segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alerta é de chuva forte no Rio Grande do Norte até esta terça-feira


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de frio intenso às defesas civis dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e alerta de chuva forte para as defesas civis da Paraíba, Rio Grande do Norte, Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins. Ainda foi enviado alerta para o fenômeno “friagem” à defesa civil de Rondônia.


Nesta segunda e terça-feira (01 e 02/06), áreas de instabilidade vindas do mar formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no leste da Paraíba, leste do Rio Grande do Norte, Amapá, norte do Maranhão e norte e oeste do Pará. Alerta-se que, em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.

Entre a noite de hoje e amanhã (01 e 02/06), alerta-se para a ocorrência de frio intenso em todo estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul (com temperaturas mínimas de 3 a 6 graus nas áreas mais altas, e de 7 a 10 graus nas demais regiões) e centro-sul e oeste do Mato Grosso e Goiás (com temperaturas mínimas de 9 a 12 graus), devido à atuação de uma massa de ar de origem polar.

Na terça e quarta-feira (02 e 03/06), as temperaturas entram em acentuado declínio no Rio de Janeiro (com temperaturas mínimas de 10 a 12 graus nas áreas mais altas, e de 14 a 17 graus nas demais regiões), Espírito Santo (com mínimas de 11 a 13 graus nas áreas mais altas, e de 15 a 17 graus nas demais regiões) e centro-sul de Minas Gerais (com mínimas de 4 a 8 graus nas áreas mais altas, e de 9 a 13 graus nas demais regiões), devido ao avanço de uma forte massa de ar de origem polar.

Entre a noite de hoje e amanhã (01 e 02/06), uma forte massa de ar de origem polar avança até o sul de Rondônia, provocando declínio nas temperaturas. Alerta-se para ocorrência do conhecido fenômeno “friagem”, com temperaturas mínimas variando entre 13 e 15 graus.

Na tarde e noite de hoje (01/06), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Tocantins. Alerta-se que, em alguns momentos, as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda uma atenção especial aos moradores de rua, durante esse período. Ressalta-se que, a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido os ventos do quadrante sul. A recomendação também é orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Fonte:Dnonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário