terça-feira, 2 de junho de 2009

Jobim confirma queda do avião da Air France

Segundo ministro da Defesa, foram localizados destroços em faixa de 5 km.
Avião saiu do Rio em direção a Paris no domingo à noite.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta terça-feira (2) que os destroços encontrados durante a madrugada no Oceano Atlântico são do Airbus da Air France. De manhã, a Aeronática informou que não poderia confirmar a origem do material.

De acordo com Jobim, as aeronaves de busca avistaram uma mancha de óleo, destroços e uma poltrona. "Nós temos uma posição no sentido de que isso é do Airbus da Air France."

Ao responder a um repórter, Jobim garantiu: "Os destroços são do avião. Isso não há mais dúvida". E acrescentou:

"Eu não trabalho com hipóteses. Nós trabalhamos com dados empíricos. A determinação, que foi feita pelo ministro da defesa em obediência ao presidente Lula e do vice José Alencar, é que essas buscas continuam dentro da modelagem estabelecida pelo sistema Parasar. Há um sistema de buscas que independe de hipóteses e que trabalha exatamente esgotando todas as possibilidades neste perímetro", disse o ministro da Defesa.

Fios e metais da aeronave

O Airbus da Air France desapareceu após decolar do Rio de Janeiro no domingo (31) em direção a Paris e desapareceu. O voo AF 447 levava 228 pessoas. Jobim disse que não é possível saber se há sobreviventes.

Segundo o ministro, o avião Hércules da Força Aérea Brasileira identificou diversos materiais em uma faixa de 5 km. "Fios, metais, enfim, elementos que compõem a aeronave", esclareceu. O local fica dentro da área em torno do arquipélago de São Pedro e São Paulo.

Ele esclareceu que os objetos encontrados no mar serão recolhidos e embarcados no navio Grajaú, da Marinha. A embarcação levará o material para Fernando De Noronha.

Investigações

Jobim explicou que as investigações ficam sob responsabilidade do governo na qual a aeronave foi registrada, no caso, a França. O Brasil ficará responsável pela busca de corpos, resgate de vítimas e destroços.

"São duas coisas distintas. A investigação de apuração das circunstâncias são feitas pelo governo francês. A legislação da Ical ( (Organização Internacional da Aviação Civil) estabelece que as investigações são feitas pelo governo ou autoridade aeronáutica do governo de registro da aeronave, mas com a participação de outros governos que envolvam passageiros de outras nacionalidades ", afirmou Jobim, ressaltando que não é possível saber se o avião explodiu.

Familiares

O ministro teve um encontro com a famílias dos passageiros que estavam a bordo do avião. Ele contou que não conversou com familiares sobre a possibilidade de haver sobreviventes.

"Eu não disse nada (sobre a hipótese de sobreviventes), absolutamente nada sobre isso. Eles perguntaram, mas eu disse: nós não trabalhamos com hióteses , trabalhamos com resultados empíricos. Porque se nós trabalhássemos com hipóteses, nós poderíamos suspender as buscar só por causa de hipóteses, então não se trabalha no sistema de resgate com hipóteses, trabalha-se com fatos empíricos. Ou seja, esgota-se os esforços até um determinado momento, que é um momento definido pelos técnicos que trabalham no sistema. Agora, até o momento não foi divisado nenhum corpo, somente destroços", esclareceu Jobim.
Sobre a lista de passageiros, Jobim afirma que pela legislação internacional, a lista é fornecida pela empresa responsável pela aeronave. No entanto, alguns parentes afirmam que não desejam que os nomes das vítimas estejam na lista.Fonte:G1

ANIVERSARIANTE DESTE DIA 02 DE JUNHO


QUERO PARABENIZAR MEU AMIGO SERGIO QUE DEUS TE DER MUITOS ANOS DE VIDA PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO...NA FOTO :SERGIO E SUA ESPOSA.

PADRE JOAQUIM DEIXARÁ PARÓQUIA DE JARDIM DO SERIDÓ APÓS 8 ANOS DE MUITO TRABALHO

Foi oficializado neste final de semana, o que já se comentava pela cidade há algum tempo, a saída do Padre Joaquim José de Oliveira da chefia da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Jardim do Seridó. A informação foi repassada a fies mais próximos, pelo próprio padre durante uma de suas celebrações.

