terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Mec prorroga pela segunda vez prazo para renovação do FIES

fies-prorrogado
O prazo para a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será prorrogado pela segunda vez, para o dia 30 de dezembro. Inicialmente, o processo seria encerrado em 31 de outubro, mas já havia sido adiado para o dia 15 de dezembro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a portaria com o novo adiamento será publicada amanhã (13) no Diário Oficial da União.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dos 1,5 milhão de estudantes que devem renovar o financiamento, 1,2 milhão o fizeram até esta segunda-feira (12). Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante seja prejudicado.
Além do adiamento, a portaria também autoriza os agentes financeiros do Fies a receber até 29 de dezembro os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir do dia 25 de novembro último e que estejam com o prazo de comparecimento ao banco expirado.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Última superlua do ano será nesta terça-feira


superlua
Na noite desta terça-feira(13), uma bela superlua, acompanhada de uma chuva de meteoros, poderá ser admirada nos céus do Brasil. O fenômeno que faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante deverá ser visto a partir do anoitecer, por volta das 19h30.
A recomendação dos astrônomos é observar a Lua nesses instantes iniciais da noite para aproveitar uma “ilusão de ótica” que a faz parecer maior.
Do blogue: Aconselho apreciar esse fenômeno acompanhado de um bom vinho…rsrs
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Jésica Anielle é presa por participação no crime contra empresário Sevi

noticia_149984
A Polícia prendeu agora a pouco Anielle Jéssica dos Santos que teve participação na ação criminosa que resultou na morte do empresário caicoense Severiano Firmino de Araújo, conhecido como “Sevi”. Anielle não estava na cena do crime, mas emprestou a motocicleta usada pela dupla para chegar à casa do empresário. Dênis e o adolescente entraram na casa armados. Quando Severiano Firmino chegou à sua residência, reagiu ao assalto e acabou sendo morto pela dupla, que fugiu em um automóvel”, detalhou o delegado que estava de plantão na noite do crime, Hildebran Batista de Araújo
O delegado titular da 3a. DRPC, Ricardo Brito, afirmou que Jéssica chegou a ir até a delegacia na noite do crime para fazer um boletim de ocorrência, afirmando que sua motocicleta havia sido roubada. Porém, a equipe de investigação descobriu rapidamente que ela havia emprestado a moto para que a dupla praticasse o crime. Os suspeitos afirmaram na Delegacia que a morte de Severiano não havia sido premeditada e que só tinham ido a casa praticar o roubo
Dênis e Jéssica serão autuados pelos crimes de latrocínio, associação criminosa. O adolescente responderá pelo crime análogo a latrocínio. Dênis também responderá pelo crime de corrupção de menores. “A arma usada no crime não foi localizada, mas as investigações estão bem adiantadas. Nós também estamos investigando a possível participação de outras pessoas no crime.”, detalhou o delegado Ricardo Brito.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Cerca de 70% acreditam que impunidade perpetua violência sexual no Brasil

Foto simulação
Foto simulação
A impunidade é o principal motivo para que um homem pratique violência sexual contra uma mulher. É o que pensam 76% das mulheres e 67% dos homens ouvidos na pesquisa divulgada pelo Instituto Patrícia Galvão.
“O que impede a condenação dos autores de violência é uma visão retrógrada de todo sistema de segurança pública. E uma parte do sistema de justiça ainda não se conscientizou da gravidade da violência sexual para a sociedade brasileira”, avalia a diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. Para ela, não punir a violência sexual significa deixar o Brasil no atraso.
De acordo com a pesquisa encomendada pelo Instituto Patrícia Galvão ao Instituto Locomotiva, 59% dos entrevistados acreditam que as vítimas de violência sexual que denunciam seus agressores não recebem o apoio de que precisam. Para 54%, as vítimas não contam com o apoio do estado para denunciar o agressor.
fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Dia de Santa Luzia 13-12-2016

