quinta-feira, 21 de julho de 2016

Transposição, adutoras e barragem darão fim à seca no RN, diz secretário

A transposição das águas do rio São Francisco, a construção da barragem de Oiticica e a inauguração dos dois subsistemas da Adutora Alto Oeste darão fim à seca no Rio Grande do Norte.
A opinião é do titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França. Contudo, segundo ele, apenas as adutoras devem começar a operar ainda este ano. Enquanto os projetos não são concluídos, o estado segue enfrentando a estiagem mais severa de sua história.
Desde 2011 que o sertanejo potiguar sofre com a falta de boas precipitações. Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência por causa da escassez de água. Atualmente, 14 cidades estão em colapso e 77 desenvolveram sistemas de rodízio para o abastecimento da população.
As chuvas que caíram no início do ano renovaram os ânimos, mas não cerraram as angústias. Mudanças, só na paisagem. A água transformou o cenário acinzentado em um verde exuberante, a chamada ‘seca verde’. Comum no semiárido nordestino, o fenômeno caracteriza-se pela vistosidade da vegetação, apesar de um período longo sem água. Porém, foi só isso. A estiagem segue implacável. Impiedosa, ela castiga e mata. “O sofrimento do homem do campo tem que acabar. Precisa acabar. O governo está ciente do seu papel e está trabalhando para dar fim a este problema, que é secular”, afirmou Mairton.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Amazan teve encontro com moradores do sítio Recanto

O pré-candidato a prefeito Amazan, e a pré-candidata a vice Aninha, estiveram na noite desta quarta-feira, 20 de julho, na comunidade Recanto, zona rural de Jardim do Seridó, a convite dos moradores para uma conversa onde foi discutido os problemas da comunidade. As reivindicações foram anotadas e serão incluídas na elaboração do seu plano de governo que tem a participação direta do povo.
“A falta de infraestrutura e de bons serviços em educação, saúde e abastecimento são as maiores reclamações dos cidadãos mais humildes da zona rural da nossa cidade. Nós temos a consciência de que a situação não pode continuar da forma como está. Ouvimos as pessoas, recebemos ideias e sugestões que farão parte do nosso plano de governo, e, em breve, vamos  apresentar nosso projeto ao povo de Jardim do Seridó”, disse Amazan.
Dando sequência às conversas, nesta quinta-feira (21), o encontro será com os moradores do bairro Ana Cunha, às 19h.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Bom demais...! Governo Robinson Faria lança a amanhã o Vale-livro, em Natal/RN.


Hum...! Bom demais...! O governo Robinson Faria,  lança amanha, sexta-feira, dia  (22/07),  a edição edição 2016 do Programa Vale-Livro, por meio da Secretaria de Educação (Seec), com a proposta de democratizar o acesso ao livro e oferecer mais opções de leitura aos alunos da rede estadual de ensino. O evento será as 10:00 hs, no auditório da Governadoria, Centro Administrativo, eem Natal(RN). Quase 1 milhão de Vale-livros,  será distribuído aos caixas escolares,  para compra de cerca de 100 mil exemplares literários em feiras de livros e de quadrinhos em Natal(RN) e Mossoró(RN), beneficiando mais de 250 mil alunos do RN. Os livros serão adquiridos pelas próprias escolas e destinados aos acervos das bibliotecas de cada unidade. Neste ano, foi estabelecido pela Seec que 40% dos recursos disponibilizados,  devem ser investidos em livros de autores potiguares, valorizando a cadeia produtiva e criativa do estado. Só em  Natal, 325 escolas farão a compra dos livros na feira,  que será realizada no espaço da Cidade da Criança, no bairro  Tirol, de 6 a 9 de outubro, contemplando mais de 150 mil alunos. Já em Mossoró(RN), a feira acontece de 17 a 22 de agosto, nas dependências do Expocenter, atendendo 268 escolas e cerca de 100 mil estudantes.
Fonte-http://www.walterbatista.com.br/2016/07/bom-demais-governo-robinson-faria-lanca.html