Sem data ainda definida, o pároco viajará no mês de agosto para Roma, capital italiana, onde deverá passar dois anos fazendo um curso de espiritualidade sacerdotal. O padre Joaquim é natural de Ouro Branco, mais reside a oito anos em Jardim do Seridó, onde estava à frente da paróquia com uma dinâmica atuação sacerdotal.

Durante sua estada, o sacerdote construiu duas capelas na cidade: São José Operário, no Bairro Bela Vista e a de São Vicente de Paulo, no Conjunto Luzia Leopoldina. Como também, o Plenário de Eventos Papa João Paulo Segundo, no Centro Pastoral Coração de Jesus e a casa das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, além das diversas restaurações da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Padre Joaquim, também é o responsável pela instalação dos quatorze setores missionários existentes na paróquia.

Nos bastidores, especula-se que o nome mais cotado para assumir a vaga deixada é Amaurílio José, pároco de Cruzeta. Fala-se ainda, no jardinense Padre Emanuel Medeiros, hoje em Santana do Seridó ou Valdir de Currais Novos. Mas até o momento, o senhor Bispo Diocesano Dom Delson Pedreira da Cruz, responsável pela indicação, ainda não deu nenhuma demonstração sobre o novo nome.

Quem também viajará em agosto para Roma, será o pároco da cidade de Parelhas, Alcivan Tadeus. Ele fará um curso de direito canônico.

Fonte e Foto: Jornal a Fonte

Dom Delson Inaugura Igreja de São José Operário em Jardim do Seridó

Neste sábado (06) a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó estará inaugurando a Igreja de São José Operário do Bairro Bela Vista. A solene celebração será presidida por Dom Manoel Delson, bispo diocesano de Caicó e concelebrada por diversos sacerdotes que já confirmaram presença.

A Igreja de São José Operário teve sua pedra fundamental colocada há mais de 10 anos no paroquiato do Mons. Ernesto da Silva Espínola, hoje pároco emérito. Dom Francisco Lucena (atual bispo de Guarabira - PB) quando foi pároco em Jardim do Seridó ergueu uma estrutura inicial que deixou a igreja coberta, porém sem as paredes.

Pe. Joaquim Jose, atual Pároco de Jardim do Seridó, quando assumiu a paróquia em 2001, retomou a construção do referido templo com o apoio dos moradores do Bairro Bela Vista e de toda comunidade. Diversos mutirões foram realizados reunindo homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, todos com o único intuito: construir a casa de São José Operário. Muitas doações foram feitas, inclusive pelos jardinenses que residem em Natal, através das novenas que eram realizadas em preparação para a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Durante este período de construção tornou-se habitual a celebração da missa dominical e da festa de São José Operário. A recitação do terço dos homens e das mulheres, os encontros de catequese e da Infância Missionária, a reunião do grupo de jovens e diversas outras atividades já faziam parte da rotina do Bairro Bela Vista.

Assim, o Pe. Joaquim, em nome da Paróquia, convida a todos para esta grande festa de inauguração da igreja, onde, estará sendo concretizado um sonho almejado por muitos. Lembramos que a celebração Eucarística de bênção da igreja e dedicação do altar acontecerá no próximo sábado, dia 06, às 19h e será presidida pelo bispo diocesano Dom Manoel Delson. Todos estejam convidados.Fonte:Blog Marcos Dantas.

Vivaldo e Bibi Costa saíram satisfeitos da audiência com a governadora

papa-beija-wilmaO deputado estadual, Vivaldo Costa, e o prefeito de Caicó, Bibi Costa, ambos do PR, deixaram a audiência que tiveram nesta terça feira, à tarde, com a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, PSB, altamente satisfeitos com os pleitos que foram autorizados pela chefe do executivo potiguar.

Vivaldo Costa comentou que Wilma de Faria deu um testemunho de amor a Caicó e pelo seu povo. A governadora provou mais uma vez que gosta de nossa terra. Nós só temos que agradecer a Wilma. Fomos bem recebidos e sentimos firmeza nas suas decisões. Wilma merece o nosso aplauso, falou Vivaldo Costa.

