sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Verão começa nesta sexta (21) no hemisfério sul. Apodi (RN) com 35%C é a temperatura mais quente

A estação mais quente do ano, caracterizada pelo calor e pela recorrência de pancadas de chuva, começa nesta sexta-feira (21) às 9h11, no horário de Brasília. O verão incide sobre o hemisfério sul até o final de março e será marcado por temperaturas superiores à média histórica, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A estação deve registrar temperaturas máximas em torno dos 35ºC, em Apodi, no Rio Grande do Norte, e mínimas em torno de 12ºC, em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é uma das praias mais frequentadas por Argentinos (Foto: Géssica Valentini/G1)
A previsão é que as chuvas fiquem acima da média na região Sul e abaixo do normal na região Nordeste. Nas demais áreas, o índice pluviométrico ficará dentro do padrão histórico. O Inmet não descarta, no entanto, a possibilidade de excesso de precipitação no Norte, Centro-Oeste e Sudeste durante os três primeiros meses do ano.
O verão 2012/2013 não será afetado pela influência do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “Em julho, o El Niño deu sinais de que iria se manifestar, mas recuou. Se a tendência tivesse se confirmado, ele elevaria as temperaturas e intensificaria a seca no Nordeste”, afirma o meteorologista Mozar de Araújo Salvador, do Inmet.
De acordo com ele, a previsão é que outro fenômeno climático iniba parte das chuvas no Nordeste.
Com a temperatura das águas do Atlântico Norte mais quentes que o normal e as do Atlântico Sul mais frias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), área próxima à linha do Equador, fica alojada ao norte de sua posição climatológica.
Fonte:Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário