quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Veja 10 motivos para beber leite todos os dias

O leite é um alimento com um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. De acordo com a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, o teor de água do leite é de 90%, e a diluição desses nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional da bebida seja melhor do que os nutrientes isolados. "Um dos motivos que a recomendação do cálcio diário seja dada por meio do leite é porque toda essa composição facilita a absorção do cálcio pelo organismo", informa Ana Beatriz.

Ainda segundo a nutricionista, adequar a quantidade de três porções de cálcio diárias recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, pode trazer benefícios à sua saúde. Por isso, segue uma dezena de bons motivos para beber leite:

1) Leite ajuda a emagrecer - o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

2) Leite hidrata - o leite é constituído por 90% de água e também eletrólitos. Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.

3) Leite ajuda no controle da diabetes - Estudos recentes mostram que o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite, pode afetar os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, podem atuar positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.

4) Leite ameniza as cólicas menstruais - um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia, sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam, porque o cálcio participa nos processos de contração e de relaxamento muscular. O estudo sugere que sem o cálcio, o músculo permanece contraído por um maior tempo, causando dores.

5) Leite é a maior e melhor fonte de cálcio: o leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido biodisponibilidade. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes.

6) Leite é um alimento completo e versátil: Além de conter proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, o leite é um ingrediente fundamental da gastronomia. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças.

7) Leite é um alimento seguro: Atualmente, a segurança do leite é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) utilizado nas embalagens longa vida, que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microorganismos.

8) Leite contém proteínas de alto valor biológico: as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

9) Leite ajuda a dormir melhor - O leite é considerado um boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insônias leves e moderadas. Esse aminoácido é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano. É por isso que para a insônia recomenda-se um copo de leite morno antes de dormir.

10) Leite é fundamental em todas as faixas etárias: o consumo do cálcio presente no leite traz benefícios para as pessoas em todas as faixas etárias. Para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea decorrente da idade avançada.

Do Portal Uai

Bibi Costa diz ter enfrentado a eleição mais difícil de sua vida

Para o prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR) não foi fácil ser adversário, pelo menos no voto para governo do Estado, do seu irmão Vivaldo Costa (PR), de quem se considera liderado político. "Foi à eleição mais difícil da minha vida. Vivaldo tinha seu candidato ao governo e eu o meu. Muitos acharam inclusive que estava tudo combinado entre a gente e que eu estava fazendo corpo mole. Mas demos a mais bonita vitória à Iberê Ferreira em Caicó", disse.

Bibi também lamenta que sua administração tenha sido colocada no embate eleitoral, como forma de beneficiar alguns candidatos. "Mas o povo de Caicó mostrou que nosso governo está no caminho certo e deram grandes votações aos nossos candidatos Dilma, Iberê, Wilma, João Maia e Vivaldo Costa", finalizou.

Fonte:Marcos Dantas.

Beneficiários do Bolsa Família têm até o fim do mês para atualizar o cadastro


Mais de 580 mil famílias em todo o país correm o risco de ter os benefícios do Bolsa Família bloqueados, a partir de 17 de novembro, caso não façam a atualização de dados no banco cadastral do programa. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), essas famílias terão até 31 de outubro para procurar as prefeituras de seus municípios.

Entre as informações que precisam ser atualizadas de dois em dois anos estão o endereço e a renda dos beneficiários, além de dados sobre a escola onde os filhos estudam. Em 2009, o ministério bloqueou o benefício de 975.601 famílias que estavam há mais de dois anos sem atualizar informações.

Prevista pelo Decreto nº 6.135, de 2007, a atualização de dados funciona como mecanismo para melhorar o foco do programa, que transfere mensalmente mais de R$ 1,2 bilhão para a população com renda per capita de até R$ 140.

Fonte:blog Robson Pires.

Tiririca: o abestado sabido

O movimento anti-Tiririca, que começou na reta final das eleições em São Paulo, ganhou força ontem. Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR-SP), deputado federal mais votado nas eleições de domingo, com 1.353.820 votos, tem até a próxima quarta-feira para provar que é o dono da caligrafia escrita no documento que pede o registro de candidatura protocolado no Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP). Se o documento foi manuscrito por terceiros, o palhaço terá a candidatura impugnada e ele não será diplomado. “Ele ainda poderá pegar até cinco anos de prisão por falsidade ideológica”, diz o promotor Maurício Ribeiro Lopes, autor da denúncia. A lauda foi encaminhada ao Instituto de Criminalística de São Paulo para perícia, mas ainda não há resultados.

