quinta-feira, 7 de maio de 2020

Criança de 2 anos morre vítima de afogamento no quintal de casa em Jucurutu


Repórter Rivanildo Júnior – Jucurutu / RN | Blog Jair Sampaio
A cidade de Jucurutu, na região Seridó do Estado do Rio Grande do Norte, registrou uma fatalidade na tarde desta quinta-feira, 07, no bairro Freitas, na rua Júlio Chaprão, onde teve como vítima de afogamento uma criança de 2 anos de idade por nome de Maria Vitória Cosme Freitas.
A criança estava em casa com seus pais quando por um descuido teria saído para o quintal e ao subir em um batente caiu em um balde de água de 100 litros. Ao sentir falta, os pais de imediato foram verificar e ao ver a criança se afogando chamaram a polícia militar a polícia chegou rápido no local e a conduziu para o Hospital Terezinha Lula de Queiroz Santos.
Os Profissionais de Saúde tentaram por 30 minutos reanimar a criança, mas infelizmente não resistiu. Uma funerária foi acionada e fez o translado da criança para o ITEP de Caicó.

A polícia civil passou a ouvir os pais da criança para saber de tais como tudo aconteceu. Em conversa com a vó da criança, que não quis gravar entrevista, disse ao radialista Rivanildo Júnior que não sabe como tudo aconteceu: “Infelizmente estou abalada com tudo isso disse a mesma”, disse.

Doença é avassaladora, diz Carlinhos de Jesus após ficar internado por Covid-19


Foto: Redes Sociais
O coreógrafo carioca Carlinhos de Jesus, que foi diagnosticado com o novo coronavírus e chegou a ficar quatro dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disse à CNN nesta quinta-feira (7) que a doença é “avassaladora, traiçoeira e que dói muito”.
“Quando foi decretado o isolamento pelo governo do estado, fui um dos primeiros a dizer ‘para quê isso?’. Estava até me recusando a fechar minha academia. Mas diante do decreto, como cidadão, tive que cumprir. Até que fui acometido. É uma doença avassaladora, traiçoeira, silenciosa e que dói muito”, disse.
Segundo Carlinhos, ele e sua mulher estavam em quarentena desde o dia 19 de março e foi no dia 11 de abril que começaram a sentir os primeiros sintomas, como febre, prostração, falta de olfato e paladar e dores no corpo.
Após cinco dias de tratamento em casa, o casal foi convencido pela irmã da mulher, que é médica infectologista, a ir para o hospital.
“A tomografia indicou que eu estava com 50% dos pulmões tomados e minha mulher, 25%. Fiquei internado por conta do resultado da tomografia”, contou. Já sua mulher teve alta e pôde fazer o tratamento domiciliar.
Por fim, o dançarino recomendou para que as pessoas fiquem em casa e afirmou que o isolamento é a única saída para evitar o avanço da doença no país.

Médicos do Hospital Regional do Seridó emitem comunicado à sociedade

“Nós, médicos atuantes no Pronto Socorro (Urgência) do Hospital Regional do Seridó (HRS) viemos a público esclarecer que, desde o início da execução do plano de contingência no combate ao Coronavirus (COVID19), todos os profissionais desta unidade hospitalar recebem as orientações, preparos, treinamentos e assistência necessários e suficientes para o exercício de nossa profissão. É importante destacar o trabalho da direção do HRS em garantir as condições necessárias para todos os atendimentos realizados na instituição. Em um momento de incertezas e de veiculação de várias informações, pedimos que a população de Caicó e região lembre o significado do HRS: sempre cuidando e restaurando a saúde de todos que precisam dos seus serviços. A equipe do HRS é formada por profissionais comprometidos que, acima de tudo, são seres humanos que deixam diariamente seus familiares e amigos em casa, e vão para a linha de frente para combater esta pandemia que assola o mundo inteiro. Reiteramos que, assim como qualquer brasileiro, não fugiremos a luta e estaremos à disposição de toda sociedade seridoense, neste e em outros momentos, com o objetivo de promover saúde e cuidado com base em conhecimento técnico-científico”.
Atenciosamente,
Médicos do Pronto Socorro do Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes.
Assinado por:

  1. Judas Tadeu Alves dos Santos
  2. Gabriel Dantas de Medeiros Gomes
  3. Vinicius Pereira Dantas
  4. Alexandre de Souza Costa
    5 Raimundo Pereira de Oliveira Neto
  5. Michell Ângelo Eufrazio de Medeiros
  6. Sandro Alex Pereira Rolim de Araújo
  7. Marco Aurélio Malta de Brito
  8. Cleanto Henrique Tôrres
  9. Giordano Bruno de Araújo
  10. Irami Araujo
  11. Cynthia Santos Carlos Belarmino

Pagamento do 2º lote do auxílio emergencial será mais eficiente, diz Guimarães

A Caixa Econômica Federal informou nesta 4ª feira (6.mai.2020) que vai mudar a logística da 2ª fase do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600.
Questionado sobre as filas nas agências para saque do benefício, o presidente do banco, Pedro Guimarães, não indicou uma data exata para as novas liberações. Disse que o pagamento deverá ser mais espaçado entre os dias, seguindo a data de nascimento dos beneficiários –como já é adotado.
“Não faremos a forma de pagar [nascidos em] janeiro e fevereiro em 1 dia ou maio e junho em outro dia. Porque pagar 20 milhões de pessoas com conhecimento muito baixo da questão de tecnologia acabava gerando demanda muito grande”, disse Guimarães em entrevista a jornalistas.Para o presidente da Caixa, o fato de muitas pessoas ainda estarem sacando a 1ª parcela do benefício ocasionou boa parte das filas nas agências.
Segundo Guimarães, isso aconteceu porque a análise dos cadastros pela Dataprev –estatal de tecnologia que verifica se o beneficiário se enquadra nos critérios para receber o auxílio– foi realizada quando o banco já tinha começado a pagar o benefício, represando o fluxo de atendimento. Na 2ª parcela, o problema não se repetirá, disse Guimarães.
“O 2º lote será feito de maneira muito mais eficiente, porque já temos a base das pessoas que receberão [os pagamentos]. Uma parte relevante do que a gente estava pagando eram pessoas que a gente ia montando dentro da base de dados. E, para não esperar 1 mês para começar a pagar, fomos pagando as pessoas com os cadastros ainda sendo analisado”, afirmou.

REDUÇÃO DE FILAS

Segundo Pedro Guimarães, o fim do saque em dinheiro para quem não tinha conta bancária desencadeará na diminuição consideravelmente as filas.
De 27 de abril até 3ª (5.mai.2020), os beneficiários puderam sacar o 1º lote em espécie nas agências da Caixa, em casas lotéricas –onde abertas– e em correspondentes bancários.

PREFEITO ANUNCIA INÍCIO DE OBRA DE PAVIMENTAÇÃO DE MAIS 06 RUAS DE JARDIM DO SERIDÓ




O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, anunciou o início imediato das obras de pavimentação (calçamento) de mais 06 ruas da cidade, fruto de uma emenda extra do Deputado Federal, Fábio Faria, conseguida pelo prefeito em uma de suas viagens à Brasília.


 

Segundo o prefeito, essa emenda beneficiará muitas ruas da cidade, mas, a liberação que está disponível só beneficiará trechos de 06 ruas, pois o Ministério das Cidades liberou apenas 20% do total de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais) da verba extra por ele conseguida com o apoio do Deputado Fábio Faria.

Eu estava em Brasília, e em conversa com o Deputado Fábio Faria disse que estava precisando de recursos para pavimentação, e ele me levou até o Ministro, e conseguimos essa emenda extra. Vamos calçar trechos de 06 ruas, mas, conforme a liberação do restante dos recursos, vamos concluindo e calçando outras ruas”, explicou o prefeito.

Com a primeira etapa, serão beneficiadas as ruas: Rua José do Patrocínio Fernandes;  Rua Tenente José Alves; Rua Manoel Paulino dos Santos; Rua Frei Damião; Rua Ozires Borges e Rua Presidente Kennedy.

Do Blog: Obras de muita importância para todos. Parabéns prefeito!

Teich vai propor lockdown para cidades com maior transmissão

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Nelson Teich (Saúde) admitiu nesta quarta-feira (6) que o governo federal deve recomendar o chamado lockdown (confinamento radical) para cidades que estejam enfrentando uma transmissão mais grave do coronavírus e afirmou que o plano do ministério para o isolamento social trará diretrizes regionalizadas.
“O importante é colocar que quando a gente fala em isolamento e distanciamento existem vários níveis. É importante que a gente entenda que não existe uma defesa do isolamento ou não isolamento. Vai ter sempre medidas simples até o lockdown. O que é importante é que cada lugar vai ter sua necessidade”, declarou o ministro, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro, as diretrizes para o tema estão em análise na pasta e devem ser divulgadas no momento oportuno, mediante coordenação com as autoridades sanitárias com estados e municípios.
“Vai ter lugar que vamos recomendar o lockdown e vai ter lugar em que existe uma situação que permite tentar alguma coisa”, acrescentou, afirmando que, em locais em que houver menor incidência da Covid-19, serão propostas ações de flexibilização.

Serra-negrense de 35 anos e sem comorbidades morre no Hospital em Caicó com Coronavírus


Fonte- Robson Pires
Mais um paciente que estava internado no Hospital Regional do Seridó, em Caicó (RN), morreu por Coronavírus. Trata-se de um homem de 35 anos, sem comorbidades, que chegou em Serra Negra do Norte vindo da cidade de Parauapebas, no Pará, há poucos dias.
Em casa, ele sentiu-se mal e procurou o serviço de saúde local, foi colocado em isolamento, em casa, como suspeito de estar com Covid-19. No sábado, voltou a procurar os profissionais de saúde e logo foi encaminhado para o Hospital Regional.
Inicialmente, ele apresentou sintomas como tosse, febre, mialgia, diarréia, dor de cabeça, produção de escarros e calafrios. Seu quadro se agravou no início da tarde desta quarta-feira e à noite, morreu.
O prefeito Sergio Fernandes, disse ao Blog Sidney Silva, que as equipes da Secretaria de Saúde de Serra Negra do Norte, estão monitorando diversas pessoas com quem ele teve contato depois que chegou de viagem.
A primeira paciente de Serra Negra do Norte que veio a óbito no Hospital Regional  tinha 79 anos e apresentava comorbidades.
Do Blogue de Sidney Silva com acréscimos do blogue do Xerife.

Número de mortos em Espanha baixa ligeiramente. São 213 nas últimas 24 horas


Fonte- Robson Pires
O ministério da Saúde espanhol acaba de divulgar os dados diários da Covid-19 no país. Nas últimas 24 horas, morreram mais 213 pessoas, o que representa uma ligeira redução no número de vítimas mortais diárias, tendo em conta que esta quarta-feira este número era de 244.
Assim, o total de pessoas que morreram do novo coronavírus desde que teve início esta crise sanitária é de 26.070.