sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Médicos fazem autotransplante em Reynaldo Gianecchini

Fonte:Robson Pires,

O ator Reynaldo Gianecchini recebeu, uma infusão de células-tronco. O procedimento consiste em um autotransplante de medula óssea para o tratamento contra um câncer no sistema linfático. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a semana passada. De acordo com o boletim médico, o procedimento transcorreu normalmente e o ator continuará internado até se recuperar.

O autotransplante é uma alternativa para quem sofre de linfoma não Hodgkin — tumor que atinge os gânglios linfáticos —, o mesmo de Gianecchini. Esse procedimento consiste na coleta de células progenitoras hematopoiéticas, responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Elas estão localizadas no interior da medula óssea. Com o uso de medicamentos, são estimuladas e entram na corrente sanguínea para serem coletadas. O processo demora de quatro a seis dias, segundo Phillip Scheinberg, hematologista do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José — Beneficência Portuguesa de São Paulo. O médico explica que as células saudáveis da medula óssea podem ser coletadas apesar da doença porque não foram afetadas pelo tumor.

Reynaldo Gianecchini realizou a coleta das células em dezembro, quando ele inicialmente se submeteria ao autotransplante. O procedimento é feito por uma máquina que separa as células progenitoras do sangue do paciente. Em seguida, o material é congelado para ser usado após sessões de quimioterapia. Na ocasião, por conta de uma febre alta em decorrência de uma infecção, o tratamento teve que ser adiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário