatro (04) cidades no Rio Grande do Norte que obtiveram nota máxima no Índice de Efetividade da Transparência Municipal.

 Jardim do Seridó atingiu a nota máxima (A+ = Altamente efetiva), atendendo todos os parâmetros fiscalizados: planejamento; cotas; despesa; receita; licitação e comunicação.

Confira esse resultado através do site:
 http://www.tce.rn.gov.br/Ouvidoria/TransparenciaApresentacao

Sacolas de compras que não poluem os oceanos serão vendidas no Japão


spagora.com_800_0Uma empresa com sede no oeste do Japão desenvolveu sacolas de compras que não poluem os oceanos. A Fukusuke Kogyo, da província de Ehime, juntamente com pesquisadores da Universidade de Gunma, desenvolveram sacolas feitas de resinas de cana-de-açúcar e milho. Se as sacolas chegarem ao oceano, bactérias marinhas podem decompor mais de 90% de seu material em 180 dias.
No início desta semana, o governo chinês anunciou nova medida para combater a poluição. O país quer que as maiores cidades fiquem sem sacos de plástico descartável até o fim deste ano. Os sacos de plástico vão ser proibidos nas principais cidades chinesas até o fim de 2020 e, até 2022, a medida vai se estender a todas as cidades e vilas. A China é o maior fabricante de plástico do mundo, produzindo cerca de 29% dos produtos de plástico.

Possível furto de peças na rede de alta tenção matou dois suspeitos e causou apagão no RN


A queda de oito torres da linha de transmissão Açu III – João Câmara III, no Rio Grande do Norte, provocou a interrupção de distribuição de energia em Natal e Recife na noite desta terça-feira (21), segundo o Operador Nacional Do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a empresa Cymi do Brasil, responsável pela linha de transmissão, o tombamento ocorreu durante tentativa de furto de peças. Dois suspeitos morreram.
A Polícia Civil informou que os homens morreram após cair de uma torre de transmissão de alta tensão de energia enquanto tentavam roubar peças em Ipanguaçu, no Oeste potiguar. De acordo com os investigadores, ferramentas foram encontradas ao lado dos corpos dos dois homens.
MAIS >

De Jardim do Seridó vem um exemplo de superação de uma aluna deficiente visual que sempre estudou em “Escola Pública”e de uma professora que “Ama a Profissão”



A  aluna Vitória Nayane do Nascimento Santos, 18 anos, sempre estudou em escolas públicas de Jardim do Seridó, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A estudante é Deficiente Visual (DV) e iniciou sua vida estudantil na Escola Municipal Calpúrnia Caldas de Amorim, instituição pioneira na Educação Inclusiva na referida cidade, sendo a primeira a implantar Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), disponibilizando duas professoras em horários distintos.
A Escola firma um compromisso com uma Educação de qualidade e inclusiva, entendendo que os professores e a gestão, ao receber alunos com qualquer tipo de deficiência, precisam planejar sua proposta pedagógica de forma a assegurar os direitos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Brasil, 1996), usando estratégias que amenizem ou erradiquem os obstáculos impostos pelas suas limitações, visando sua plena participação na vida escolar e comunitária. No caso do aluno com deficiência visual (cego), existem alguns recursos que são muito úteis para a aquisição do conhecimento acadêmico, entre eles: o braile para leitura e escrita e o soroban para cálculos matemáticos.
A equipe do colégio abraçou a causa, empenhando-se incansavelmente. Apresentando em seu corpo docente profissionais com conhecimentos básicos em braile e duas professoras com capacitação em educação especial, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ana Cristina Medeiros e Maria Márcia Araújo), onde acompanharam a aluna durante todo o Ensino Fundamental. Ressalta-se ainda a ajuda do Instituto de Cegos de Natal, local frequentado duas vezes por semana pela estudante.
O material utilizado pela aluna: Nayane, era totalmente produzido na sala de AEE – chamada de Sala de Produção, tendo em vista que o Ministério da Educação (MEC) não disponibilizava de livros didáticos adaptados para o seu tipo de deficiência. O conteúdo era escrito, pela estudante, em uma máquina de escrever em braile e transcrito para o português pelas duas professoras capacitadas. Da mesma forma, eram realizados materiais, como: mapas, gráficos e planilhas em alto relevo. A sala de AEE era toda equipada com Soroban, impressora em Braile, scanner e calculadora com voz, globo terrestre em alto relevo, sistema de Ensino Dosvox, Braile fácil, sendo esses sistemas operacionais que permitem que pessoas cegas utilizem o computador.
Após o término do ensino fundamental, a aluna iniciou seu Ensino médio em outra escola pública, Estadual de Jardim do Seridó, o CEFE (Centro Educacional Felinto elísio). A Escola também tem Sala de AEE, onde a professora atuante é Ana Cristina M. de A. Silva, a mesma do município. E isso, tornou tudo mais fácil, além da metodologia ter sido implantada pelo CEFE, a Escola Calpúrnia emprestou, todo material necessário para Sala de AEE da Escola Estadual e, com isso o CEFE pôde dar continuidade ao processo educativo correto da aluna. Nayane teve o mesmo acompanhamento da sua professora que a atendia desde a Educação Infantil, com conhecimento em braile e teve todo seu material adaptado e confeccionado em alto relevo, apesar da nova escola só ter uma professora com conhecimento em Braile e, ter outros alunos para atender. Inclusive, sempre participou de Olimpíadas de Matemática, física e Português.
“Falar sobre a aluna Vitória Nayane, passa um filme pela minha cabeça, pois foram 12 anos de convivência diária de, muitas lutas, estudos, conhecimentos, ensinamentos e, acima de tudo, aprendizagens. Porque, a minha aluna sempre foi muito esforçada,
dedicada, inteligente e muito disciplinada. Por isso, a mesma obteve um bom resultado em sua redação do ENEM. Muitas vezes, tenho convicção de que, aprendi mais do que ensinei e, juntas formamos um elo muito forte de uma amizade verdadeira e até mesmo uma ligação entre mãe e filha. Por isso, me comprometi com ela, na sua colação de grau do Ensino Médio de que, irei dar continuidade a seu acompanhamento e ajuda durante sua faculdade e, juntas iremos comemorar mais uma vez sua superação e mais uma vitória em sua vida que, será sua graduação em psicologia. Costumo dizer que, ser Professora de educação Especial é uma benção de Deus em minha vida, AMO minha função. Portanto, aproveito a oportunidade para parabenizar todos os pais, mães e vovós especiais (como eu) que, com certeza, fomos escolhidos pelo nosso criador para essa linda missão que é, a de cuidar de verdadeiros ANJOS sem asas aqui na terra “. Declarou a professora Ana Cristina.
Fonte-chicogregorio.com.b

