terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dia 25 de Setembro comemora o Dia do Trânsito.


As sinalizações de trânsito são universais
Comemora-se, no dia 25 de setembro, o dia nacional do trânsito.
De acordo com o artigo primeiro, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
O trânsito é importante para a economia de um país, por interligar produções industriais ou naturais aos consumidores, através dos meios de transporte. Além disso, proporcionando o fluxo de pessoas para o trabalho, escola, médico, diversão, etc.
Pode ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.
No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.
As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.
Nas vias terrestres de todo o território nacional, o tráfego é regulamentado pela Lei nº 9.503, que implantou o novo Código Nacional de Trânsito, entrando em vigor a partir de 1997.
Antes disso, as leis de trânsito estavam muito frouxas, pois o Código utilizado era de 1966, que já estava ultrapassado.
Devido ao aumento do número de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes.
Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigindo-se uma postura mais ética do motorista, além de determinar fiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mesmo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas, com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em consequência ao número de multas levadas.
A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito.
São várias as infrações, mas as consideradas mais graves são: dirigir sem a carteira de habilitação, dirigir com velocidade excessiva à determinada, dirigir após o consumo de bebida alcoólica, todas consideradas gravíssimas. Além dessas, as infrações também são classificadas em graves, médias e leves, tendo cada uma a pontuação específica.
Segundo a Lei, a educação para o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as séries iniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãos fazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

O rádio é comemorado nesse dia 25 de Setembro.


Reprodução
Aparelho de rádio da década de 1930, a eletricidade e válvulas
O dia 25 de setembro é o dia do rádio. O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20. A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião do centenário da independência.

Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado e, além de música, emitiu o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa. No ano seguinte foi fundada por Roquete Pinto a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

No entanto, o rádio tem mais razões para ser considerado brasileiro. Roberto Landell de Moura (1861-1928), padre e cientista gaúcho, também havia realizado experiências semelhantes às de Marconi - antes do italiano.

Entre 1901 e 1904, Landell de Moura esteve nos Estados Unidos, onde patenteou inventos, entre os quais um "transmissor de ondas" ou "transmissor fonético a distância" que seria exatamente o rádio. Sua patente, porém, era limitada e perdeu a validade. Marconi ficou com a fama. Trata-se de uma situação semelhante àquela que ocorreu com Santos Dumont e os irmãos Wright.

Antes da televisão

O rádio foi o primeiro grande veículo de comunicação de massas. Na verdade, dele vieram os primeiros profissionais e até os programas da TV. Por exemplo, você sabia que, antes das telenovelas, existiram as radionovelas? Os ouvintes escutavam os capítulos da mesma maneira que hoje, só que tinham que "ver" as cenas em sua imaginação.

Os primeiros aparelhos de rádio eram grandes caixotes de madeira, como você vê na foto que ilustra esse texto. Usavam válvulas e precisavam ser ligados na tomada para funcionar. Com o tempo, eles foram diminuindo de tamanho e passaram a funcionar com pilhas. Hoje em dia, os rádios estão integrados a outros aparelhos de som.

As emissoras de rádio podem ser captadas também através da internet. Pela web você pode ouvir emissoras do mundo inteiro, basta você pesquisar o que quer ouvir. Você também pode ouvir a Rádio UOL ().

O sucesso do rádio se deve ao fato de que ele pode estar em qualquer lugar a qualquer hora e é acessível à maioria da população, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Por isso, quem apostava que ele ia desaparecer quando a televisão surgiu se enganou redondamente.

O radialista é o profissional de comunicação social responsável por criar, produzir e dirigir programas para rádio e televisão. Ele pode fazer textos, roteiros, organizar a programação e fazer locuções.

Pode também ser editor, operador de câmera, de som, ou de vídeo, discotecário, continuista, contra-regra, sonoplasta, encarregado de tráfego (a distribuição dos programas) e ainda desempenhar outras funções. A profissão de radialista foi regulamentada em 1978.
Fonte:Uol.

Eleitor levará em média 40 segundos para votar, calcula TSE


A onze dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (24) que o tempo médio de votação será 40 segundos. O cálculo se baseou em informações coletadas em eleições anteriores. O tempo de votação foi calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto para o segundo cargo.
No próximo dia 7, o eleitor votará primeiro para vereador, depois para prefeito. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, se o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos, haverá segundo turno. No dia 28 de outubro, está marcado o segundo turno das eleições municipais.
No pleito municipal de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para votar nos candidatos a prefeito e a vereador, em 5.563 municípios. Agora as eleições ocorrem em 5.568 municípios.
fonte:Blog Robson Pires.

PSD quer eleger 500 prefeitos em 2012


O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, é eleger 500 gestores municipais no pleito deste ano.
“Nós estamos acreditando aí numa eleição de aproximadamente 500 prefeitos no país. O que é um número positivo diante das circunstâncias de ser um partido novo. Aqui no Rio Grande do Norte o partido nasce com consistência, com a liderança forte do vice-governador e do deputado Fábio, enraizado em todos os municípios e participando das eleições em todos os municípios do Estado”, disse Gilberto Kassab, durante a passagem pelo Rio Grande do Norte.
fonte:Blog robson Pires.

