quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Dr. Tadeu vacinou a primeira caicoense contra a Covid-19

 


A primeira caicoense vacinada com a Coronavac foi a enfermeira Gabriela Macedo. O ato aconteceu nesta terça (19), às 18 horas no Hospital Regional do Seridó.

Dr. Tadeu, prefeito da cidade, foi o responsável pela aplicação da dose.

Gabriela é filha Maria das Graças Bezerra, conhecida como Gracinha da Unicat, primeira vítima do Coronavírus em Caicó no dia 22 de maio de 2020.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

CAICÓ: Namorado de mulher que morreu ao cair de moto responderá por homicídio culposo

 


Foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil (Plantão) o jovem caicoense Igor Victor dos Santos, 24 anos, piloto da moto que se envolveu em acidente com morte da também caicoense Graciane Paula dos Santos, 39 anos.

Traumatismo Craniano Grave foi apontado como causa morte de Graciane Paula dos Santos Rodrigues. Igor era namorado da vítima.O delegado plantonista decidiu pela prisão em flagrante de Igor Victor, que pode responder em liberdade a acusação de homicídio culposo que lhe foi imputada se pagar a fiança estipulada em R$ 1.000,00.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Jardim de Piranhas tem a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19

 



A agente comunitária de saúde, Maria Daluz de Oliveira, foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 em Jardim de Piranhas-RN.

A servidora tem 60 anos de idade e mais de 20 anos dedicados ao serviço público. A vacina foi dada no Centro de Saúde na manhã desta quarta-feira 20.Nessa primeira fase, 97 pessoas serão vacinadas no município, de acordo com o planejamento estadual de vacinação.

Fonte-https://www.jairsampaio.com/

Sesap, UFRN e UERN desenvolvem capacitação de vacinadores contra a Covid-19

 gdgr Sesap, UFRN e UERN desenvolvem capacitação de vacinadores contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, em parceria com as Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e com o apoio logístico do Município de São Gonçalo do Amarante, produziu uma capacitação inédita aos vacinadores que atuarão nas 711 salas de vacinação espalhadas pelo Estado.

O objetivo é atualizar esses profissionais de saúde sobre as rotinas, organização, materiais a serem utilizados e, especialmente, a forma correta de aplicação do imunizante. O conteúdo, construído de forma inédita no Brasil, está disponível através do AvaSUS, plataforma que oferece cursos online na área da saúde.

A capacitação é composta por oito unidades, são elas: aspectos gerais da vacinação, estruturação da sala de vacinação, biossegurança nas salas de vacina, rotinas de salas de vacinas, aspectos operacionais da administração da vacina contra a Covid-19, segurança do paciente na vacinação contra a Covid-19, registros e impressos utilizados nas salas de vacina e gerenciamento de resíduos nas Salas de Vacina.

“Esse curso é extremamente importante para que os vacinadores se aperfeiçoem no trabalho realizado nas salas de vacinação e possam se atualizar acerca dos principais protocolos a serem seguidos na vacina contra a Covid-19, proporcionando dessa forma maior segurança para os trabalhadores e um processo de vacinação o mais eficiente possível para a população, explicou a subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho”.

O curso está disponível na plataforma para todos os profissionais do país e no RN espera-se que 2.133 profissionais inicialmente sejam capacitados.

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Noruega diz que não há ligação entre morte de idosos e vacina da Pfizer

 e2d2d58873bb879e19424487eb299e5b76cd0157w Noruega diz que não há ligação entre morte de idosos e vacina da Pfizer

As autoridades de saúde da Noruega afirmaram que não há vínculo entre a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 e a morte de 33 idosos que receberam a primeira dose do imunizante. Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (18), a diretora da Autoridade de Saúde Pública norueguesa, Camilla Stoltenberg, disse 13 casos foram analisados de forma mais abrangente. Segundo ela, as vítimas eram “pessoas muito velhas, frágeis e gravemente doentes”. Todos tinham mais de 80 anos.

“Em relação às causas das mortes, não houve análise”, declarou. Mas, de acordo com Stoltenberg, “não está estabelecido que haja excesso de mortalidade ou que as mortes estejam relacionadas ao imunizante”.

“Todas as mortes que ocorrem nos primeiros dias de vacinação são avaliadas cuidadosamente. Não podemos descartar que as reações adversas à vacina que ocorrem nos primeiros dias após a vacinação (como febre e náuseas) podem contribuir para um curso mais sério e desfecho fatal em pacientes com doença subjacente grave”, lê-se na nota.

Por Poder 360

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/

Presidente do Butantan diz que pandemia em 2021 pode ser pior do que em 2020

 thumbnail fad8725a798d4c16 Presidente do Butantan diz que pandemia em 2021 pode ser pior do que em 2020

O presidente do Instituto do Butantan, Dimas Covas, disse ver a possibilidade da pandemia ser pior em 2021 do que foi em 2020, caso não sejam empregadas medidas para reduzir os casos e aumente a compra de vacinas o quanto antes. Covas também disse ver como inevitável a mudança para a bandeira vermelha em São Paulo, que tem medidas mais drásticas de isolamento social.

Segundo Covas, o Ministério da Saúde não comprou doses suficientes da Coronavac. As afirmações foram ditas em transmissão fechada da XP Investimentos na manhã desta terça-feira (19).

Fonte-https://robsonpiresxerife.com/