Prefeitura realizou abertura da 20ª Copa Jardinense de Blocos em Jardim do Seridó

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 20 de janeiro, a abertura da 20ª edição da Copa Jardinense de Blocos em Jardim do Seridó.
Considerado um dos tradicionais e maiores campeonatos da região do Seridó, a competição que este ano completa 20 anos de existência contará com cerca de 400 atletas do município distribuídas nas modalidades Futsal Sub 11 Masculino, Futsal Sub 14 Masculino, Futsal Aberto Masculino, Futsal Master 40, Futsal Sub 18 Feminino, Vôlei de quadra Masculino, Vôlei de quadra Feminino, Vôlei de areia e Futevôlei.
A abertura do evento contou com o passeio da Tocha Jardim pelas ruas de Jardim do Seridó, saindo do Posto Laís XIII em direção ao Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia, sendo levada por pessoas atletas e não atletas do nosso município.
Logo após a chegada da Tocha Jardim ao ginásio, um evento solene aconteceu, com a presença do prefeito Amazan Silva, acompanhado do Secretário de Esportes, Ozires Neto, do representante da Câmara de Vereadores Alcides Petrópolis, demais vereadores e secretários municipais que declararam aberta a competição.
A Banda de música Euterpe Jardinense esteve presente tocando as tradicionais músicas de carnaval, animando o evento.
A primeira partida contou com o confronto entre as equipes do Futsal Pk Juntos versus Athlético Esquina, onde proporcionaram um verdadeiro espetáculo de bons lances e empolgação da torcida.

Reunião confirma inverno para o RN


Fonte-Robson Pires
Uma nova reunião climática realizada durante toda esta terça-feira (21) confirmou a previsão de chuvas de fevereiro a maio com características  normal e até acima do normal para o Rio Grande do Norte neste ano. A previsão está de acordo com a análise feita na semana passada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
O encontro, por videoconferência com meteorologistas, pesquisadores e especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aconteceu durante todo o dia e o Chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, repercutiu o assunto.
“O que foi apresentado na Funceme é que eles apresentaram mais modelos e deu para constatar claramente que, 99% dos modelos mostravam aquilo que nós definimos: a chuva no Nordeste de fevereiro a maio deverá ficar de normal a acima do normal”, aponta Gilmar.
O Estado já vem registrando boas chuvas nos primeiros dias de 2020. Dados da Emparn mostram que, até o dia 15 de janeiro, o número de precipitações registradas no Estado foi 104,4% maior que o mesmo período do ano passado.
TN

Regina Duarte vai ter R$ 2 bilhões para gastar

Fonte-Robson Pires

Regina Duarte vai ter 2 bilhões de reais para gastar em 2020.
“O valor inclui”, diz a Época, “189 milhões de reais da Secretaria, 404 milhões de reais para o Fundo Nacional da Cultura, 245 milhões de reais do Iphan e 130 milhões de reais do Instituto Brasileiro de Museus”.
Os artistas PETISTAS estão se babando.

