terça-feira, 21 de setembro de 2010

Crianças brincam com revólver do pai e menino mata irmão com tiro no RN

Uma tragédia marcou o fim da tarde de segunda-feira (20), no município de Espírito Santo, distante 69 km da capital potiguar.
Dois irmãos, um de oito anos e outro de 13 anos, brincavam dentro de casa, por volta das 17h30, de ontem, quando o menino mais novo pegou a arma do pai - um revólver calibre 38 - e atirou no irmão.

Atingido com apenas um tiro no rosto, o menino de 13 anos morreu a caminho do hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

A delegacia de Goianinha vai investigar o caso.

Fonte:DIARIODENATAL.COM.BR com informações do repórter Paulo de Sousa

Vídeo de brasileiro no YouTube vai à semifinal de concurso

Jarbas Agnelli, o único brasileiro entre os 125 semifinalistas do concurso "YouTube Play. Bienal de vídeo criativo", disse à Agência Efe que para "Birds on Wires", um dos vídeos mais visitados no YouTube, se inspirou em "uma foto de jornal de uns pássaros em cabos" de rede elétrica.

O vídeo (www.youtube.com/watch?v=LoM4ZZJ2UrM), que é um dos 125 semifinalistas selecionados entre 23 mil criações procedentes de 91 países por uma equipe de funcionários do Museu Guggenheim, é "na realidade, uma obra muito singela", afirmou.
Em entrevista à Efe, Agnelli explicou que o sucesso do vídeo, de um minuto de duração, é que a associação dos pássaros com notas musicais é interpretada pelo público no sentido de que "a natureza é arte".

O vídeo "Birds on Wires" é mudo, mas o segredo do sucesso está na trilha sonora através da imagem fixa de pássaros que descansam em cabos de alta tensão, o que faz com que as aves sejam interpretadas como notas musicais e os cabos como as linhas de uma folha de partitura.

Deste modo, ele compôs uma melodia levando em conta "a posição exata dos pássaros" que se transformam em notas no próprio vídeo, disse ele, que é diretor de anúncios de publicidade para a televisão.

Segundo ele, a trilha sonora do vídeo é composta com base em notas musicais de piano e com arranjo de orquestra que Agnelli interpretou e gravou usando o computador.

Quando tinha uma parte da trilha sonora, enviou ao fotógrafo Paulo Pinto, a quem não conhecia. Por sua vez, Pinto mandou a melodia a seu chefe e uma semana depois ele foi convocado ao jornal "O Estado de São Paulo", relatou Agnelli.

Em novembro, quando foi para uma conversa ao fórum americano TED, Agnelli decidiu "interpretar ao vivo com uma orquestra" que colocou no YouTube (www.youtube.com/watch?v=7VxZZzxEzXA) e recebeu um grande volume de visitas, comentou o dono da produtora AD Studio.

Um vídeo, cujo primeiro passo "foi pegar algo muito simples e passar a vê-lo com outros olhos", está na final do "YouTube Play", organizado pela fundação nova-iorquina Solomon R. Guggenheim e pelo YouTube, e será exibido em todos os museus Guggenheim.

Da Agência EFE

Debate TVU: Rosalba usará experiência administrativa para levar desenvolvimento para todo o Estado


A candidata ao governo do estado da Coligação “A Força da União”, Rosalba Ciarlini, disse que quando governadora irá implantar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento descentralizado para possibilitar oportunidade de emprego e renda para todas as regiões do Estado. A afirmação de Rosalba aconteceu durante o debate entre os candidatos ao governo, promovido na noite desta segunda-feira (20), pela TV Universitária. A candidata disse, ainda, que o Rio Grande do Norte precisa ser grande não só no nome; mas com obras estruturantes, serviços essenciais como saúde, educação e segurança em pleno funcionamento e com um norte para o desenvolvimento o estado será o orgulho de todos os potiguares. “Serei governadora para fazer acontecer com gestão e planejamento. Tenho garra, força de vontade e experiência administrativa para mudar a situação do estado”, salientou.

Rosalba, ao falar sobre desenvolvimento social, disse que a irá cuidar da capacitação para as pessoas cadastradas nos atuais programas de inclusão social, como o Bolsa Família. Para isso vai implantar programas de inclusão para as pessoas que vivem em situação risco. Com o Programa Mão Amiga, vai oferecer financiamentos de até 3 mil reais, – sem juros – para instalação de pequenos negócios, que possam assegurar a família uma fonte de renda. Investirá em programas e terapias ocupacionais para as pessoas da Terceira Idade, implantando programas de utilização dessa mão de obra, de maneira que possam ter vida digna.

