sexta-feira, 17 de abril de 2020

Astrônomos descobrem estrela com órbita inusitada e provam previsão de Einstein


Astrônomos no Chile usando um dos maiores telescópios do mundo encontraram uma estrela que “dança” em torno de um buraco negro na Via Láctea assim como Albert Einstein pode ter previsto há mais de um século.
A Teoria Geral da Relatividade de Einstein, publicada em 1915, é o fundamento da física moderna, há muito tempo ajudando os cientistas a entenderem as propriedades da gravidade.
Mas o anúncio desta quinta-feira (17) a partir do Observatório do Sul Europeu (ESO, na sigla em inglês), grupo intergovernamental de astrônomos europeus que opera no Chile, prova que a teoria se aplica até mesmo a uma estrela a 26 mil anos-luz do Sol.
Quase 30 anos de medições, segundo disseram os cientistas em nota, permitiram seguir a estrela que seguia sua órbita em fomato de roseta em torno de um buraco negro “super gigantesco” na Via Láctea. A descoberta provou que Einstein, e não seu predecessor Isaac Newton, estava certo. Newton acreditava que o astro viajaria numa trajetória em formato de elipse.
“Esse resultado há muito tempo buscado foi possibilitado pelas medições cada vez mais precisa por quase 30 anos, que permitiram que cientistas desvendassem os mistérios do gigante à espreita no coração da nossa galáxia”, disse o observatório.
A descoberta também oferece novas evidências da existência de um buraco negro chamado Sagittarius A*, cuja massa seria 4 milhões de vezes maior que a do Sol, disse a nota.

Mulher é morta a tiros na Grande Natal, ela estava grávida, mas o bebê não resistiu



Uma jovem de 18 anos que estava grávida de sete meses foi morta a tiros dentro da própria casa na noite desta quinta-feira (16) no distrito de Mangabeira, que fica no município de Macaíba, na Grande Natal. Luzia Beatriz de Lima Silva e o bebê morreram ainda no local.
MAIS >

“Novo coronavírus foi fabricado em laboratório chinês”, diz descobridor do HIV e vencedor do prêmio Nobel de Medicina de 2008



Diferentemente do que divulgaram as autoridades, o novo coronavírus foi fabricado artificialmente em laboratórios chineses, provavelmente no segundo semestre de 2019, diz Luc Montagnier, prêmio Nobel de Medicina de 2008.
O cientista francês diz que “o laboratório da cidade de Wuhan é especializada nesse tipo de vírus, o coronavírus, desde o começo dos anos 2000. Eles têm expertise com isso. Isso me fez olhar de perto a sequência de RNA do vírus. Fiz essa análise, assim como o matemático Jean-Claude Perez, especialista em biomatemática”.
MAIS >


Anvisa proíbe venda de Annita sem receita especial, remédio “secreto” teve bons resultados em testes de laboratório contra o coronavírusAnvisa proíbe venda de Annita sem receita especial, remédio “secreto” teve bons resultados em testes de laboratório contra o coronavírus


Imagem: ilustrativa/REB Images/Getty Images
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta quinta (16) uma norma proibindo a venda de medicamento à base de nitazoxanida sem receita médica especial. A droga é comercializada em forma de vermífugo com o nome de Annita.
O medicamento é o remédio cujo nome não foi divulgado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, na quarta (15), quando ele informou que a pasta começará a testar em pacientes com o novo coronavírus um medicamento que, em laboratório, reduziu em 93,4% a carga viral em células infectadas pelo vírus.
“Fiz questão de não saber este nome para evitar uma correria em torno deste medicamento enquanto não temos certeza de que ele vai funcionar para isso”, afirmou o ministro Marcos Pontes.
A nova regra da Anvisa incluiu medicamentos à base de nitazoxanida na lista de substâncias controladas. Com isso, a sua entrega ou venda nas farmácias e drogarias só poderá ser feita para pessoas com a receita especial em duas vias —uma ficará retida na farmácia e outra, com o paciente.
Mônica Bergamo Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Crianças “têm que voltar à escola” “Tem que enfrentar a chuva, pô. Tem que enfrentar o vírus. Não adianta se acovardar” afirma Bolsonaro


Na entrada do Palácio da Alvorada nesta quinta à noite (16), Jair Bolsonaro defendeu que as aulas devem ser retomadas nas escolas, o que contraria as atuais recomendações da OMS.
“Tem que enfrentar a chuva, pô. Tem que enfrentar o vírus. Não adianta se acovardar, ficar dentro de casa. Nós sabemos que a vida é uma só”, afirmou o presidente.
“Sabemos dos pais que estão preocupados com os filhos voltarem à escola. Mas têm que voltar à escola. Nós não temos nenhuma notícia de alguém abaixo de 10 anos de idade que contraiu o vírus e foi a óbito ou foi para a UTI”, acrescentou.
Segundo o Ministério da Saúde, já há registro de duas mortes de crianças abaixo de 1 ano de idade e uma morte na faixa etária entre 1 e 5 anos. Mas o problema principal é que as crianças assintomáticas podem ser transmissoras da Covid-19 para idosos.
O ANTAGONISTA Fonte-https://www.blogdobg.com.br/

Bolsonaro presta solidariedade ao cantor Gusttavo Lima



Fonte-Robson Pires
– Presidente Jair Bolsonaro se solidariza com cantor sertanejo Gusttavo Lima: ‘Covardemente atacado’.  No Twitter, presidente se manifestou em defesa do cantor, que disse que não fará mais lives após ser notificado por fazer propaganda de cerveja em show.


Após polêmicas, Gusttavo Lima diz: ‘não farei mais live pra ser censurado’


Fonte- Robson Pires
O cantor Gusttavo Lima usou as redes sociais para se manifestar sobre as críticas que recebeu após as duas lives feitas no YouTube. Primeiramente, o sertanejo foi acusado de fazer doações para famílias de um lixão inexistente no GoiásDepois, foi alvo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que abriu uma representação ética, em vista de irregularidades no consumo e na divulgação de bebidas alcoólicas durante as transmissões.
“Acho que o grande segredo da live é tirar o lençol do fantasma. Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom são as brincadeiras, à vontade, levar alegria, alto-astral para as pessoas que estão agoniadas nesse momento. Não farei live pra ser censurado”, escreveu no Twitter. Mesmo assim, o sertanejo foi anunciado como o primeiro artista da live do festival Villa Mix em casa previsto para 3 de maio.

Grávida de sete meses é morta a tiros dentro de casa na Grande Natal


Fonte- Robson Pires
Uma jovem de 18 anos que estava grávida de sete meses foi morta a tiros dentro da própria casa na noite desta quinta-feira (16) no distrito de Mangabeira, que fica no município de Macaíba, na Grande Natal. Luzia Beatriz de Lima Silva e o bebê morreram ainda no local.
O caso aconteceu na rua Geraldo da Silva, na comunidade Manoel Dias. De acordo com o delegado Cidorgeton Pinheiro, da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba, o criminoso entrou na casa e efetuou quatro disparos na cabeça e um no ombro da jovem. Os tiros foram de uma arma calibre 38.
G 1 (RN)

Deputado Hermano Morais testa positivo para coronavírus

O deputado estadual Hermano Morais (PSB) confirmou nesta quinta-feira (16), por meio de suas redes sociais, que recebeu confirmação de teste positivo para o novo coronavírus – Covid-19.
De acordo com o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, ele tinha recebido inicialmente um diagnóstico de dengue, mas que depois foi descartado.
Ainda segundo Hermano, os sintomas são leves. “Estou em casa, não precisei ser hospitalizado, sigo as recomendações médicas, em repouso”, afirmou.
No vídeo, usando máscara, o deputado ainda recomendou “cuidado” para evitar os efeitos da pandemia.
Até esta quinta-feira (16), o Rio Grande do Norte tem 400 pacientes confirmados e 20 óbitos, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte-https://www.jairsampaio.com/