quinta-feira, 5 de março de 2020

Crianças e jovens têm até 13 de março para se vacinarem contra sarampo


A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, termina no dia 13 de março. Dados preliminares apontam que, a partir do início da ação (10/2) até o dia 2 de março, foram vacinadas 28.783 pessoas nessa faixa etária. Este é o número informado, até o momento, pelas secretarias estaduais de saúde. Nesta terceira etapa, a meta é vacinar 3 milhões de pessoas.
Desde o início da campanha, em janeiro, até o dia 02 de março, 99,6 mil pessoas receberam a vacina. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério da Saúde enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos estados.

Março com fortes chuvas no interior do RN

As chuvas dos últimos dias que ocorreram em todas as regiões do Rio Grande do Norte, marcaram o início do período chuvoso no semiárido potiguar. Vários municípios registraram chuvas acima de 100 milímetros (mm) e Mossoró registrou recorde histórico de chuva diária.
Apesar da maior incidência de precipitações ter ocorrido nas regiões Oeste e Central, o município de Jaçanã e Coronel Ezequiel, localizados no Agreste Potiguar, registraram os maiores volumes de chuva acumulada com 244,3 milímetros (mm) e 165,3 mm, respectivamente, no período das 07h da manhã de sexta (28/02) até a manhã de hoje (02/03), às 07h, segundo o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
O município registrou 176,4 milímetros de chuva no último sábado (29). “Este volume de chuvas em Mossoró é o maior dos últimos 56 anos. As chuvas pelo interior devem continuar no decorrer dos próximos meses devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical atuando sobre a região”, destacou o chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Na região Central, o município que mais choveu foi o de Lagoa Nova, com 130 mm. E no Leste Potiguar, Montanhas registrou o maior acumulado com 76,1 mm. Na capital potiguar choveu 51 mm. “A previsão para a semana é de céu parcialmente nublado em todo o RN com pancadas de chuva”, disse Bristot.
O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no www.emparn.rn.gov.br, ícone azul Chuvas Diárias ou aba Meteorologia.
Análise Climática
Durante o resultado da III Reunião de Análise Climática, divulgada no mês passado, os meteorologistas anunciaram que os padrões climáticos analisados indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo a previsão de 479 milímetros na região Oeste, 376 na região Central, 342 na região Agreste e 533 milímetros na região Leste. A média de chuvas foi de 840 mm em todo o ano de 2019.

Ronaldinho Gaúcho é detido com passaporte falso no Paraguai

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, 39, foi detido na noite de quarta-feira (4), no Paraguai. De acordo com jornais do país, como o La Nación e o ABC Color, ele e seu irmão Roberto Assis, 49, foram alvo de uma investigação sobre o uso de passaportes falsos.

A operação que deteve Ronaldinho e Assis foi realizada na suíte onde eles estavam hospedados, no Hotel del Yacht y Golf Club Paraguayo, na cidade de Lambaré, nas proximidades da capital Assunção. O ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo, confirmou à imprensa local que havia uma ordem de prisão contra o ex-atleta e seu irmão.
Segundo o La Nación, os brasileiros ingressaram no Paraguai com passaportes adulterados, algo que foi descoberto pelo Ministério do Interior. Eles permaneceram no hotel, sob custódia da polícia, e participarão do que é chamado de “declaração de inquérito”, onde apresentarão sua versão.
Isso está previsto para esta quinta-feira (5), às 8h de Assunção, cujo horário é o mesmo de Brasília. A expectativa é que haja também uma entrevista coletiva na qual membros da Fiscalía General del Estado, equivalente ao Ministério Público brasileiro, falarão sobre o tema.
De acordo com o ABC Color, “as principais suspeitas sobre o caso recaem sobre o empresário brasileiro Wilmondes Sousa Lira”, 45, que seria o responsável por fornecer os passaportes falsos e também está detido. As defesas de Ronaldinho, Assis e Lira não foram localizadas até a publicação deste texto.
O ex-jogador viajou ao Paraguai para o lançamento do livro “Gênio da Vida” e participaria também de eventos beneficentes organizados pela Fundação Fraternidade Angelical. Ele havia sido recebido com festa na chegada ao país, com escolta policial no aeroporto.
Nas imagens divulgadas pelos jornalistas paraguaios, aparece um passaporte paraguaio de Ronaldinho que aponta que ele é naturalizado paraguaio. Não há necessidade desse documento para entrar no Paraguai. Basta a um brasileiro apresentar seu RG. Uma das explicações apontadas pela suposta existência do documento é que ele facilitaria a realização de negócios no país.
Não é a primeira vez que o nome do craque é ligado a problemas com seu passaporte. Ele e o irmão Assis chegaram a ter seus passaportes brasileiros apreendidos por causa de crime ambiental. Posteriormente, no ano passado, eles fecharam acordo para recuperar os documentos.
Pouco antes de fechar esse acordo, Ronaldinho havia sido nomeado embaixador do turismo brasileiro pela Embratur, instituto ligado ao Ministério do Turismo. A nomeação tinha ocorrido mesmo sem o documento que permite viagens ao exterior.

