domingo, 16 de junho de 2013

FPM: Prefeituras vão perder dinheiro com criação de novos municípios


corte dinheiroA possível criação de novos municípios no País, regulamentada pela Câmara dos Deputados no começo deste mês, terá como efeito colateral uma maior distorção na distribuição de verbas federais para as prefeituras. Com mais cidades, as atuais perderão peso no rateio dos recursos e sustentarão indiretamente a montagem de novas máquinas administrativas.
As regras do Fundo de Participação de Municípios (FPM), principal canal de repasses federais para as prefeituras, incentivam indiretamente o separatismo. Quando uma cidade se divide, as duas resultantes sempre recebem, somadas, mais recursos do fundo do que a prefeitura original.
A vantagem financeira será maior nas cidades com população escassa. Uma área com 15 mil habitantes e que hoje comporta uma única prefeitura poderá até dobrar o recebimento de repasses federais ao se dividir em duas.
Fonte:Blog Robson Pires.

Remédio para calvície pode reduzir hábito de beber

finasteridaA finasterida, droga sintética usada para o tratamento da calvície masculina, é estuda por pesquisadores americanos por causa de um efeito inesperado. Entre camundongos, já se sabe que o medicamento pode reduzir o consumo de álcool.
Desta vez, um novo estudo, da Universidade George Washington, conseguiu medir o efeito em seres humanos. Mas houve um problema: apenas os homens que tiveram redução de libido com uso da finasterida perceberam a redução na ingestão de bebida alcoólica.
Fonte:Blog Robson pires.

Do lixo ao luxo: O ator José de Abreu sai da cafonice de Nilo de "Avenida Brasil", para o glâmuor de Ernest House em "Jóia Rara", no mundo Global.




José de Abreu (Foto: Arquivo pessoal)
Hum...! O ator tudo de bom.com, José de Abreu, que em breve vai ser o antagonista  de Joia Rara, próxima novela da 18:00 hs da TV Globo, esteve  na Suiça, fazendo laborátorio para o seu próximo personagem. O ator que é  mesmo um astro de primeira grandeza, sai na maior facilidade dos "ares do pra mim tanto faz ", de Niro, do  mundo do lixo, para o glamuor e a sofisticação de Erneste House, no mundo do luxo. Pelos próximos meses, José de Abreu,  terá de baixar o tom de voz, conter o gestual, e controlar as emoções. Pelo menos ao entrar em cena, exigências da caricatura de  seu personagem na próxima trama global. " O Ernest é extremamente inteligente, frio, age por debaixo dos panos. Perto dele, o Nilo, o catador de lixo que interpretei em “Avenida Brasil” é um bobo", compara o ator. Nilo botava tudo para fora, falava demais, era vermelho. Este cara é prata, ele só grita por dentro. Pessoas assim, quando tendem para o mal, são perigosíssimas".Nos poucos dias em que esteve na Suíça, José de Abreu fez um mergulho no universo de Ernest. Visitou joalherias em Genebra, hospedou-se com a mulher, Camila, em hotéis do início do século passado, cruzou o país em viagens de trem e chegou ao alto das montanhas de Interlaken, onde teve dificuldades de respirar por causa da altitude. "O que mais me impressionou foi a educação deles, elogia o ator, que fez aulas de etiqueta com Dalal Achcar para a novela. Os modos daquela época,  vão me ajudar a compor este personagem. Eu sou muito passional, ao contrário de Ernest", disse José de Abreu.
Foto: Arquivo pessoal /Reprodução/http://www.walterbatista.com.br

Trágico acidente deixa três pessoas da mesma família mortas próximo a Parelhas

8319 Nelson de Clodomiro (na foto com a esposa) é uma das vítimas fatais
A cidade de Jardim do Seridó está abalada com a morte de três pessoas da tradicional Família “Patrício e Medeiros”. Viajavam no mesmo carro, uma caminhoneta Hilux de cor prata, placas de Mossoró com destino a Campina Grande (PB), Nelson Cândido de Macedo, de 79 anos de idade, conhecido como Nelson de Clodomiro; Renato Medeiros dos Santos, de 65 anos (Renato de Dona Cota) e Joaquim Patrício de Medeiros Neto, de 52 anos (Joaquim de Nenem), este último era empresário dono da Compal e morava em Mossoró. A causa ainda não foi revelada, mas provavelmente Joaquim deve ter perdido o controle do carro nas proximidades do trevo que liga Jardim do Seridó/Carnaúba dos Dantas e Parelhas.O acidente aconteceu um dia após a Família ter se reunido neste sábado (16) em Jardim do Seridó para celebrar a missa de trigésimo dia do falecimento de Maria Raquel (Dona Costa), falecida aos 94 anos de idade. Joaquim e Nelson tiveram morta no local, já Renato chegou a ser socorrido para o Hospital de Parelhas, e apesar das sucessivas tentativas de reanimação pela equipe médica, não resistiu e faleceu, vítima de vários traumatismos.
8320 Primos Renato Medeiros e Joaquim Patrício também morrem no acidente
Uma equipe do ITEP esteve na cidade de Parelhas e recolheu os três corpos para a unidade em Caicó, que após a necropsia serão liberados para sepultamento. Nelson e Renato serão sepultados em Jardim do Seridó em horário ainda a ser confirmado. Já Joaquim, o local de seu sepultamento ainda não foi informado.
Fonte:Blog Marcos dantas.