quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vereadora eleita de 18 anos passou em 7 vestibulares



No dia 26 de setembro, Jayana Nicaretta da Silva  comemorava o aniversário de 18 anos. Onze dias depois, a comemoração era outra: a eleição como vereadora do município onde mora, União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina.
Ela é a vereadora mais jovem do estado, pelo Partido Progressista (PP), e uma das mais jovens do país.
Com 133 votos, de um total de 2.523, ela foi a quarta mais votada do município. Notícia que recebeu logo após saber que passou em sete vestibulares, três deles em universidades federais.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) Jayana passou no curso de engenharia de petróleo. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conseguiu uma vaga no curso de engenharia de energias.
Na Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Universidade de Uniguaçu, na Universidade de Pelotas e na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) passou nos processos seletivos para medicina veterinária.
Diante das opções, ela decidiu cursar engenharia de petróleo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, mas garante que a prioridade será a Câmara de Vereadores de sua cidade. "Vou começar em Pelotas, mas quero tentar transferir para Balneário Camboriú. Além disso, vou trancar algumas matérias e fazer o curso em parcelas, para conseguir conciliar", afirma ela.
Pela legislação eleitoral, é preciso ter 18 anos no dia da posse, em 1º de janeiro. Porém, apenas seis jovens todo o país se elegeram com 17 anos. No caso de Jayana, explicar porque uma garota tão jovem que adora festas, balada com as amigas, cinema, livros, filosofia e viajar, além do tradicionalismo gaúcho, tenha priorizado a política não é tão difícil.
A vida política
Quando ela nasceu, em 1994, o pai, João Lário da Silva, já era vereador da cidade. Ela ainda acompanhou outras duas eleições dele como vereador, mas foi quando ele foi prefeito que ela começou a admirar a política. Na época com 10 anos, lembra que gostava de distribuir propagandas, vestir a camisa com a sigla do partido e até de fazer campanha de casa em casa. Algumas vezes chegou a brincar que queria ser política.
Aos 14, não era apenas um comentário despretensioso a amigos e colegas de aula. "Quando os outros estavam fazendo campanha, pensei em começar a minha e me preparei", conta ela, cujas propostas incluiam trabalhar com inteligência e renovação, sobretudo pelas mulheres e jovens.
Apesar disso, ela esperou contar aos amigos para só então contar ao pai. Não esperou que ele manifestasse nenhum desejo de voltar à vida política, após alguns anos afastado. "Ele me apoiou, me orientou e ficou muito orgulhoso. Se estava pensando em se candidatar, desistiu na hora", diverte-se ela, ao lembrar da reação do pai. No fim, ele acabou servindo de professor.
"Ele me orientava a sair de casa e pedir votos, tomar chimarrão com as pessoas. E sempre que me via em casa sem fazer nada, brigava comigo para sair e fazer campanha", conta.
Assim, a garota que acabou de passar em sete vestibulares, antes dedicada aos estudos, aos amigos, a passatempos e a cuidar de si, começou a pensar no cuidado de uma cidade, além de incluir na rotina muitas cuias de chimarrão, um costume típico do Rio Grande do Sul e comum na região Oeste do estado. "Sempre tomei em casa, mas durante a campanha tomei muito mais. Também aprendi a acordar cedo, dormir tarde e às vezes ficar sem almoço", diz.
O lado ruim, segundo ela, é a rivalidade que existe entre os partidos. "Só me incomodo quando os amigos se afastam por política. Eu sempre tentei separar mas acaba afetando", afirma. Durante a campanha, ela comenta que chegou a ir parar na delegacia, com um Boletim de Ocorrência registrado contra ela. "Teve uma suposta acusação durante a minha campanha de uma tentativa de furto, mas logo consegui comprovar que era apelação política", diz ela.
Além disso, ela também afirmou no Facebook que chegou a receber a culpa por equívocos cometidos pelo pai enquanto era político. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ficou inelegível por alguns anos.
Sobre isso, ela afirma que, apesar disso, a questão de ser filha dele mais ajudou do que atrapalhou. "Mas alguns não votaram por eu ser filha dele ou não deixaram seus filhos votarem. É uma pena, pois eu deixei sempre claro que penso diferente, que as ideias e a vontade de fazer algo são minhas", afirma ela.
"Cada voto é um compromisso e essa é a primeira coisa que me vem à mente quanto penso sobre meu mandato", afirma Jayana, decidida a começar no dia 1º de janeiro cheia de ideias e propostas.