Nossa Senhora cuida de mim
13 de dezembro 2016
Hoje celebramos o dia de Santa Luzia. Voltemos nossas orações a Ela e peçamos a graça de sermos protegidos por Deus e nunca deixemos de enxergar a grandeza de nossa Fé diante de nossas dificuldades:
Ó Santa Luzia preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro à vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos. Santa Luzia, protejei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Governo assina acordo judicial que mantém intervenção da Fundac até setembro de 2017

rinaldo e robi
O governador Robinson Faria assinou, no início da noite desta segunda-feira (12), um termo de acordo que manterá por mais nove meses a intervenção judicial da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). O documento, também assinado pelo Ministério Público Estadual, objetiva a consolidação do sistema socioeducativo adotado atualmente e que já é referência nacional.
O acordo ainda determina uma série de medidas a serem adotadas por várias secretarias do Estado, no sentido de integrar o sistema. “O protagonismo é de todos, e a boa vontade do governador é total. Mesmo num momento de crise, conseguir avançar numa área delicada como esta faz do Rio Grande do Norte um vitorioso”, destacou o governador Robinson Faria, lembrando que quando assumiu a gestão, em 2015, o sistema de ressocialização de adolescentes era considerado o pior do país. Hoje, pelo contrário, já se aposta no sistema socioeducativo potiguar para se tornar um modelo para os outros estados.
O procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, atestou que houve uma evolução inquestionável. “Vemos um avanço muito grande para o Estado e pra todo o Rio Grande do Norte. A Fundac vai ser um modelo para o Brasil de como se deve tratar o adolescente em conflito com a lei. Mas é preciso dar um passo adiante agora para a concretização disso”, destacou ele, fazendo referência ao acordo que seria assinado em seguida.
O acordo judicial inclui 38 cláusulas, dentre elas, temas como a oferta sistematizada de atividades culturais, em parceria com a Fundação José Augusto, em todas as unidades socioeducativas do Estado. E por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), a disponibilização de policiais militares para exercerem a segurança na área externa das unidades.
Um dos pontos importantes do acordo é também a reestruturação administrativa e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Fundac. O Governo deverá criar uma comissão técnica para analisar e discutir como se dará o encaminhamento do Projeto de Lei do PCCR para a Assembleia Legislativa. E ainda discutir a realização de contratações temporárias e/ou de concurso público.
Dentre as secretarias que estão responsáveis por complementar o trabalho de ressocialização do menor infrator estão a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), com a capacitação dos professores para a realização de práticas esportivas, e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), na realização de um processo seletivo direcionado exclusivamente ao Sistema Socioeducativo, com a criação de um quadro de professores exclusivos.
Da reunião que discutiu a assinatura do termo, participaram a diretora da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, os secretários de Estado da Segurança Pública, Caio César, de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Justiça, Walber Virgulino, de Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, o adjunto da Procuradoria Geral do Estado, João Carlos Gomes, a secretária de Assistência Social, Julianne Faria, e a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. Ainda estavam presentes, além do presidente da Fundac, Ricardo Cabral, os promotores Sandra Santiago e Marcus Aurélio de Freitas e os juízes José Dantas de Paiva e Homero Lechner.
A Fundac/RN está sob intervenção desde o dia 26 de março de 2014, quando o juiz da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, Homero Lechner, acatou um pedido de Tutela de Urgência do Ministério Público Estadual, encaminhado no mês de fevereiro do mesmo ano.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com

Calendário Nacional de Vacinação sofrerá mudança para 2017

vacinacao-adulto
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-DVS), por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica e o Núcleo de Agravos Imunopreviníveis (SVE-NAI), esclarece as mudanças no Calendário Básico de Vacinação (CBV). A partir do próximo ano, a vacina de HPV Quadrivalente será ampliada para o sexo masculino e a vacina meningocócica C para adolescentes do sexo feminino e masculino de 12 a 13 anos.
Desta forma, busca-se, no caso da vacina de HPV Quadrivalente, prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais no sexo masculino, como também, reduzir a incidência do câncer de colo do útero e vulva nas mulheres, vez que os homens são um dos responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. A vacina também trabalhará na prevenção do câncer de boca, orofaringe, além de verrugas genitais em ambos os sexos.
Durante o primeiro ano, a vacina de HPV será disponibilizada para a faixa etária de 12 a 13 anos de idade (sendo ampliada gradativamente para meninos até nove anos), considerando o intervalo de zero a seis meses. Contudo, para as pessoas do sexo masculino vivendo com HIV/Aids, entre nove e vinte e seis anos, deverão receber a vacina, dentro do esquema das três doses (0, 2 e 6 meses).
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Governo conclui 90% da folha na próxima quarta-feira

