terça-feira, 21 de setembro de 2010

Iberê destaca parceria com o presidente Lula e apresenta propostas em debate na TVU‏

O governador Iberê Ferreira (PSB) participou na noite desta segunda-feira (20) do debate promovido pela TV Universitária e pelo jornal Tribuna do Norte. Iberê destacou a importância da parceria com o governo do presidente Lula e da futura presidente Dilma para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Veja as principais propostas apresentadas pelo governador:

Saúde
Ao responder sobre o tema “saúde”, o governador Iberê Ferreira disse que a melhoria do atendimento à população já está sendo prioridade em sua atual gestão. “Na semana passada convocamos 422 profissionais na área de saúde para serem locados nos hospitais regionais. Também estamos instalando em Natal um novo hospital estadual, onde funcionava o Itorn, que ajudará a desafogar o Walfredo Gurgel”, disse.

Cultura
Durante o debate, Iberê disse que irá ampliar os 56 pontos de cultura existentes em todo o Estado, fortalecendo a Fundação José Augusto.“Temos 56 pontos hoje e para o próximo ano estão garantidos outros outros 100 pontos de cultura”, disse, ressaltando a importância das casas para o desenvolvimento das atividades culturais também no interior.

Ainda como proposta, o governador disse que será criado o “Fundo de Cultura” do Estado e ampliada a Lei Câmara Cascudo, que incentiva pequenas e médias empresas a financiar projetos artísticos. “Levaremos a cultura para todas as regiões, sempre respeitando a diversidade cultural do RN”, concluiu.

Meio ambiente
O governador Iberê ainda enfatizou as obras que o governo do Estado vem realizando para garantir a qualidade da água consumida na capital, como a adutora do Jiqui, que está em fase de conclusão, e a adutora que trará água do rio Maxaranguape para Natal. “Conseguimos incluir essa obra no PAC 2 e os recursos já estão garantidos”.

Para combater a desertificação Iberê acredita que a solução mais viável é mudar a matriz energética e levar o gás para diversas regiões do Estado. Por fim, Iberê apresentou a proposta de levar a educação ambiental para todas as escolas da rede pública. “Temos que despertar nas crianças a importância da preservação do meio ambiente para que no futuro isso se traduza em ações práticas”, encerrou.

Saneamento
Iberê destacou o programa de saneamento realizado pelo governo do PSB no Rio Grande do Norte. “Nunca se fez um programa tão audacioso e tão grande na área de saneamento como está sendo feito”, assinalou, acrescentado que em Natal a área saneada foi duplicada nos últimos anos.

Até o final de 2010, a área saneada do RN estará em 40% e o Estado terá recursos assegurados para saneamento de 56% de sua área.

Em Mossoró, 45% do saneamento está sendo feito pela prefeitura com recursos do Governo Lula e outros 40% pelo Governo do Estado.

Juventude
Iberê falou sobre as ações direcionadas para a juventude do Rio Grande do Norte. O governador disse que a qualificação profissional e o combate às drogas são prioridade em seu plano de Governo. “Hoje, 95% dos crimes são originados pelas drogas, por isso iremos combater esse problema”, explicou.

Revelou ainda que em seu governo os jovens irão ter voz na elaboração de políticas para a juventude. “É muito importante que eles mesmos participem para trabalharmos dando foco ao esporte e à área da cultura, dando oportunidade aos nossos jovens”.

Esporte
O governador Iberê destacou que a proposta para incentivar o esporte no Rio Grande do Norte é construir uma quadra poliesportiva em cada escola da rede pública e ampliar o número de ginásios e quadras existentes nos bairros das cidades mais populosas do Estado.

“Ocupar os jovens e oferecer uma espaço adequado para a prática de esporte trará reflexos também na questão do combate às drogas e à violência”, disse.

Ele também garantiu que vai dar apoio à prática do esporte profissional, não só na capital, mas também no interior do Estado.

fonte:blog Robson Pires.


Nenhum comentário:

Postar um comentário