No combate a violência e a segurança pública, Rosalba assegurou implantar programas de prevenção e combate às drogas. Além de ações sócio-educativas para crianças e jovens. Melhorar a educação, adotando o ensino profissionalizante. Incentivar o esporte como forma de afastar jovens e adolescentes das drogas, oferecendo melhor qualidade de vida.

Para combater a desertificação na região Seridó, Rosalba fará o aproveitamento do gás natural na região, evitando assim o desmatamento e sua principal medida para evitar a degradação do Meio Ambiente será focada no saneamento de 80% dos domicílios urbanos do estado. “Uma das ações que fiz como prefeita foi elevar de 8% para 85% a rede de esgotos, em Mossoró”, disse.

Na Educação, Rosalba Ciarlini executará o plano de melhoria física das escolas. A qualificação dos professores e servidores da educação, para que se sintam valorizados, e dessa forma exercerem melhor suas atividades. Além de assegurar a continuidade da gestão democrática nas escolas com ampliação da autonomia financeira para os diretores de escolas tomarem decisões para solucionar problemas que afetam a administração escolar no dia-a-dia.

Fonte:Blog Robson Pires..


Candidatos a vice-governador debaterão pela primeira vez em Caicó

Vices do RN

As entidades empresariais de Caicó – ACISC, CDL e SindComércio – realizarão na próxima quarta-feira, dia 22, o primeiro debate com os candidatos a vice-governador do RN. O evento acontecerá a partir das 19 horas, no auditório da Casa do Empresário, com o tema “Cidadania e Desenvolvimento”.

O evento contará com duas palestras e o debate. A primeira fala será do diretor-presidente da ADESE, Galvão Freire, que abordará a palestra “Eixos norteadores do desenvolvimento sustentável do Seridó”. Em seguida será a vez do juiz eleitoral e professor da UFRN, Dr. André Melo, com o tema “Voto e participação cidadã”.

Participarão do debate os candidatos representantes de partidos que têm assento na Assembléia Legislativa do Estado. Foram convidados Álvaro Dias (Coligação Coragem pra Mudar), Robinson Faria (Coligação A Força da União) e Vagner Araújo (Coligação Vitória do Povo).

O debate iniciará às 20 horas e será transmitido por rádios locais. A mediadora será a jornalista caicoense Anna Ruth Dantas, profissional da Tribuna do Norte e da Rádio Globo Natal e titular do blog Panorama Político. Serão cinco blocos com perguntas elaboradas pela organização, por instituições e pelos candidatos.

Durante o evento a Fator4 distribuirá questionários para os presentes avaliarem o debate e a participação dos candidatos. As pessoas interessadas em participar do debate devem se credenciar na Casa do Empresário (84.3421.1638).

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Nova pesquisa do Ibope ouvirá 812 pessoas no Estado até a próxima quinta-feira

Vem aí mais uma pesquisa do Ibope.

O instituto registrou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pesquisa de intenção de voto para presidente, governador e senador.

As entrevistas foram iniciadas ontem e prosseguem até quinta-feira (23).

A pesquisa foi contratada pela InterTV Cabugi ao preço de R$ 38.992,33.

Serão ouvidas 812 pessoas no Estado, sendo que a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

A divulgação dos números do Ibope deve acontecer na quinta-feira à noite pela InterTV Cabugi.

A última pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 8 e 11 de setembro e apontou o seguinte resultado para o Governo do Estado: Rosalba Ciarlini: 50%; Iberê Ferreira: 23%; e Carlos Eduardo: 12%. Para senador: Garibaldi Filho: 60%; José Agripino: 54%; e Wilma de Faria: 35%.

Blog de Oliveira Wanderley


Tiririca é denunciado pelo Ministério Público. Até tu Tiririca?

O candidato a deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo sob acusação de falsidade ideológica, crime que prevê pena de um a cinco anos de prisão.

A Promotoria, que pediu ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal do candidato, encontrou indícios do crime em entrevista concedida por Tiririca à revista “Veja”.

Na entrevista, o candidato afirma que não possui bem ou patrimônio em seu nome e que havia transferido tudo para terceiros.

Advogado nega

O advogado Ricardo Vita Porto, responsável pelo departamento jurídico da campanha de Tiririca, disse que o candidato ainda não foi notificado da ação.

Porto afirmou, contudo, que o candidato não cometeu falsidade ideológica, pois não possui bens em seu nome nem em nome de terceiros. “Quando formos citados, vamos apresentar defesa em que vamos comprovar que ele não tem qualquer bem, nem em nome de terceiros, e isso não é de hoje”, afirmou ao G1.

Promotoria

A transferência, segundo o Ministério Público inferiu a partir da entrevista, se deu em razão de ações trabalhistas, de alimentos e de partilha de bens que Tiririca enfrenta na Justiça.