“Se Parar Eu Caio2020” vem com Frevo do Xico, o furacão Marcia Freire e Banda Rojão abrindo o Carnaval de Natal dia 18 de fevereiro


Fonte-Robson Pires,
Natal, 22 de janeiro de 2020 – Dada a largada para a 6ª edição do bloco “Se Parar Eu Caio”, com as vendas do lote de abertura ao preço de R$ 70,00 na Aerotur (Rua Apodi, 583 – Tirol, 3220-2999)
A Construtora Hazbun apresenta o bloco “Se Parar Eu Caio 2020”, abrindo o Carnaval de Natal na terça-feira (18) de fevereiro. A concentração do bloco será a partir das 17h, no Largo do Atheneu, com apresentação de Leandro Homem e banda. O trio pranchão com o Frevo do Xico levará os foliões pelas ruas do bairro de Petrópolis até o Clube de Radioamadores para os shows de Márcia Freire e Banda Rojão.
Márcia Freire foi vocalista durante 13 anos da banda Cheiro de Amor. Emplacou diversas músicas na banda entre elas: “Auê”, “Rebentão”, “Canto ao Pescador”, “É O Ouro”, “Doce Obsessão”, “Lero-Lero”, “Pureza da Paixão”, “Vermelho”, o Hino do bloco Caju do Carnatal, entre outras.
“Este será o sexto ano fazendo as prévias no carnaval de Natal. Nossa proposta é fazer a folia de rua e sempre encerrar com um grande baile de Carnaval”, diz Cláudio Porpino, um dos coordenadores do bloco, enfatizando que a população é convidada a colocar a fantasia e brincar no “Se Parar Eu Caio!”.
“Nossa camisa limita apenas o acesso ao Clube de Radioamadores. Na rua a interação é total”, convida Cláudio Porpino.

Cientistas descobrem célula que poderá tratar todos os tipos de câncer


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, encontrou um novo tipo da “Célula T” – responsável pela defesa do organismo contra ameaças desconhecidas, como vírus e bactérias – que poderá atacar e destruir a grande maioria dos tipos de câncer.
A descoberta foi publicada na revista científica Nature Immunology e ainda não foi testada em doentes. Contudo, os investigadores acreditam que, embora o trabalho ainda esteja em estágio inicial, a descoberta tem “enorme potencial”, diz a BBC.
Os cientistas encontraram uma célula no sangue das pessoas que pode avaliar se existe uma ameaça a ser eliminada. Essa nova célula imune suporta um receptor que age como um gancho, que se agarra à maioria dos cânceres ao mesmo tempo que ignora as células saudáveis.
Andrew Sewell, responsável pelo estudo, afirma que é “altamente incomum” encontrar uma célula com potencialidades terapêuticas assim tão vastas no combate ao câncer e que a descoberta aumenta a perspectiva de criar uma “terapia universal”.
“A nossa descoberta aumenta a perspectiva para os tratamentos contra o câncer. Esse tipo de célula pode ser capaz de destruir muitos tipos diferentes da doença. Antes, ninguém achava que isso fosse possível. Essa foi uma descoberta acidental, ninguém sabia que essa célula existia”, contou Sewell ao The Telegraph.
A equipe de investigadores descobriu que o novo tipo de célula T pode encontrar e matar grande diversidade de células cancerígenas, incluindo as presentes no câncer de pulmão, pele, sangue, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero.
Embora o processo como a célula ataca outras células ainda não seja compreendido, os cientistas acreditam que o receptor das células T interage com uma molécula, chamada MR1, que existe na superfície de todas as células do corpo humano.
“Somos os primeiros a descrever uma célula T que se encontra com a MR1 nas células cancerígenas. Isso nunca foi feito antes”, afirmou Gary Dolton, que participa da investigação, em entrevista à BBC.
Agência Brasil

