quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gêmeos siameses de Fortaleza serão separados nesta quarta em Goiânia

A cirurgia para a separação de gêmeos siameses naturais de Fortaleza (CE) terá início a partir das 7 horas desta quarta-feira (15), no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia (GO). Com um ano e dois meses de vida, Israel e Levi nasceram unidos pela bacia e abdome e se preparam para o procedimento desde maio do ano passado, quando começaram os exames clínicos sob a supervisão do cirurgião pediatra Zacharias Calil.

Os bebês, que compartilham também o intestino grosso, delgado e bexiga, possuem quatro pernas e órgãos vitais, como o fígado, duplicados. Em entrevista ao UOL, Calil disse que os siameses passaram pelo processo de expansão de pele necessário para o fechamento do abdome e bacia. A previsão inicial é de que a cirurgia, que contará com a participação de 30 profissionais de saúde, dure cerca de 10 horas.

O cirurgião pediatra explica que o quadro dos siameses é complexo porque as bexigas se comunicam e o intestino grosso de um entra na bexiga do outro. Os bebês possuem apenas uma uretra e a urina só é expelida por um orifício. Segundo Calil, o fato de o fígado não ser unido e eles possuírem quatro pernas são facilitadores do processo cirúrgico.

Na cirurgia de hoje, ele pretende separar bacia, intestinos e bexigas. Após o procedimento cirúrgico, os bebês devem permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HMI, por, no mínimo, 30 dias. Calil comenta que provavelmente os dois tenham que realizar novas cirurgias de reconstruções, como a púbis. “Ainda não definimos, vamos ver com o ortopedista se é possível aproximar a púbis ou não. O mais importante é fazer a separação em tempo hábil do anestésico”.

Os detalhes da cirurgia foram preparados pela equipe do hospital, que utilizou um biomodelo feito a partir das informações captadas por ultrassonografia e ressonância magnética. Trata-se de uma réplica exata e em tamanho real dos siameses, que foi utilizada para a demarcação passo a passo dos procedimentos.

Calil conta que os médicos do HMI são os primeiros do Brasil a utilizar o conceito em cirurgias de separação de siameses. Essa será a oitava cirurgia de separação de siameses realizada pelo cirurgião pediatra Zacharias Calil, no HMI, sendo que 22 casos foram avaliados pela equipe nos últimos dez anos.

Fonte:uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário