quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Corpo de Zilda Arns deve ser transportado amanhã para o Brasil


O corpo da médica sanitarista Zilda Arns, que morreu soterrada entre escombros de uma igreja no terremoto em Porto Príncipe, será enterrado no Cemitério Água Verde, após vigília na sede da Pastoral da Criança na capital paranaense.
Zilda Arns, fundadora e coordenadora Internacional da Pastoral da Criança, morreu no momento que concluía uma palestra para cerca de 150 pessoas numa igreja do Haiti.

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns, filho de Zilda, disse hoje (13) ter sido informado de que sua mãe teve morte instantânea, assim como todos os que passavam no local na hora do desabamento.
O corpo da médica está em uma unidade do Exército brasileiro na capital haitiana e, de acordo com as primeiras informações, deve ser transportado para o Brasil amanhã (14).

Para ele, Zilda Arns cumpriu sua missão e morreu fazendo o que gostava. “Arriscaria dizer que, se ela soubesse que, indo para o Haiti, iria morrer, mas salvar vidas, ela iria. Não tinha medo, já esteve em vários países em momentos críticos, e isso não a assustava. Ser persistente em suas metas era sua principal característica”, completou.

Com informações da Agência Brasil/R.Pires

Ex-presidiários vão trabalhar nas obras da Copa de 2014

Ex-presidiários e adolescentes infratores da lei serão contratados para trabalhar nas obras e serviços de preparação da Copa do Mundo de 2014 nas 12 cidades-sedes do evento no Brasil. O acordo que viabilizará a participação deles nas obras foi assinado hoje (13) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes,e por representantes do Ministério do Esporte e do Comitê Organizador da Copa.

O termo de cooperação prevê a inclusão de uma exigência nos editais de licitação das obras e serviços públicos relacionados com a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014: as empresas vencedoras terão que destinar, em contratos que tenham mais de 50 funcionários, 5% das vagas a ex-presidiários, condenados que cumprem penas alternativas e adolescentes em conflito com a lei.

O acordo foi firmado durante a cerimônia de assinatura dos atos preparatórios para a Copa. A cerimônia, no Itamaraty, reuniu representantes dos governos federal, estaduais e municipais.

Da Agência Brasil

Melhora estado de saúde do diretor da Dired de Caicó

As últimas notícias sobre o estado de saúde do ex-prefeito de Serra Negra do Norte e atual diretor da 10ª Dired de Caicó, Cícero Gomes são animadoras. Em entrevista à Rádio Caicó AM, o médico Marcos Túlio, filho do ex-prefeito e que o acompanha em Natal, adiantou que o estado de saúde do professor permanece estável. A cirurgia para a colocação de duas pontes de safena aconteceu nesta terça-feira (12), das 9h até às 13h.

O médico adiantou que a única dificuldade enfrentada por seu pai, mas que já vem sendo normalizada, é a perda de sangue. Cícero Gomes chegou a perder quase 500 mg/l de sangue por hora, mas nesta quarta-feira (13) este índice baixou consideravelmente para 60. "Como o tipo de sangue dele é raro, o A negativo, nós tivemos que mobilizar algumas pessoas em Caicó e Natal. Quatro doadores de Caicó e dois de Natal já são aguardados no Hospital da Unimed, onde Cícero Gomes está internado, para realizar a doação de sangue", explicou Marcos Túlio. Quem desejar doar sangue basta procurar o hemocentro mais próximo de sua cidade.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Hebe começa quimioterapia e diz que confia no tratamento

Hebe começa, nesta quarta-feira (13), sua luta contra o câncer. A doença foi diagnosticada na última segunda, após os exames dos nódulos retirados em cirurgia realizada no último sábado (9), no hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo, onde ela está internada desde a última sexta-feira (8).

Em entrevista coletiva realizada nesta terça (12), o sobrinho e empresário de Hebe, Claudio Pessutti, afirmou que sua tia está confiante no tratamento.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR com informações do R7

Capitão do Rio Grande do Norte sobrevive à tragédia no Haiti

Um capitão que destaca no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, em Caicó, identificado como Enzo, está no Haiti, mas nada sofreu após a tragédia que vitimou milhares de pessoas no pequeno país. A confirmação foi do tenente-coronel Paulo Sérgio Ortiz, comandante do BEC. "Soube pela TV Ponta Negra, emissora de Natal", disse, por telefone, ao DN Online.

Segundo o tenente-coronel, quando viu no site do canal que havia notícias do capitão Enzo, ligou imediatamente para a redação e soube que o mesmo estaria bem. "Aí eu consegui entrar em contato com o concunhado dele, que me confirmou que o nosso militar não havia sofrido nada, mas estava, claro, transtornado com tudo que ocorreu", explicou.

Ainda de acordo com o comandante do 1° Batalhão, outros três militares lotados em Caicó estavam em Porto Príncipe, porém os outros três retornaram para o Rio de Janeiro, para serem submetidos a exames complementares, e, em seguida, retornarão para a cidade seridoense.

Fonte:Por Gabriela Olivar, do DIARIODENATAL.COM.BR

Morre Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança

A médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, morreu vítima do terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti nesta terça-feira, confirmou nesta quarta-feira o sobrinho de Arns, Flávio José Arns, senador do PSDB (PR). A informação foi confirmada também pelo ministro de Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A senadora Ideli Salvatti já havia dito mais cedo que Arns estava entre as vítimas do tremor, após participar da reunião, em Brasília, sobre a situação dos brasileiros no país.

A senadora Salvatti, do PT (SC), disse que assessores do planalto informaram durante a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que Arns estava na rua quando o tremor ocorreu e que morreu em consequência da tragédia.

Segundo o gabinete do senador, a morte de Arns foi informada à família por Gilberto Carvalho, assessor da Presidência. Flavio Arns embarcou na manhã desta quarta-feira para o Haiti com o ministro Jobim.

Médica pediatra e sanitarista, Arns, 75, fundou e coordenava a Pastoral da Criança no Brasil, órgão de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Lula discute a situação dos brasileiros no país com os ministros Nelson Jobim e Celso Amorim. Jobim deve seguir ainda nesta quarta-feira para a capital haitiana, Porto Príncipe, em avião da Força Aérea, para acompanhar no local o desenvolvimento da tragédia.

Fonte: Folha Online