BOM INVERNO: Reunião confirma inverno chuvoso para o RN


Uma nova reunião climática realizada durante toda esta terça-feira (21) confirmou a previsão de chuvas de fevereiro a maio com características  normal e até acima do normal para o Rio Grande do Norte neste ano. A previsão está de acordo com a análise feita na semana passada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
O encontro, por videoconferência com meteorologistas, pesquisadores e especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aconteceu durante todo o dia e o Chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, repercutiu o assunto.
“O que foi apresentado na Funceme é que eles apresentaram mais modelos e deu para constatar claramente que, 99% dos modelos mostravam aquilo que nós definimos: a chuva no Nordeste de fevereiro a maio deverá ficar de normal a acima do normal”, aponta Gilmar.
O Estado já vem registrando boas chuvas nos primeiros dias de 2020. Dados da Emparn mostram que, até o dia 15 de janeiro, o número de precipitações registradas no Estado foi 104,4% maior que o mesmo período do ano passado.
TRIBUNA DO NORTE

AI PAPAI: Gretchen diz que Carlos Bolsonaro é apaixonado pelo filho, Thammy: ‘Doido para entrar na família’


Gretchen, 60, não deixa passar nenhum desaforo. Nesta terça-feira (21), a cantora usou seu perifl em uma rede social para mandar um novo recado ao vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Ela afirmou que o político é apaixonado pelo filho, Thammy Miranda.
“É incrível como você é apaixonado pelo meu filho. Está doido para entrar na nossa família. Mas meus filhos homens estão todos casados. Só lamento”, escreveu a artista, em resposta a foto publicada de Thammy no perfil de Carlos Bolsonaro.
De volta ao Brasil –a cantora se divorciou do marido, Carlos Marques, com quem vivia em Portugal–, Gretchen também disse a Carlos que deseja fazer um encontro tête-à-tête. “E agora, Carlos Bolsonaro,
vamos de tête-à-tête? Estou no Brasil baby. Agora é comigo mesmo!”, questionou.
Essa não foi a primeira vez que Gretchem mencionou o vereador. Recentemente, o filho de Jair Bolsonaro replicou uma foto do parto de Bento, filho de Thammy Miranda e Andressa Ferreira, que nasceu no início deste ano. Junto da imagem ele escreveu a legenda: “Felicidades para você e sua família, irmão”.
A cantora respondeu ao vereador com um comentário: “Você realmente não tem um pingo de senso nem noção de onde pisa. Se ele não te processar, processo eu que sou mãe dele.” Ela ainda completou dizendo que o político precisa da imagem do filho para fazer “gracinha na internet.”
“Qual foi o objetivo desse post ridículo na sua página? Você precisa da imagem do meu filho para fazer gracinha na internet, né? Queria poder assumir a sua posição e não pode. Triste né”, escreveu no Twitter.
Depois da discussão, Carlos apagou a legenda da publicação, mas manteve a foto de Thammy.
F5 / FOLHA /Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Caicoense é preso pela Polícia Militar de Jardim do Seridó e confessa assalto a comércio


Policiais militares de Jardim do Seridó agiram rápido e prendeu o acusado pelo roubo contra a Carolina Presentes, ocorrido nesta terça-feira (21) no centro da cidade.
De acordo com o delegado Rafael Câmara, as prisões e a elucidação do crime se deu graças a denúncias anônimas e a filmagens de câmeras de estabelecimentos próximos ao alvo dos ladrões.

O único suspeito a ser preso pela Polícia Militar estava apenas com um aparelho celular e pequena quantia em dinheiro. Porém depois de diligencias realizadas pela Polícia Civil todo o material levado do estabelecimento foi localizado e recuperado.

Ex-vereador acusado de torrar sem explicação 145 mil reais do fundo partidário/PSL vira motorista de Uber


Um vereador de Belo Horizonte, que ocupou o cargo por duas décadas, hoje está trabalhando como motorista de Uber, segundo ele, como “terapia” e para ter renda extra.
Moamed Rachid (PTB) está sem cargo público desde 2012. Em 2018, tentou se eleger deputado estadual por Minas Gerais, mas acabou se envolvendo em uma polêmica.
Ele recebeu R$ 250 mil do fundo partidário do PSC para sua campanha. Obteve 707 votos e não se elegeu.

Apagão atinge cidades do RN


Apagão deixou várias cidades do Rio Grande do Norte sem energia elétrica na noite desta terça feira, 21 de janeiro, 2020.
Há relatos do problema em Goianinha, Extremoz, São Gonçalo, Natal, Parnamirim, São Paulo do Potengi, Acari e até na PB.
O problema já foi identificado, contudo, a Cosern não deu detalhes sobre a falha, que segundo relatos, atingiu o RN e a PB.