 G1

Pagando mico: O cantor Rickey Martin, ficou na maior saia justa, teve que circular só de cueca no prédio onde mora em Nova York, nos EUA.


Ricky Martin pega elevador só de cueca e surpreende vizinhos - Getty Images
O cantor Ricky Martin contou em seu Twitter, na manhã desta quarta-feira, dia ( 10/10 ), que pagou o maior mico, passando a maior vergonha de sua vida. O cantor comentou que estava sozinho em seu apartamento, quando ficou do lado de fora do imóvel... só de cueca. O artista, que mora em Nova York com o companheiro Carlos González e os filhos gêmeos, relatou o fato na rede social: "Esta manhã passei a maior vergonha da minha vida, e que maneira de começar o dia! Porque acabo de ficar preso do lado de fora do meu apartamento, sem chaves e em roupa interior. Não tive outra alternativa ,tiver que descer à recepção para buscar uma cópia da minha chave, e como era cedo (08:15 da manhã), o elevador estava cheio de vizinhos, saindo para seus trabalhos. Não tive outra opção que não fosse rir", diverte-se.
Foto: Getty Images/http://www.walterbatista.com.br/

Animação luxuosa: Os atores Rodrigo Santoro, Camila Pitanga e Selton Mello, estrelaram a noite da segunda-feira, no Festival Rio, no Rio de Janeiro-RJ.


Na noite da última segunda-feira, dia (0/108), a exibição da animação de "Uma História de Amor e Fúria", , ocorrida dentro do Festival do Rio, no Rio de Janeiro-RJ, atraiu diversos famosos. Entre eles, estão os dubladores do desenho, a atriz Camila Pitanga e os atores Selton Mello e Rodrigo Santoro, que faz uma participação especial. Por lá entre os convidados especiais, foi registrado de Thaila Ayala, Sérgio Marone, o casal Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo, Betty Faria, Fabiana Scaranzi e Antônio Pitanga com a esposa, Benedita da Silva. Camila Pitanga dá vida à personagem Janaína, par romântico de um homem imortal, sem nome, interpretado por Selton Mello. Com 600 anos, ele acompanhou fatos históricos ocorridos no Brasil, como as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, até a guerra pela água, em 2096. A animação tem traço e linguagem de história em quadrinhos.
Fonte:http://www.walterbatista.com.br/

Vida que se segue: O jogador de futebol Alex Alves, tá com Leucemia, em São Paulo.


Alex Alves vive um drama pessoal (Foto: Globoesporte.com)
O atacante Alex Alves, de 37 anos, que fez sucesso  em diversos clubes brasileiros e ainda  por vários clubes internacionais , está internado desde a semana passada no hospital Amaral Carvalho, em Jaú,-SP, para um tratamento contra uma leucemia. O hospital, que é referência na região para tratamentos contra câncer, apenas confirmou a internação do jogador, mas, a pedido do atleta e de sua família, não deu  informações sobre o atendimento e nem confirmou se Alex Alves teria sido submetido a um transplante de medula. Alex Alves não defende um clube profissional desde 2010, quando vestiu a camisa do União Rondonópolis, do Mato Grosso, mas nunca chegou a anunciar o fim de sua carreira. De acordo com a assessoria do hospital, o jogador  se comprometeu a conceder uma entrevista coletiva nas próximas semanas. Além do Vitória- BA, defendeu também Palmeiras-SP, Portuguesa-SP, Cruzeiro-MG, Hertha Berlim, Atlético Mineiro-MG, Vasco da Gama-RJ, Boavista, Fortaleza, Kavala, da Grécia, e União Rondonópolis. No currículo, tem a Libertadores ( 1997), pelo Cruzeiro, e o Brasileiro (1994 ),pelo Palmeiras, além dos vices nacionais pelo  Vitória,( 1993 ), pela Portuguesa, ( 1996 ), e Cruzeiro,( 1998 ).
Foto:  Globoesporte.com/http://www.walterbatista.com.br/