Bibi Costa disse que ficou tão feliz que deixou a governadoria sem fome mesmo já se aproximando da hora de jantar. Fique só chupando pastilha e tomando água. Wilma atendeu todos os pleitos que nós fomos atrás. Ela mostrou-se muito sensível. Depois, a governadora tem muito apreço pelo deputado Vivaldo Costa. Graças a ele tudo foi atendido, disse o prefeito.

Pleitos

Entre os pleitos autorizados pela governadora, Wilma de Faria, estão:

- Cheque reforma para 500 unidades
- R$ 600 mil reais para construção de calçamentos
- R$ 150 mil reais para a Festa de Santana
- Estudo para construir uma bonita entrada na cidade para as pessoas que chegam a Caicó por São José do Seridó.
- Recapeamento asfáltico nas avenidas já asfaltadas de Caicó.

Foto: Vivaldo e Wilma

Fonte:Blog Robson Pires.


Jake é confirmada para Festa de Santana

O Padre Edson Medeiros, pároco de Santana de Caicó, confirmou aos presentes na reunião do Conselho Paroquial, a atração religiosa nacional para a noite da juventude. A Paróquia de Santana promoverá na primeira sexta-feira, dia 24, o show com Jake, ao lado da Catedral.

A paulistana Jake lançou seu primeiro CD de Axé Católico em 2006, trazendo uma atitude revolucionária, se comparada aos padrões católicos. Atualmente Jake viaja todo o Brasil levando seu show a micaretas e grandes eventos.

Um dos sucessos de seu CD, a música "Pó Pará com Pó", foi um dos rits do carnaval 2009. A cantora já foi destaque, por exemplo, no circuito Barra-Olinda e na mídia nacional, sendo entrevistada por Jô Soares, Hebe, Pânico na TV, CQC e Jovem Pan.

Ainda na sexta-feira, acontecerá à tarde, um arrastão com a juventude do Seridó e celebração, em comemoração aos 70 anos da Diocese. "Esperamos mobilizar a juventude para transmitir a boa mensagem de uma forma irreverente e atraente, com o Axé de Jake", relatou o pároco.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Vivaldo Costa lidera pesquisa para Estadual em Caicó

Vivaldo Costa (PR) seria o mais votado em Caicó, para deputado estadual, de acordo com a pesquisa do Instituto Agorasei, feita semana passada em Caicó. Os númros são os seguintes:

Se as eleições fossem hoje, em qual desses candidatos você votaria para deputado estadual? (Estimulada)
Vivaldo Costa 38.8%
Álvaro Dias 19.2%
Nélter Queiroz 14.0%
José Rangel 11.2%
Nenhum 9.7%
Não sabem 7.2%

Sobre a pesquisa- A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de maio último. Foram ouvidas 600 pessoas com idade a partir de 16 anos nas zonas urbana e rural do município de Caicó. O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 3,9 pontos percentuais. O trabalho foi encomendado pelo Diretório Municipal do Partido Verde de Caicó.

Fonte:Blog Marcos Dantas.

Presença de pais em reuniões será condição para receber Bolsa Família

Para garantir os recursos do programa Bolsa Família, os pais ou responsáveis de alunos beneficiados deverão participar de reuniões de pais e professores promovidas pelas escolas onde seus filhos estudam. A nova condição para o recebimento do benefício consta do Projeto de Lei do Senado 449/07, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), aprovado nesta terça-feira (2) em decisão terminativa pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).


O texto aprovado foi um substitutivo elaborado pela relatora do projeto, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Entre as mudanças adotadas pela senadora, a partir de emendas recebidas, estão as de garantir que as reuniões ocorram em horários compatíveis com o do trabalho dos pais ou responsáveis e que as reuniões estejam de acordo com a proposta pedagógica da escola. Como se trata de um substitutivo, haverá nova votação da matéria na próxima reunião da comissão.

Ao apresentar seu voto favorável, a relatora observou que, segundo recente pesquisa de opinião pública realizada pelo Ibope, 70% dos entrevistados julgaram que a responsabilidade pela educação das crianças é do Poder Público. Apenas 5% dos entrevistados, segundo informou a senadora, disseram que a responsabilidade também era dos pais dos alunos.

