domingo, 15 de abril de 2012

RN TERÁ SEMANA DEDICADA AOS CUIDADOS COM A VOZ

Esta segunda-feira (16), Dia Mundial da Voz, será marcada pelo início das ações da Campanha Nacional da Voz 2012 no Rio Grande do Norte.  A Campanha Nacional da Voz foi criada em 1999 pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV). O objetivo é orientar a população quanto aos problemas de voz que podem interferir na qualidade de vida, nas relações de trabalho e na sobrevivência, em especial ao câncer de laringe. Este tipo da doença é mais frequente em homens, mas quando diagnosticada precocemente a taxa de cura ultrapassa 90%. Neste ano, a mobilização traz uma semana de exposições dialogadas e exames gratuitos com especialistas em cinco cidades do estado e terá como foco a manutenção da saúde vocal dos profissionais da educação.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do RN, em parceria com a Escola de Governo, será dirigido aos professores da rede de ensino estadual dos municípios de Natal, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. A programação segue até a sexta-feira (20), com um dia específico para a realização das ações em cada uma das cidades. Durante a campanha, os educadores serão orientados sobre a importância do acompanhamento permanente e do diagnóstico precoce de alterações, para a prevenção de doenças, como o câncer de laringe. “Uma das principais causas de afastamento dos professores de sala de aula é justamente os problemas vocais ocasionados pelo mau uso e abuso da voz, devido à extensa jornada de trabalho, unida à falta de informação sobre os cuidados adequados para garantir a saúde”, explica a fonoaudióloga Aline Suliane Pereira.

Serão oferecidos atendimentos fonoaudiológicos e exames de espectrografia vocal. No caso do diagnóstico de problemas após a triagem, todos os participantes atendidos receberão encaminhamentos para procedimentos específicos e acompanhamento em unidades de referência da rede pública de saúde. O primeiro dia de evento acontecerá em Natal, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, e contará com a presença da fonoaudióloga da TV Gazeta AL (afiliada da Rede Globo) Gabriela Sóstenes, e dos otorrinolaringologistas Pedro de Oliveira Cavalcanti Filho e Pedro Guilherme Cavalcanti. Eles abordarão a importância do acompanhamento médico e fonoaudiológico, as técnicas voltadas para os professores e uso profissional da voz.
Fonte:http://www.mauriciodabaixa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário