terça-feira, 17 de março de 2009

Clodovil será submetido a exames para avaliar hipótese de morte cerebral

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), 71, será submetido nesta terça-feira a exames neurológicos para avaliar a gravidade da lesão cerebral e afastar a hipótese de morte cerebral. O estado de saúde do parlamentar é de extrema gravidade, segundo boletim médico divulgado na manhã de hoje pelo hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde o parlamentar está internado desde ontem. O boletim informa ainda que Clodovil respira por aparelhos e que seus sinais vitais são mantidos por meio de medicamentos e equipamentos. Por volta das 14h de ontem, o parlamentar teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos. A parada foi revertida, mas o estado de saúde dele se agravou. Os médicos afirmaram ontem que se o deputado sobreviver, ele deverá ter uma vida bastante limitada. O risco de sequelas é muito grave, possivelmente sem condições de falar nem andar. Clodovil foi internado às 8h17 de ontem com um quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico --sangramento na cabeça-- e passou por um procedimento de inserção de cateter para reduzir o coágulo no cérebro. Clodovil foi encontrado desacordado por volta das 7h, de bruços no chão, por assessores. Há seis meses, Clodovil se internou no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em decorrência de uma embolia pulmonar. Em 2007, ele se internou no Hospital Sírio-Libanês por causa de uma paralisia de leve intensidade do braço direito. A paralisia foi causada por AVC, decorrente de hipertensão arterial. Também em 2007, o deputado foi hospitalizado duas vezes com problemas cardíacos e hipertensão arterial e outra com suspeita de dengue. Mas a doença não foi diagnosticada.Fonte: Folha Online

Permanecem em greve por tempo indeterminado os professores da rede estadual e municipal de educação.

Sem acordo com as secretarias municipal e estadual, os professores decidiram em assembléia realizada nesta terça pela manhã no colégio estadual Winston Churchill, manter a greve e realizar uma série de mobilizações com a finalidade de fortalecer ainda mais o movimento.
De acordo com coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado, Fátima Cardoso, a opção por manter a greve foi tomada uma vez que as propostas apresentadas pela Secretaria de Educação, Cultura e do Desporto (SEEC) e secretaria municipal de educação não atendem aos interesses da categoria. Fátima relatou que o secretário municipal de educação, Elias Nunes, acenou com a proposta de aumento de 5% agora para abril e os 29% restante ser discutido em uma nova negociação no segundo semestre, pois a prefeitura não tem orçamento no momento para fazer o reajuste dos 34%. Cardoso explicou que a categoria recusou a proposta pois não acredita mais nesses acordos. ``Colocar para frente as negociações para o restante das perdas salariais não vale a pena. Já fizemos isso outras vezes e não obtivemos sucesso. Não acatamos mais políticas de promessas que não viabilizam as nossas necessidades'', relatou.
Em resposta, o Secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, reconheceu a luta dos educadores e garantiu que a intenção da prefeita Micarla de Souza é de repor os 34% de direito da categoria, mas que no momento a Prefeitura enfrenta dificuldades orçamentárias. ``Não queremos jogar uma promessa no ar. Faremos a reposição salarial a partir do segundo semestre. Sabemos que as lutas são reconhecidamente justas, mas não vamos assumir um compromisso que não podemos cumprir'', destacou. O mesmo argumento de não ter condições de atender na integra todas as reivindicações dos professores foi o argumento do secretário Estadual de educação Rui Pereira, que apresentou como proposta a implantação do piso nacional, o adiantamento de uma letra de 5%. De acordo com Fátima Cardoso a proposta não contempla toda categoria e por isso foi rejeitada. ``Estamos lutando pela melhoria da classe e não de determinados grupos. As negociações precisam atender aos interesses de todos'', afirmou. Desde o dia dois deste mês os professores paralisaram suas atividades afim de obter melhorias salariais. Dentre as reivindicações da categoria estão a equiparação ao piso nacional, a reposição de 34% referente às perdas salariais dos últimos 13 anos; inclusão dos educadores infantis no plano de cargos, carreiras e salários dos profissionais da educação, inserindo-os em uma categoria única da classe dos educadores; fim da avaliação de desempenho apenas do professor, para que seja avaliado todo o sistema de educação.Fonte:DNonline.