“A falsidade ideológica vem quando ele diz que não tem bens quando, na verdade, ele os transferiu”, disse ao G1 o promotor Maurício Lopes, que propôs a ação na última quinta-feira (16).

Segundo o promotor, Tiririca também pode ter incorrido em crime de fraude contra credores, possibilidade que será verificada no decorrer do processo, caso a Justiça aceite a denúncia.

O Ministério Público também solicitou na ação cópias de processos contra Tiririca que tramitam em segredo de Justiça no Ceará, para “completa elucidação dos fatos”.

Segundo o promotor, ele responde a pelo menos quatro ações trabalhistas e uma civil movida por sua ex-mulher.

Fonte:blog Robson Pires.

Iberê destaca parceria com o presidente Lula e apresenta propostas em debate na TVU‏

O governador Iberê Ferreira (PSB) participou na noite desta segunda-feira (20) do debate promovido pela TV Universitária e pelo jornal Tribuna do Norte. Iberê destacou a importância da parceria com o governo do presidente Lula e da futura presidente Dilma para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Veja as principais propostas apresentadas pelo governador:

Saúde
Ao responder sobre o tema “saúde”, o governador Iberê Ferreira disse que a melhoria do atendimento à população já está sendo prioridade em sua atual gestão. “Na semana passada convocamos 422 profissionais na área de saúde para serem locados nos hospitais regionais. Também estamos instalando em Natal um novo hospital estadual, onde funcionava o Itorn, que ajudará a desafogar o Walfredo Gurgel”, disse.

Cultura
Durante o debate, Iberê disse que irá ampliar os 56 pontos de cultura existentes em todo o Estado, fortalecendo a Fundação José Augusto.“Temos 56 pontos hoje e para o próximo ano estão garantidos outros outros 100 pontos de cultura”, disse, ressaltando a importância das casas para o desenvolvimento das atividades culturais também no interior.

Ainda como proposta, o governador disse que será criado o “Fundo de Cultura” do Estado e ampliada a Lei Câmara Cascudo, que incentiva pequenas e médias empresas a financiar projetos artísticos. “Levaremos a cultura para todas as regiões, sempre respeitando a diversidade cultural do RN”, concluiu.

Meio ambiente
O governador Iberê ainda enfatizou as obras que o governo do Estado vem realizando para garantir a qualidade da água consumida na capital, como a adutora do Jiqui, que está em fase de conclusão, e a adutora que trará água do rio Maxaranguape para Natal. “Conseguimos incluir essa obra no PAC 2 e os recursos já estão garantidos”.

Para combater a desertificação Iberê acredita que a solução mais viável é mudar a matriz energética e levar o gás para diversas regiões do Estado. Por fim, Iberê apresentou a proposta de levar a educação ambiental para todas as escolas da rede pública. “Temos que despertar nas crianças a importância da preservação do meio ambiente para que no futuro isso se traduza em ações práticas”, encerrou.

Saneamento
Iberê destacou o programa de saneamento realizado pelo governo do PSB no Rio Grande do Norte. “Nunca se fez um programa tão audacioso e tão grande na área de saneamento como está sendo feito”, assinalou, acrescentado que em Natal a área saneada foi duplicada nos últimos anos.

Até o final de 2010, a área saneada do RN estará em 40% e o Estado terá recursos assegurados para saneamento de 56% de sua área.

Em Mossoró, 45% do saneamento está sendo feito pela prefeitura com recursos do Governo Lula e outros 40% pelo Governo do Estado.

Juventude
Iberê falou sobre as ações direcionadas para a juventude do Rio Grande do Norte. O governador disse que a qualificação profissional e o combate às drogas são prioridade em seu plano de Governo. “Hoje, 95% dos crimes são originados pelas drogas, por isso iremos combater esse problema”, explicou.

Revelou ainda que em seu governo os jovens irão ter voz na elaboração de políticas para a juventude. “É muito importante que eles mesmos participem para trabalharmos dando foco ao esporte e à área da cultura, dando oportunidade aos nossos jovens”.

Esporte
O governador Iberê destacou que a proposta para incentivar o esporte no Rio Grande do Norte é construir uma quadra poliesportiva em cada escola da rede pública e ampliar o número de ginásios e quadras existentes nos bairros das cidades mais populosas do Estado.

“Ocupar os jovens e oferecer uma espaço adequado para a prática de esporte trará reflexos também na questão do combate às drogas e à violência”, disse.

Ele também garantiu que vai dar apoio à prática do esporte profissional, não só na capital, mas também no interior do Estado.

fonte:blog Robson Pires.