Vivaldo encaminha pleitos importantes que beneficiam o município de Ipueira


O deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou requerimentos no plenário da Assembleia Legislativa, que beneficiam a cidade de Ipueira, no Seridó. O parlamentar requereu de forma regimental a perfuração e instalação de poços tubulares na zona rural e urbana do município. Outra solicitação foi para a construção de um ginásio poliesportivo no Conjunto Habitacional Luiz Nobile dos Santos.
De acordo com Vivaldo, os pedidos são importantes para o município e atendem as solicitações da população. “A construção da quadra no Conjunto Habitacional Luiz Nobile, proporcionará mais qualidade de vida e lazer para os moradores. Já a perfuração e instalação dos poços tubulares vêm amenizar os efeitos da estiagem. Mesmo com as recentes chuvas o município precisa estar sempre preparado para todas as situações”, defendeu.

Brasil confirma 3º caso de coronavírus



Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (04) o terceiro paciente com coronavírus no país, que também mora em São Paulo. O homem tem 46 anos, é de nacionalidade Colombiana, mora em São Paulo, e foi atendido hoje no hospital Albert Einstein, com sintomas de tosse seca e dificuldade de respirar.

Igarn informa que reservatórios do RN acumulam 1 bilhão de metros cúbicos de água


Os reservatórios do Rio Grande do Norte estão acumulando um bilhão de metros cúbicos (m³) de água. Ou seja, 23% da capacidade total do Estado. A informação foi confirmada pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) nesta quarta-feira (4). De acordo com a pasta, que monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, o relatório aponta que, no mesmo período, em 2019, o RN acumulava 942.090.510 m³, ou seja, 21,52% da capacidade total.

Segundo o Igarn, os três maiores reservatórios potiguares receberam recargas positivas com as últimas chuvas. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, acumula 552.626.936 m³, o que corresponde a 23,29% da capacidade. Na segunda-feira (2), o reservatório estava com 22,78%. A barragem Santa Cruz do Apodi está com 114.368.450 m³ – 19,07% da capacidade. Já o Açude Umari acumula 84.229.653 m³ (28,77%).
Sangria e esperança
O Açude Dourado, em Currais Novos, atingiu seu nível máximo na madrugada de segunda-feira (2). O reservatório tem capacidade para 10.321.600 m³ e não sangrava desde 2011. Já o Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, no município de Acari, saiu de 6,72% para 8,71% da capacidade, o valor corresponde a 3.868.688 m³ e o Açude Malhada Vermelha atingiu o volume de 848.688 m³ (11,26%). No início da semana, o reservatório estava com 747.806 m³.
Ainda de acordo com o Igarn, outros reservatórios que receberam recargas expressivas foram: Riacho da Cruz II, que chegou a 91,91% do volume máximo; Santo Antônio de Caraúbas (72,35%); Pataxó (83,15%).
Em alerta
Dos 47 reservatórios monitorados, 11 permanecem em nível de alerta com volumes inferiores a 10%, são eles: Flechas, localizado em José da Penha; Jesus, Maria, José, localizado em Tenente Ananias; o reservatório de Lucrécia; Bonito II, em São Miguel; o açude de Pau dos Ferros; Itans, em Caicó; Esguicho, em Ouro Branco; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; o açude de Cruzeta; e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.
Outros seis estão secos: Santana, localizado em Rafael Fernandes; o açude de Pilões; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará; e Japi II, localizado em São José do Campestre.

Foto: Judson Pereira Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Ninguém acertou os números da mega-sena


A Mega-Sena realizou na noite desta quarta-feira (4) em São Paulo, o sorteio do concurso 2239. Os números sorteados foram 07-27-31-39-45-46. Segundo a Caixa, ninguém acertou todas as seis dezenas.
A Caixa ainda divulgou que 29 pessoas acertaram a quina, ganhando R$ 76.121,74 cada. A quadra teve 3.057 vencedores, que levarão R$ 1.031,60. O concurso 2240 está marcado para o próximo sábado (7). O evento começará a partir das 20h (horário de Brasília).

Aliança Pelo Brasil vai apurar presença de mortos em lista no TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ter identificado a assinatura de sete eleitores mortos na lista de apoios apresentada pelo Aliança pelo Brasil, partido  que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar. Tesoureira da sigla, a advogada Karina Kufa disse que pediu uma verificação interna e que, em pelo menos um desses casos, foi constatado que o apoiador assinou a lista em 26 de janeiro e morreu em 22 de fevereiro.
Para ter o registro aprovado e poder disputar eleições, o Aliança precisa coletar a assinatura de 491,9 mil eleitores – que devem ter firmas reconhecidas em cartório.
O partido já apresentou mais de 80 mil fichas assinadas ao TSE, mas, segundo o balanço mais recente, apenas 6.605 foram aprovadas – menos de 2% do necessário. Outras 13,7 mil foram rejeitadas pelos técnicos da Corte, incluindo a dos sete apontados como mortos. O restante está em análise.