Crateras, ruas alagadas e casas comprometidas compõem cenário das chuvas em Natal


As chuvas que caíram em Natal nos últimos dias e durante toda madrugada e parte da manhã desta terça deixaram a Zona Norte da cidade praticamente coberta de lama. A reportagem do Diário de Natal esteve em alguns bairros da região e constatou o grande número de buracos, muita água impedindo a passagem de veículos e até casas comprometidas pela corrosão, causada pelo grande volume de chuvas. No bairro Jardim Progresso, a rua Primavera - uma das mais movimentadas e onde funciona um grande número de comércios -, está completamente esburacada e coberta de lama. No bairro Boa Esperança a situação é semelhante. Uma grande lagoa se formou na rua Professora Eliete Rodrigues de Morais após a chuva que caiu na madrugada de hoje. De acordo com o morador Jair Florença, é comum esse acúmulo de água nos períodos chuvosos. ``Qualquer chuvinha fica desse jeito. Muitas vezes essa água até entra nas casas mais baixas da rua'', afirmou. A rua Raniere Basílio - mais conhecida como Curva da Morte -, no bairro de Felipe Camarão também ficou completamente submersa. Os carros que passam pelo lugar tiveram que fazer um desvio por um pequeno espaço, na marginal da rua. Nem mesmo os motoristas de carros mais altos se arriscavam a passar pela ``lagoa''. No entanto, um dos locais mais críticos é o bairro Nossa Senhora da Apresentação. Na rua Sampaio Correia, um terreno baldio está coberto de água e para agravar a situação, uma grande quantidade de lixo - que já deveria estar no local antes da chuva -, está boiando na lagoa que se formou. Outro problema encontrado no bairro está situado na rua da Consolação. Diversas casas estão com as calçadas completamente corroídas pela força da água e muitas correm o risco de desabar. A moradora Wedja Santos da Costa está assustada com a situação e cobra uma atitude por parte da prefeitura. ``Eles vêm aqui e colocam sacos de areia dentro do buraco. Quero que ajeitem, ou então as calçadas dos vizinhos também vão começar a desabar'', afirmou.

Fonte:DNonline.

Músico morre em colisão de moto com animal na RN 117

Um animal no meio da pista de rolamentos da RN 117, trecho que liga esta cidade a Antônio Martins, foi responsável por um acidente de trânsito de natureza grave, resultando na morte do músico e a animador de missas Francisco Antônio de Andrade e Silva, que adotava o nome artístico de "Antônio de Luck", 24 anos. A tragédia aconteceu por volta das 6h deste domingo, 15. O forte impacto entre o veículo e a vaca o matou no local. O jovem cantor, por sua vez, ainda chegou a ser socorrido e foi a óbito quando era transferido às pressas para a cidade de Natal.
Segundo informações do blog ARQUIVIP.COM, o músico, segundo também pessoas com bom relacionamento junto a ele, gostava de pilotar moto em alta velocidade e, inclusive, já havia confidenciado a alguém que não escaparia caso viesse a sofrer um acidente de moto. Ele seguia com destino a Umarizal e logo atrás o Padre Neto, que dirigia um carro. O fato de os dois não irem junto deveu-se ao fato de o religioso ter de retornar a Alexandria no mesmo dia, enquanto que "Antônio de Luck" só voltaria na segunda-feira, 16. Do local do acidente, o corpo do cantor, que também era instrumentista, foi levado às pressas para a Maternidade Joaquina Queiroz, onde recebeu os atendimentos de urgência. A equipe médica disse que toda a pancada que o motoqueiro recebeu foi na região torácica, não sendo constatado nenhum tipo de ferimento no crânio. Confirmado o óbito de "Antônio de Luck", ele foi conduzido para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro desta cidade, onde foi velado durante todo o dia de domingo, 15 e, na manhã desta segunda-feira, 16, aconteceu o traslado do corpo até Umarizal, onde foi sepultado.Fonte: Gazeta do Oeste