- O que se pretende, com o projeto, é que os pais participem mais ativamente do acompanhamento do trabalho escolar dos filhos - disse Marisa.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) demonstrou preocupação com o custo do transporte dos pais até as escolas e se absteve de votar. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) votou contra o projeto. Embora tenha elogiado a preocupação do autor com a participação dos pais no acompanhamento escolar, ele discordou da nova condição imposta pelo projeto para o recebimento do benefício do Bolsa Família.

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiou a proposta, por considerar "fundamental" qualquer iniciativa para aproximar os pais das escolas. Por sua vez, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ressaltou o estímulo que se estabelecerá para a participação dos pais de alunos no processo escolar.

Por recomendação de Papaléo, relator da proposta, a comissão decidiu pela prejudicialidade do Projeto de Lei do Senado 323/08, de autoria da senadora patrícia Saboya (PDT-CE), que tinha por objetivo aumentar a carga horária anual do ensino básico. Papaléo recordou que proposta semelhante - o PLS 234/06, do então senador Marcos Guerra - já havia sido aprovado e remetido à Câmara de Deputados.

A CE aprovou pareceres favoráveis a seis projetos de lei provenientes da Câmara de Deputados. O PLC 171/08, que teve como relator Cristovam Buarque, declara a cidade de Recife monumento nacional, em razão de sua contribuição para a formação história do país. O PLC 108/08, cujo relator foi o senador Adelmir Santana (DEM-DF), institui o Dia nacional do esteticista. O PLC 203/08, que teve como relator ad hoc o senador José Nery (PSOL-PA), cria o Dia nacional do Cerimonialista.

O PLC 175/08, cujo relator foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), institui o dia de combate e prevenção ao escalpelamento, ocorrido em conseqüência de acidentes envolvendo embarcações irregulares, cujos motores arrancam o couro cabeludo especialmente de mulheres, na Amazônia. O PLC 100/08, que teve como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), institui o Dia Nacional do Motociclista. E o PLC 199/08, cujo elator ad hoc foi Papaléo Paes, cria o Dia Nacional do Mototaxista.

Fonte:Da Agência Senado

Família não tem mais esperança de encontrar potiguar vivo em voo sumido

A família do areiabranquense Soluwellington Vieira de Sá, 40 anos, que estava no voo da 447 da Air France que está desaparecido desde o último domingo, não acredita mais que possa encontrar o filho vivo. "É triste porque não vou mais poder ver meu filho que, quando saiu aqui de casa na tarde de sábado, eu desejei boa viagem e que Deus cuidasse dele, sem saber que nunca mais o veria novamente”, disse o aposentado Solon Henrique de Sá, 81 anos. “Me falam para ter esperança no que possa estar por vir mas eu, pela experiência de vida que tenho, não posso contar com nada que traga ele de volta”, desabafou em seguida, emocionado.


A viagem de Soluwellington tinha como destino final a cidade do Cairo no Egito, onde ele trabalhava como comandante de uma das embarcações da empresa Geokinetics Geophysical do Brasil Ltda – que trabalha com pesquisa petrolífera no mar. Há cerca de quatro anos ele realizava este tipo de deslocamento. Passava quarenta e cinco dias trabalhando e gozava vinte de folga.

Casado e pai de duas filhas menores de dez anos, Soluwellington Vieira, tinha como meta de vida permanecer naquele país africano pelo menos por mais seis meses e retornaria ao Brasil onde procuraria emprego em território mais perto de seus familiares.

O potiguar era um dos 58 brasileiros que embarcaram no Airbus-A330 da Air France, que cumpria o voo AF 447 do Aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro até o aeroporto Charles De Gaulle em Paris, capital da França e desapareceu na noite de domingo, 31, quando atravessava o oceano Atlântico. Seu nome passará a fazer parte relação das pessoas identificadas nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 03. No final da tarde de hoje, a esposa – Regiene Rocha e o irmão da vítima, Solon Henrique Filho, chegaram ao Rio de Janeiro onde deverão acompanhar o desenrolar das buscas.

Fonte: DIARIODENATAL.COM.BR COM EDUARDO TOMÉ, DA GAZETA DO OESTE