Se for mesmo analfabeto, Tiririca ainda tem tempo para evitar a impugnação de sua candidatura. Em pouco mais de uma semana, segundo especialistas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não é impossível aprender a ler e a escrever, dependendo do histórico do estudante.

Fonte:blog Robson Pores.


Rosalba visita o terceiro senador eleito no RN

A governadora-eleita Rosalba Ciarlini e o MMM Carlos Augusto Rosado embarcaram no fim da noite para a cidade de Offenburg, na Alemanha. Foram para a casa da filha Carla, conhecer o neto Philip Rosado Nebendahl, que nasceu no dia 2 de agosto, em plena campanha...
Antes de viajar, Rosalba foi à casa do terceiro senador eleito do Rio Grande do Norte.
Isso mesmo...o terceiro eleito, que com a eleição de Rosalba, ganhou, de mão beijada, um mandato de senador de 4 anos.
Com a saída da Rosa do Senado, entra o suplente Garibaldi Alves, pai do senador reeleito Garibaldi Filho.
E foi Garibaldi, o Pai, que Rosalba visitou ontem, acompanhada de Garibaldi, o Filho.

“Fiz questão de vir aqui porque sei que a família contribuiu bastante para minha vitória. Fiquei feliz em ver Garibaldi durante algumas de nossas movimentações políticas. Não podia viajar, depois de nossa vitória, sem vir aqui agradecer”, disse Rosalba.

Assessoria

O senador que entra e a senadora que sai



Rosalba e dois, dos 3 senadores com quem ela contará durante sua administração

Fonte:Thaisa Galvão.

Expectativa na CAERN com possíveis mudanças

Em alguns órgãos do governo do estado, cargos comissionados que foram nomeados no segundo semestre do ano ficarão por pouco tempo.

Alguns deles em Caicó foram indicados pelo deputado estadual Nélter Queiroz.

Adversário de Rosalba Ciarlini, o deputado Nélter Queiroz não deverá ter condições de manter os titulares dessas funções.

Na CAERN, em Caicó existe já uma movimentação em torno dessas possíveis mudanças.

A possibilidade é que o deputado estadual Vivaldo Costa indique os principais cargos comissionados do referido órgão.

Ainda na CAERN começa a surgir um clima de apreensão com a possibilidade de privatização da empresa no governo de Rosalba Ciarlini.

O fato é que a prefeita de Natal, Micarla de Souza, tem o pensamento de ficar com a concessão do abastecimento d'água da capital para a prefeitura.

Aliada de Rosalba Ciarlini, se Micarla conseguir, pode ser o primeiro passo para a privatização da empresa.

Mas isso tudo ainda está no campo das especulações porque Rosalba Ciarlini não sinalizou com essa possibilidade.
fonte: blog F. Gomes.

Marina vai definir seu apoio em até 15 dias

Marina vai definir seu apoio em até 15 dias

Ernesto Rodrigues/AE

“Passe valorizado. ‘O voto é da Marina nem de José Serra nem da Dilma. O voto é do eleitor’, diz candidata do PV”

Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). A escolha de qual candidato Marina Silva (PV) apoiará no segundo turno da eleição presidencial será anunciada em até 10 dias. A informação veio de coordenadores da campanha, após reunião com a senadora, que não descartaram uma terceira hipótese: a neutralidade entre os dois candidatos que já procuraram Marina. À noite, em São Paulo, a senadora disse que espera decidir nos próximos 15 dias.

No antigo comitê de Fabio Feldmann (PV), candidato derrotado ao governo de São Paulo, a senadora revelou que recebeu telefonemas de Dilma e Serra. A conversa com ambos foi rápida e não avançou além dos parabéns pela votação expressiva de Marina, que os cumprimentou pelo resultado nas urnas.

No domingo, a candidata conquistou 19,3% dos votos válidos ao Planalto – quase 20 milhões de eleitores. O resultado transformou Marina Silva em aliada disputada para a fase final.

