quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Fenômeno El Niño irá antecipar inverno no estado do RN, diz Emparn


A expectativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) é que o inverno chegue mais cedo ao estado e pegue de surpresa os produtores rurais. Segundo o presidente da Emparn, Henrique Santana, a equipe de monitoramento detectou o fenômeno El Niño no oceano Pacífico, o que pode antecipar as chuvas no Nordeste para janeiro. “Se o inverno começar mais cedo, pode pegar o agricultor desprevenido, porque ele não terá preparado as terras a tempo. O ideal é que a chuva comece a partir de fevereiro e se estenda até junho”, destaca.
Entretanto, os agricultores parecem estar preparados. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), Manoel Cândido, é exatamente no primeiro mês do ano que os produtores começam a trabalhar a terra e prepará-la para o plantio. “Todos os trabalhadores na agricultura já têm o costume de se preparar e esperar o inverno em janeiro. Eles não terão surpresa se as chuvas chegarem mais cedo”, garante. Segundo Cândido, algumas regiões do alto Oeste potiguar vêem o inverno começar mais cedo que o resto do estado.

Na próxima semana, entre os dias 15 e 17, a Emparn irá participar da 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, que acontece em Campina Grande. O evento irá reunir todos os meteorologistas e pesquisadores da região Nordeste, além de alguns cientistas do resto do país. Segundo Henrique Santana, este ano o grupo realizou seis encontros para analisar as condições climáticas da área, mas para 2010 estão previstas oito reuniões. “A dinâmica meteorológica do semi-árido é muito rica e diversificada, o que acaba despertando o interesse de pesquisadores do mundo inteiro. Essas reuniões são muito importantes para que possamos prever e prevenir nossos agricultores”, acrescenta.
Alguns meses depois das enchentes que atingiram plantações inteiras no Rio Grande do Norte, os agricultores agora sofrem com a seca. Os quatro últimos meses do ano costumam ser severos na região Oeste e no Seridó do estado. Embora a Fetarn diga que ainda não há reclamações sobre falta de água nos municípios, uma matéria do site G1 mostrou esta semana a dificuldade dos agricultores em abastecer seus reservatórios.

Segundo o presidente da entidade, os agricultores estão acostumados com a seca desse período do ano, que é um fenômeno considerado normal. “Não está faltando água e não há problema com relação a alimentação dos animais. Até o momento não está existindo reclamação sobre isso”, destaca. O inverno deste ano, inclusive, foi mais longo. Choveu até julho, o que alegrou os agricultores.

Aposentados recebem novo mínimo a partir de janeiro

O ministro da Previdência, José Pimentel, informou hoje (9) que o novo mínimo será pago nas aposentadorias no dia 25 de janeiro, com ganho real de 5,08%.

Segundo ele, a data foi definida em acordo feito com as centrais sindicais em 2006, quando ficou acertado que a cada ano se anteciparia um mês para o reajuste. Como neste ano será em janeiro, o governo já prepara a medida provisória agora em dezembro. Ele lembrou que a despesa está prevista na peça orçamentária enviada em agosto ao Congresso.

Para os que recebem acima do mínimo, 8,2 milhões de aposentados, está previsto reajuste com base na inflação integral de 2009 mais 50% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de tudo o que a economia produz) de 2008, o que representa ganho real de 2,5%, despesa incluída na proposta orçamentária depois de discussão com as centrais sindicais. O impacto dessa medida será de R$ 3 bilhões.

Fonte:Blog Cardoso Silva.

Homem que sofreu choque em camarote vip do Carnatal segue estado grave

O marceneiro Samir Aníbal Gomes Lins, 30 anos, que sofreu uma descarga elétrica no segundo dia de Carnatal no Camarote Natal 2014, organizado pelo deputado federal potiguar Fábio Faria e o ator global Bruno Gagliasso, encontra-se ainda em estado grave no hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (09), Samir Aníbal vem evoluindo com febre e bastante secreção brônquica.

Leia abaixo o boletim na íntegra:

"O Sr. Samir Aníbal Gomes Lins, 30 anos, encontra-se no sexto dia de internamento em UTI com quadro de Encefalopatia Anóxica, após parada cardiorrespiratória por descarga elétrica. Vem evoluindo com febre e secreção brônquica. No momento encontra-se em estado grave, porém estável, em ventilação mecânica".

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Calcinha Preta no Natal de Caicó e no especial de Roberto Carlos


calcina pretaA famosa Banda de Forró Calcinha Preta estará participando do especial de final de ano do cantor Roberto Carlos na Rede Globo de Televisão.

A Banda foi escolhida pela produção do Rei Roberto Carlos com o aval dos produtores da TV.

A música: “você não vale nada mais eu gosto de você”… será cantada pela Banda Calcinha Preta com a participação de Roberto Carlos que deseja fazer uma brincadeira especial com as mulheres.

roberto-novaA gravação será feita com antecedência e o especial de Roberto Carlos será levado ao ar pela TV Globo no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. A Banda Calcinha Preta também estará no especial da virada do ano da Rede Globo.

Por coincidência, a direção do Caicó Iate Clube estará fazendo um show de Calcinha Preta em Caicó no dia 25 de dezembro, começando às 19 horas. Será o Natal do Caicó Iate Clube.

Fonte:Blog Robson Pires.

Nelter Queiroz participa da procissão de Nossa Senhora da Conceição


O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve na tarde desta terça-feira (08) no município de Jardim do Seridó, para participar das comemorações do Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Ao lado do prefeito Jocimar Dantas (PMDB), o parlamentar participou da procissão de encerramento da festa. “Esta é uma data muito importante para a população de Jardim do Seridó e, por isso, tive que me ausentar da Assembleia Legislativa”, explicou Nelter, que aproveitou a viagem ao Seridó para conferir como anda o trabalho de recuperação das rodovias estaduais e federais que cortam a região. “Fizemos requerimentos aos governos estadual e federal para acelerar a recuperação de várias estradas do nosso Seridó”, finalizou.
Brasília - A audiência do deputado Nelter Queiroz com o ministro da Justiça, Tarso Genro, ficou agendada para o próximo dia 15 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, o deputado potiguar irá obter uma resposta sobre a instalação da delegacia da Polícia Federal em Caicó, que é pleito do parlamentar desde o fechamento do posto avançado da PF na região, em 2008.
Fonte:A Fonte.