quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MINHA CADELA DAUMATA COM NOME DE CHELLY ESTAVA COM PIOMETRA.


VETERINÁRIO DR:JEFFERSON RICARDO.



Hoje cedo fiz uma pergunta sobre minha cadela DAUMATA que havia sido operada de piometra, Obtive resposta clara e alentadora, perguntava sobre ela está ainda sobre efeito de anestesia superando trinta horas. E aconteceu ezatamente o que me foi esclarecido sobre o problema, finalmente ela está acordando e já da sinais de recuperação. Muito obrigada.AGRADEÇO AO VETERINÁRIO DR: JEFFERSON RICARDO .CONSUTORIO A RUA:AUGUSTO MONTEIRO , 880 CENTRO CAICÓ .RN
E-MAIL:jerfferson.vet@ig.com.br
ESCLARECIMENTO SOBRE A PIOMETRIA.
A piometra é uma patologia uterina que constitui normalmente o estágio final do complexo hiperplasia endometrial cística (endometrite), comum em cadelas e gatas não castradas com prevalência na meia idade. Alguns autores registraram que a piometra ocorre com uma freqüência três vezes maior em cadelas do que em gatas.
O endométrio (mucosa que reveste o utero) normalmente apresenta uma resposta exagerada à progesterona, que é um hormônio produzido pelos ovários responsável pela nidação (fixação) do ovo e manutenção da gravidez. Ocorre entretanto que com esta resposta exagerada das glândulas endometriais à progesterona, estas glândulas tornam-se císticas e repletas de líquido, líquido este normalmente estéril e que se acumula na cavidade uterina. O acúmulo deste líquido juntamente com a diminuição da contratilidade da musculatura do útero (miométrio), favorece a invasão bacteriana. Normalmente a infecção pela bactéria Escherichia coli é a mais comum. Entretanto, infecções mistas freqüentemente ocorrem com a presença de outras bactérias principalmente as do gêneros Streptococcus, Pseudomonas, Salmonela, Proteus e Klebsiella. A infeccão secundária do útero anormal é que atribui a maior parte da morbidade e mortalidade das cadelas ou gatas com piometra.
Com relação ao colo uterino ou cérvix, a piometra pode ser classificada em "aberta" ou "fechada". A piometra com a cérvix "aberta" é acompanhada de corrimento vaginal purulento, intermitente ou constante, escasso ou abundante e com uma coloração variando de um tom esverdeado até o achocolatado, dependendo do tipo da bactéria presente. Nos casos de piometra com a cérvix "fechada" não se observa corrimento vaginal. Normalmente as cadelas ou gatas que apresentam colo uterino fechado encontram-se mais doentes quando comparadas com àquelas com colo uterino aberto pois o quadro de toxemia “ infecção generalizada ” se instala mais rapidamente.
Os sintomas clínicos da piometra.veja algumas fotos da cirurgia

Um comentário:

  1. Oi Dr. minha cadela estava com piometra, os sintomas apareceram em poucos dias ela não comia ficou muito abatida levei ao veterinario e ele achou que estava com infecção intestinal, começamos a tratar quando foi na quarta feira dia 05/01 ela começou a ter bastante corrimento e ai eu levei para fazer cirurgia no dia seguinte, foi feita a cirurgia e correu tudo bem mas no dia seguinte de manha ela veio a falecer...gostaria de saber se foi negligencia medica ou não por favor me responda!!!!
    shirley-horn@hotmail.com

    ResponderExcluir