Bactéria e novas vacinas podem livrar Brasil da dengue em poucos anos


O desenvolvimento de uma bactéria que contamina o mosquito Aedes aegypti, aliado à aplicação de vacinas contra a dengue, podem erradicar a doença no Brasil dentro de cinco a dez anos. A previsão é do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele participou hoje (24) do anúncio do novo método de controle do mosquito transmissor, com a utilização da bactéria Wolbachia, durante o 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, na capital fluminense.
“Nós vamos levar ainda alguns anos [para solucionar o problema da dengue]. Em um cenário otimista, se tudo der certo, talvez em cinco anos a gente tenha uma vacina antidengue. O teste da [bactéria] Wolbachia também levará cerca de cinco anos. Quando estas novas tecnologias estiverem comprovadamente disponíveis, a gente vai ter condições de dar um pulo. E talvez pensar não só no controle da dengue, mas em uma futura eliminação da doença como problema de saúde pública. A partir de cinco anos, tendo a vacina e a Wolbachia, em mais cinco ou dez anos a gente estaria livre da dengue”, disse Barbosa.
Fonte:Blog Robson Pires.

Primeira vez de brasileira que leiloa virgindade será sem camisinha


A primeira vez de Catarina, estudante de Educação Física que decidiu leiloar sua virgindade na internet, será sem camisinha. O vencedor do leilão receberá um atestado médico confirmando a virgindade da brasileira, que ainda vai se submeter a exames de saúde. O comprador também deve apresentar exames médicos, já que a relação deve acontecer sem o uso de preservativo.

O maior lance já feito para ter a primeira vez da estudante chega a US$ 150 mil, mais de R$ 300 ml, e foi feito por um homem cujo pseudônimo é Benga JP. Para Catarina, não é preciso fazer teste de virgindade. "No meu conceito, ser virgem significa nunca ter tido nenhum tipo de relação sexual com nenhuma pessoa, seja vaginal, anal, oral ou até mesmo as chamadas 'mãos-bobas'. Se eu estou expondo a minha imagem para o mundo é porque ninguém pode provar o contrário", concluiu.
Fonte:http://gentequefazeacontece.blogspot.com.br/

Diga que ela vai voltar: Marlene Mattos disse que seu afastamento da televisão é temporário.


Marlene Mattos se afasta da televisão para fazer campanha política - Ag.News
A enigmática produtora de televisão Marlene Tattos, depois de deixar o programa de Netinho de Paula no SBT,  ficou longe  dos holofotes e das câmeras de tevê,  para se dedicar a seus projetos sociais. Atualmente ela está afastada da televisão e afirma que no momento está focada em seus trabalhos em campanhas para políticos. Marlene Mattos, ficou conhecida nacionalmente quando foi diretora dos programas de Xuxa por mais de 20 anos,  e questionada  seu afastamento da televisão  é definitivo, ela declara que não é temporário.
Foto: AgNews/http://gentequefazeacontece.blogspot.com.br/

Arrasou de novo: O ator Marcos Pasquim, um dos mais querido pelo público.


Marcos Pasquim tem planos para o teatro após Cheias de Charme - Ag.News
O ator Marcos Pasquim, que tá no ar, fazendo o maior sucesso com Gilson na novela das 19:00 hs , "Cheias de Charme, naTV Globo, disse que já se adaptou ao folhetim. Ele entrou na trama para viver o personagem do pai sumido de Samuel,( Miguel Roncato ). O surfista quarentão, mal entrou em cena e já conquistou o coração de Penha ( Taís Araújo ), uma das pela protagonist, e como sempre o carinho do público. Marcos Pasquim garante que está feliz por fazer parte da produção, que está fazendo muito sucesso entre os telespectadores. “O clima nas gravações da novela é o melhor possível. Eu entrei agora, mas está tudo incrível. A produção é fantástica, e a direção é ótima”, contou ator bonitão. O ator disse, que já tem planos para depois da novela. “Depois eu pretendo fazer um pouco de teatro, e já estou com alguns projetos em andamento," disse ele entusiasmado.
Foto: AgNews/http://gentequefazeacontece.blogspot.com.br/

Bispo de Campina Grande sofre acidente de carro mas passa bem


Aconteceu na noite desse domingo (23), um acidente na rodovia estadual de Pernambuco, quando o Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz retornava da cidade de Palmares.
O carro onde estavam presentes Don Delson e Dom Mariano de Mossoró, foi atingido por outro automóvel que invadiu a contra mão. O motorista que causou o acidente apresentava sinais de embriaguez. “A colisão seria em meu carro, mas desviamos descendo o acostamento para o canavial.” Afirmou Padre Márcio, que estava em outro veículo, a frente do carro de Dom Delson.
O Bispo e Dom Mariano foram socorridos para o Hospital de Caruaru, onde fizeram exames e apresentaram apenas escoriações leves e passam bem. Os danos foram apenas materiais.
Pascom Diocesana/Fonte:Blog Lucineide Medeiros.