segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Partos de venezuelanas quase quadruplicam na rede pública de Roraima em 3 anos

Às 4h de 18 de outubro de 2018 mais uma venezuelana deu à luz em Boa Vista, a capital de 375 mil habitantes que já tem cerca de 10% da população vinda do país vizinho. Foi a segunda em 15 minutos.
O bebê, um menino de pele rosada chamado Samtyago Diaz, veio ao mundo de parto normal. Se juntou a uma nova (e crescente) geração, a dos “brasilanos”, os brasileiros filhos do êxodo venezuelano que nascem todos os dias em Roraima - estado que, na contramão do país, vê a taxa de natalidade aumentar.
De janeiro a setembro, dado mais recente disponível, foram 1.024 partos de venezuelanas na única maternidade pública do estado, 80% a mais que os 566 partos de venezuelanas em todo o ano de 2017 e 255% mais que os 288 de 2016. Os números estão ainda distantes dos 9.343 partos totais registrados na unidade em 2017, mas, relativamente, a estatística não para de crescer.
“Meu filho vai viver e estudar no Brasil. Eu espero que aqui ele seja um profissional, algo que não poderia ser na Venezuela”, diz a mãe de Samtyago, Dagly Monrroy, de 24 anos.
O Brasil adota um sistema misto de nacionalidade. São brasileiros todos aqueles que nascem no território do país, que é o caso dos filhos dos venezuelanos, bem como aqueles nascidos fora, mas que tenham um ou ambos os pais nativos. Na Venezuela a regra é similar.
Williany Fariña é mais uma brasileira que acaba de nascer. Veio ao mundo às 3h45 daquela mesma madrugada de 18 de outubro. Com malária, a mãe viajou por sete horas só para dar à luz a menina.
"Me senti mais segura para tê-la aqui no Brasil. Na Venezuela, não há condições. Não há médicos, não há remédios”, conta Elyanny Fariña, 26, afirmando que o pai, um brasileiro, também quis que a menina nascesse do outro lado da fronteira. "Para ser brasileira como ele".
FONTE-http://www.jairsampaio.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário