quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Estudantes com deficiência auditiva vão ter acesso à tecnologia do SUS

Os estudantes com deficiência auditivo, de qualquer nível acadêmico, vão poder usar a tecnologia do Sistema de Frequência Modulada Pessoal, do Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento de sua dificuldade de auditiva.
A decisão do Ministério da Saúde consta da Portaria nº 3, de 19 de fevereiro, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). O prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de 180 dias, a contar a partir de hoje.

O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre essa tecnologia está disponível no site do Conitec. O relatório diz que “o Sistema FM é considerado uma alternativa dentre outros materiais e recursos da tecnologia assistiva utilizados por alunos com deficiência auditiva, visando auxiliar a integração educativa-escolar”.

Chuva em Caicó chegou a 60 mm


A chuva caída em Caicó no fim da tarde desta quarta-feira(20) chegou a 60 mm no bairro Barra Nova. Em outros municípios da região do Seridó os índices também foram bons.
Confira o boletim:
Sítio Fechado– Jardim de Piranhas – 43mm
Sítio Batalha– Jardim de Piranhas – 25mm
Bairro Paulo VI – Caicó – 55mm
Bairro Recreio– Caicó – 36mm
Bairro João XXIII – Caicó– 54mm
Sítio Inácio – Caicó – 35mm
Sítio Manhoso – Caicó – 03mm
Sítio Retiro – Caicó – 40mm
Fazenda Campo Verde – Caicó– 50mm
São Fernando– 15mm
Sítio Ramada – São Fernando– 23,5mm
Sítio Gracia – São Fernando – 22mm
Sítio Barra Forte – São Fernando – 24mm
Palma – Caicó– 7mm
Bairro Barra Nova – Caicó – 60mm
Bairro Maynard – Caicó – 28mm
Timbaúba dos Batistas – 08mm
Sítio Vida Nova – Timbaúba dos Batistas – 16mm
Sítio Toco– Timbaúba dos Batistas – 12,5mm
Sítio Macambira – Caicó – 30mm
Rua Zeco Diniz – bairro Penedo – Caicó – 43mm
Rua Comandante Ezequiel- Bairro Paraíba – Caicó– 48mm
Sítio Pitombeira– Caicó – 23mm 

STF vai decidir se é constitucional punição a motorista que recusa bafômetro


Supremo Tribunal Federal vai decidir se é constitucional punir o motorista que recusa se submeter pelo teste do bafômetro.
Seis ministros votaram no plenário virtual para reconhecer que a questão deve ser enfrentada pela Corte com a fixação de uma tese que deve servir de orientação para todas as instâncias da Justiça. Ainda não há previsão para o julgamento ocorrer.
O Código de Trânsito prevê como infração gravíssima “recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa”. A punição é de multa e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu vai receber roteiro turístico


Com o objetivo de discutir um plano de ações para melhorar a infraestrutura do Santuário dos Mártires e promover o turismo cultural e religioso na cidade, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) iniciou as discussões para elaboração de roteiro turístico com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.
O vice-prefeito da cidade, Eraldo Paiva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vagner Araújo, apresentaram um panorama sobre as ações do município para atrair turistas e projetos de obras estruturais que vão melhorar o atendimento a esse público.
A secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, disse que a cidade tem um grande potencial turístico e que é necessário “criar atividades que prendam os turistas durante as visitas à cidade”. Para isso, pretende criar um roteiro turístico, que inclui o chamado “turismo de experiência” para levar os visitantes a uma verdadeira inserção nas atividades desenvolvidas, como artesanato e cultivo de camarão.

Primeiro decreto suplementar do governo de Fátima em 2020 foi para a UERN


Com menos de um mês da abertura do Orçamento Geral do Estado do exercício de 2020, a governadora Fátima Boku’s Bezerra, publicou no Diário Oficial do Estado o primeiro Decreto Suplementar no valor de R$ 585.157,72, em benefício da UERN, conforme dados abaixo:
Acréscimo – Construção do prédio do Campus Avançado de Natal
Redução – Construção, adaptação e melhorias de infraestrutura da UERN.