sábado, 17 de fevereiro de 2018

Febre amarela encosta no RN



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (16) um caso de febre amarela no interior do estado. Residente em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, um homem de 45 anos contraiu a doença em São Paulo, após visitar uma área de risco de transmissão do vírus, conforme informou a SES.
De acordo com a secretaria, também havia a suspeita de que a filha do homem estaria com a doença, mas o exame apontou que não havia a presença do vírus no corpo da menina. O homem recebeu alta médica desde 29 de janeiro deste ano.
“Até o momento, o estado de Pernambuco conta com 4 casos notificados de febre amarela, sendo 3 descartados e 1 confirmado. Todas as ocorrências foram importadas, de indivíduos que estiveram em áreas de risco”, apontou a SES por meio de nota.
A Secretaria de Saúde “vem realizando, desde fevereiro de 2017, o monitoramento permanente de adoecimento ou morte de primatas não-humanos. Até o momento, não há nenhum indicativo para circulação do vírus da febre amarela em Pernambuco”.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Chuvas se intensificam na madrugada de sábado




As chuvas voltaram a cair forte a partir da noite desta sexta-feira (17) e por toda a madrugada de sábado no Rio Grande do Norte, confirmando a previsão da Emparn para a precipitação nos próximos dias. A empresa estima que deverá cair mais de 100 mm na faixa litorânea leste Leste, enquanto o Agreste a previsão é que a marca fique entre 30 mm e 50 mm.
Na sexta (16), secretários da Prefeitura de Natal se reuniram para determinas medidas de prevenção contra os riscos do aumento da chuva. Se houver necessidade, devem ser postas em prática ações de logística e ação social. Equipes da Defesa Civil, que dobraram o nível de alerta para as equipes de plantão, podem ser acionadas pelo número 190 e, se os problemas forem de trânsito, a STTU atende pelo 156.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Filho de pedreiro e costureira se torna o doutor mais jovem do Brasil

Histórias como a do professor universitário Guilherme Lopes merecem uma atenção. Filho de um pedreiro e uma costureira, se tornou o mais jovem doutor do Brasil, aos 26 anos, dois meses e 26 dias. Guilherme, que passou o último ano na Espanha aperfeiçoando a pesquisa, sempre estudou em escola pública e teve sua tese de doutorado em biotecnologia e farmacologia aprovada na última sexta-feira (9), na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O jovem usou a nota do ENEM no PROUNI, foi bolsista do curso de graduação em Biomedicina de uma faculdade particular, em Teresina. “Hoje, pude olhar pelo retrovisor da vida e vi que cheguei até aqui porque nunca vim sozinho. Me lancei ao novo, vivenciei o inesperado, saboreei o doce e o amargo, mas em todo o tempo o Todo Poderoso cuidou de mim”, disse Guilherme ao Portal Meio Norte.
No ano passado, uma cearense foi reconhecida socialmente como a mais jovem doutora do país, com 26 anos, nove meses e cinco dias.
Fonte-Portal Meio Norte / UOL

Previsão é de fortes chuvas para o fim de semana no RN

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta para o risco de inundações em todo o litoral leste e sul do Rio Grande do Norte. Natal está entre os locais com risco de fortes enxurradas. Segundo o órgão federal, a capital já recebeu mais de 95 milímetros de chuva nos últimos três dias. A quantidade é equivalente à média histórica do mês de fevereiro, com 93 milímetros.
O alerta do Cemaden, que é vinculado ao Ministério das Ciências e Tecnologia, também abrange os estados da Paraíba e Pernambuco. No entanto, é o litoral potiguar que registra a maior pluviosidade. Somente nas últimas 24 horas, Natal 30 milímetros de chuva.
O fim de semana segue em alerta para chuva intensa. A forte precipitação, segundo o Cemaden, pode cair volumosa gerando transtornos em Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), responsável pela análise do clima em todo o estado, a previsão é de predominância de céu parcialmente nublado, em razão da Zona der Convergência Intertropical, com provocando mais chuvas em todas as regiões potiguares.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/previsao

Vereador Cássio parabeniza folião pelo carnaval de paz e alegria em Jardim do Seridó

Bastava o som das festas surgir, para, logo em seguida, encontrar o vereador, Cássio Medeiros, (PCdoB) caindo na folia. O parlamentar participou, todos os dias, do Carnaval de Jardim do Seridó ao lado de amigos e correligionários.
Além de estar presente, Cássio apoiou a festa com a realização dos arrastões com o Paredão da Autoescola Jardim. “Não podemos deixar a nossa cultura, de tantos anos, se perder em meio à  falta de incentivo. Como vereador eleito pelo povo jardinense, estou pra servir a minha gente, e agradeço a receptividade por onde passei; por isso, não poderia jamais deixar de estar aqui entre essa gente de quem gosto tanto”, disse.
Fonte-http://magnocesar.com.br/

Governo do Estado do RN não tem previsão de quando abrirá linha de crédito para pagar 13°salário

O jornal Tribuna do Norte destaca em sua edição impressa deste sábado (17) que a abertura de uma linha de crédito especial para viabilizar o “pagamento” do décimo terceiro salário de 2017 não tem data definida para acontecer. A incerteza se deve ao fato das negativas dos bancos em relação à proposta do Estado.
O secretário de Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa explicou, nesta sexta-feira (16), que aguarda uma resposta do Banco do Brasil, que está estudando o caso. Procurado pelo governo, o banco Bradesco rejeitou a proposta. Segundo Cristiano Feitosa, eles alegaram que os servidores poderiam aderir a uma linha de crédito normal já existente no banco. No entanto, a administração estadual já constatou que a maioria dos servidores não tem margem financeira para novos endividamentos.
Fonte-http://magnocesar.com.br/