VEREADOR QUER FISCALIZAÇÃO NO PA EM JARDIM DO SERIDÓ

O vereador Anchieta Júnior (PR) apresentou requerimento solicitando que a COVISA, Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), 4ª URSAP e Secretaria Estadual de Saúde, venham fiscalizar o Pronto Atendimento (PA) criado pelo prefeito de Jardim do Seridó, para não ter que repassar a ajuda financeira que sempre foi feita pelo executivo para o Hospital da cidade.O pedido foi feito na última seção ordinária da câmara municipal de Jardim do Seridó, realizada quarta feira dia 11 de março, e a justificativa dada pelo vereador é para que esses órgãos venham fiscalizar o Pronto Atendimento (PA), e que a população tenha a certeza de que o PA está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes.Esperamos maior brevidade possível nestas fiscalizações, pois quem tem a ganhar com isto, é a população de Jardim do Seridó que dependem do PA, já que até agora o atual prefeito não repassou nada de dinheiro para o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz.
Fonte:Blog Paulinho Filho.

ÁLVARO COGITA ADESÃO AO GOVERNO APÓS FILIAÇÃO DE CARLOS EDUARDO

A possível e cada vez mais provável filiação do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao PDT poderá contribuir para a adesão do partido à base de apoio à governadora Wilma de Faria. Apesar de garantir que não houve a discussão sobre o assunto, o deputado estadual Álvaro Dias, atual presidente pedetista, afirma que o ex-prefeito, caso confirme a filiação, poderá convencer os filiados e militantes a apoiarem o Governo.Ainda no aguardo da resposta de Carlos Eduardo sobre a filiação ao PDT, Álvaro Dias diz que o momento atual é de discutir sobre as possíveis entradas do ex-prefeito e do pai, o ex-prefeito de Parnamirim Agnelo Alves, e não sobre a postura adotada pela legenda após a entrada de Carlos Eduardo. Contudo, o deputado não é contrário à discussão.Reafirmando que o PDT é um partido de oposição e que Carlos Eduardo “está entrando em um partido de oposição ao Governo do Estado”, Álvaro Dias argumenta que nada impede uma revisão na postura da legenda, caso o Governo também reveja os pontos mais criticados pelas bases do PDT.“Se o Governo mudar a postura, passar a dialogar com os movimentos sociais, de classes e dos trabalhadores, o que vem faltando... Se o Governo mudar a postura e achar que pode se abrir, podemos discutir. O PDT é um partido democrático”, disse Álvaro Dias.O atual presidente do PDT diz que todos os militantes que conversaram sobre a possível entrada de Carlos Eduardo no partido demonstraram satisfação com a notícia. Porém, nada sobre a postura do partido após a provável adesão do ex-prefeito, segundo Álvaro, vem sendo discutido entre os filiados. Para o parlamentar, quem deve levantar o debate é o próprio Carlos Eduardo.“Posteriormente à sua entrada, se ele vai procurar fazer um trabalho de convencimento dentro de todos os que compõem o partido, é uma postura pessoal que ele quem vai decidir sobre isso. Ele, confirmando a filiação, será um quadro de peso e que tem o perfil do partido. Mas tudo no PDT é discutido democraticamente”, explicou o deputado.
Fonte: nomimuto.com

Rosalba Cobra compensação para os municípios .

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) está cobrando do Governo Federal uma forma de compensação para os municípios devido a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta da parlamentar é simples: o Governo deve suspender as cobranças das dívidas de INSS por 120 dias.
A senadora afirmou que a isenção da cobrança do IPI dos carros determinada pelo Governo como uma das medidas anticrise acabou trazendo sérios prejuízos aos municípios.
“Além da suspensão das dívidas do INSS, temporariamente, o governo deveria adotar outro tipo de compensação para os municípios que perderam com a redução do FPM”, frisou a senadora, acrescentando que não é contra a suspensão da cobrança do imposto sobre a venda de carros até porque essa também é uma forma de proteger o emprego na indústria automobilística, mas acredita que ao programar essa medida, o Governo deveria ter encontrado outra forma de garantir o orçamento das prefeituras.Fonte:Blog Suebster Neri.