RN tem 98 casos registrados de dengue hemorrágica

A quantidade de casos confirmados de dengue hemorrágica no Rio Grande do Norte este ano é 250% maior do que no mesmo período de 2009. O mais novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), referente ao período de 1 de janeiro até 25 de setembro, mostra que 2010 já confirmou 98 casos da forma mais grave da doença, contra apenas 28 na semana equivalente no ano passado. Há 14 suspeitas de óbito, das quais três confirmadas. No geral, o número de notificações das várias formas da doença feitas em 2010 (6.417) é 83,3% maior do que no ano anterior (3.500). Do total, 839 foram confirmadas como dengue clássica, 98 como hemorrágica, 44 como “dengue com complicação” e 3.008 ainda estão pendentes de diagnóstico.

A subnotificação, no entanto, pode ser grande, pois nada menos que 2.428 suspeitas caíram na categoria “inconclusivas”, ou seja, não foram confirmadas nem descartadas pelos municípios. Quando se fala apenas da dengue clássica, a diferença entre as estatísticas é menor. As 839 confirmações deste ano representam 133,7% a mais do que 2009, que teve 359. “A diferença se deve a vários fatores. Vale citar a reintrodução do vírus tipo 1, que não circulava no estado há oito anos; o abastecimento precário de água, obrigando a população a usar baldes; e à própria série histórica, pois após uma epidemia, como tivemos em 2008, segue-se um período de baixa e depois outro crescimento”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Dengue, Kristiane Fialho.

No ano retrasado, houve nada menos que 41 mil casos suspeitos. Segundo ela, o sorotipo 1 entrou novamente no RN este ano, tendo sido detectado no Seridó e isolado em Pau dos Ferros. A coordenadora admite o risco da chegada ao Estado de um novo tipo do vírus (o 4), que já apareceu em Roraima. Caso isso ocorra, o número de casos tenderá a aumentar muito, pois a população não teria imunidade ao micro-organismo por ele nunca haver infectado ninguém no RN. “Por isso, estamos monitorando os sorotipos em cada município, e pedimos para as prefeituras fazerem o isolamento viral de todos os casos”, diz Kristiane. Ela recomenda que a população contribua para a prevenção da doença, enfatizando que a maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – está dentro das casas.

Até agora, o número de óbitos está abaixo do total registrado nos doze meses de 2009, quando cinco pessoas morreram por causa da dengue. Este ano, Natal já tem 3.300 suspeitas da doença, sendo um dos dezoito municípios potiguares com incidência considerada alta. Enquanto a capital tem 409,33 casos por 100 mil habitantes, a recordista no Estado por este critério é Pau dos Ferros, com 1833,81. Das três mortes registradas este ano, duas foram atribuídas à dengue hemorrágica e uma à forma denominada “dengue com complicação”. Ano passado, foram quatro óbitos atribuídos à hemorrágica.

Fonte:Blog Cardoso silva

Saiba porquê um deputado federal brigou tanto pelo seu voto

Você sabe quanto custa um Deputado Federal?!?

Não…? Pois, se segure na cadeira aí minino… que tu vai ver porque eles brigam tanto pelo seu voto…

Salário: R$ 16.512,09
E os bichim ainda ganham 13º, 14º e 15º salário… tadim!

Verba de Gabinete: R$ 60.000,00
Cada um dos 513 deputados federais possui esta verba mensal para gastar com material de escritório e pagar até 25 assessores parlamentares.

Verba Idenizatória: R$ 15.000,00
É para gastos com gasolina, comida, hospedagem, aluguel de escritório, e consultorias.

Auxílio Moradia: R$ 3.000,00
A ajuda no aluguel vale até para deputados do Distrito Federal. Os tais “apartamentos funcionais”, acabam com os acessores e parentes.

Cota para Telefone e Cartas: R$ 4.000,00
Tem q gastar muito falando com as bases políticas no seu Estado de origem.

Ufa… cansei! Mas, ainda tem mais…

Revistas e Jornais: R$ 1.000,00
Como precisam estar bem informados, essa verba e para fazer assinatura de revistas e jornais…

Passagens: R$ 9.000,00
Deputados ganham viagem ida e volta de Brasília para o estado que representam.

Assistência Médica: R$ 8.000,00
O deputado e sua família podem pedir reembolso ilimitado de gastos com saúde.

TOTAL MINHA GENTE: R$ 166.512,09

Entenderam agora porque tanto furdunço…
E ainda tem os Senadores…

Fonte:Blog Robson Pires.