0aaa
Os 7.927 servidores que ganham entre R$ 4001 e R$ 5 mil receberão os salários na próxima quarta-feira (14), montante que corresponde a R$ 35 milhões. Somados aos servidores que já tiveram os vencimentos depositados a partir de 28 de outubro, o Governo conclui 90% da folha nesta data.
Os demais funcionários que recebem acima de R$ 5 mil serão pagos a partir de disponibilidade de caixa. Atendendo solicitação do Fórum Estadual de Servidores, o pagamento do funcionalismo está sendo feito sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas.
O Governo aguarda informações sobre os recursos da lei de repatriação, Refis, transferências federais e da arrecadação própria do Estado para as definições sobre o 13º salário dos servidores. 
Fonte-www.jairsampaio.com

“Vamos surpreender o povo de Cruzeta com uma administração nunca vista”, Sally

0a
Ainda na entrevista que concedeu, no último sábado (10) ao Programa Em Debate, na Rádio Currais Novos, o prefeito eleito de Cruzeta José Sally (PSD), disse que surpreenderá. Lembrou que o pais vive um momento de crise mas tem consciência da situação difícil e que conseguirá fazer um trabalho com parcerias e fará o município dar certo. “Quando me apontarem um problema quero estar no outro dia vendo de perto para de alguma forma resolver”.
“Estou fazendo uma equipe altamente técnica e que saiba atender bem o povo. Vou estar ainda mais presente, quero visitar as escolas, as obras. Quero implantar um almoxarifado centralizado para ter um controle total de tudo, desta forma vamos economizar muito. Vamos surpreender o povo de Cruzeta com uma administração nunca vista.”, contou.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/

UFRN inicia em janeiro o monitoramento do ciclo hidrológico do RN

robi e maito
A partir de janeiro de 2017, pesquisadores e alunos e alunos da graduação e da pós-graduação do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começam o monitoramento do ciclo hidrológico do Rio Grande do Norte. Para tanto, um termo aditivo ao convênio entre a universidade e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), foi assinado na manhã desta segunda-feira, 12, na Sala de Reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.
A partir da pesquisa a ser realizada em 13 açudes nos municípios de Ipanguassu, Upanema, Parelhas, Apodi, Encanto, Lagoa de Pedras, São Paulo do Potengi, Macaíba, Goianinha, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Touros e Rio do Fogo, organismos estaduais públicos, como IGARN e IDEMA, saberão dentro de 15 meses a capacidade de suporte para o cultivo intensivo de peixes em tanques-rede.
Os estudos técnicos serão coordenados pelo professor José Luiz Athaíde, professor do respectivo departamento, e vão analisar, entre outras coisas, os impactos e as medidas compensatórias dessa cultura para o desenvolvimento socioeconômico regional potiguar.
Representada na solenidade pelo pró-reitor de Pesquisa, Jorge Falcão, a reitora da UFRN manifestou que o convênio atende às premissas da responsabilidade pública em realizar ensino, pesquisa, extensão e inovação, e cumpre o papel da universidade perante o desenvolvimento social do povo potiguar. Ao agradecer o empenho, o governador se mostrou otimista com o trabalho a ser feito pela UFRN, e disse que aposta em mais essa parceria para ajudar a resolver problemas tão graves, como a restrição de água em reservatórios, captadas pelos tradicionais meios.
Presentes ao ato estavam o secretário Estadual da Agricultura, Mairton França, o diretor Geral da FUNPEC, André Laurindo Maitelli, o coordenador da pesquisa, entre outros.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Polícia identifica suspeitos da morte de Sevi veículos; eles são curraisnovenses

A Polícia Militar confirmou ao blog Jair Sampaio que a dupla suspeita de atirar e matar o empresário sevi Veículos é de Currais Novos e deram os nomes como sendo PABLO HENRIQUE DUARTE SILVA, residente no bairro SANTA MARIA GORETE, na cidade de Currais Novos, e CAIO DÊNIS DA SILVA, 22 anos, também residente naquela cidade.dois suspeitos estão baleados, um deles sofreu um tiro, sem gravidade, nas costas e outro no pescoço de ambos, respectivamente.

Sevi: ‘Um homem de bem’

sevi com a família
Bom pai. Família bonita e educada. A vida nos prega cada peça.
Sevi era um empresário querido por todos os caicoenses e de cidades vizinhas até mesmo de outros Estados.
Caicó continua e continuará por algum tempo chocada e de luto com a morte de Sevi.
O seu bárbaro assassinato não sairá tão cedo das mentes das pessoas.
Não tinha um único inimigo. Sempre tratou bem as pessoas. Só praticou o bem.A sua morte ganha repercussão nas Redes Sociais e na imprensa do Nordeste.
Com certeza está ao lado dos bons.
Fonte-http://www.jairsampaio.com/ Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/