terça-feira, 15 de maio de 2012

Hiperatividade pode estar relacionada à má qualidade do sono

Fonte:Robson Pires,  Você já atentou se o seu filho ronca enquanto dorme?
Saiba que esse sinal denuncia uma obstrução à passagem do ar, que pode afetar o comportamento do pequeno. O alerta vem da Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos.
Alguns de seus estudiosos analisaram informações de mais de 11 mil crianças por meio de questionários respondidos pelos pais durante seis anos e concluíram: entre aqueles que dormiam mal por causa de problemas respiratórios, havia maior incidência de alterações emocionais, como a hiperatividade e a agressividade.
A pediatra Márcia Hallinan, presidente do Departamento de Medicina do Sono da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), explica que a dificuldade na respiração pode fragmentar o descanso noturno. “Ele deixa de ser reparador”, diz. Sua colega Miriam Farias Silveira, presidente do Departamento de Saúde Mental da SPSP, acrescenta:
“Além de a criança ficar cansada no dia seguinte, haverá um desgaste a longo prazo, que acabará refletindo no comportamento”.
Problemas respiratórios
Uma lista grande de encrencas interfere na passagem do ar e interrompe o sono. Há desde alergias que provocam a rinite até o ronco e a apneia. “Essa dupla pode ser consequência do tamanho aumentado de estruturas como as amígdalas e a adenoide”, assinala Márcia Hallinan. O melhor é procurar tratamento médico quanto antes se notar qualquer barulho à noite.
Hiperatividade
Muitas vezes, esse transtorno de comportamento não é diagnosticado corretamente, o que pode levar ao uso inadequado de medicações. Quando a criança não consegue se manter concentrada nas atividades e desvia o foco por qualquer motivo, ela pode precisar de tratamento. “Mas a conduta só deverá ser definida após uma criteriosa análise”, frisa Miriam Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário