terça-feira, 13 de dezembro de 2016

UFRN inicia em janeiro o monitoramento do ciclo hidrológico do RN

robi e maito
A partir de janeiro de 2017, pesquisadores e alunos e alunos da graduação e da pós-graduação do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começam o monitoramento do ciclo hidrológico do Rio Grande do Norte. Para tanto, um termo aditivo ao convênio entre a universidade e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), foi assinado na manhã desta segunda-feira, 12, na Sala de Reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.
A partir da pesquisa a ser realizada em 13 açudes nos municípios de Ipanguassu, Upanema, Parelhas, Apodi, Encanto, Lagoa de Pedras, São Paulo do Potengi, Macaíba, Goianinha, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Touros e Rio do Fogo, organismos estaduais públicos, como IGARN e IDEMA, saberão dentro de 15 meses a capacidade de suporte para o cultivo intensivo de peixes em tanques-rede.
Os estudos técnicos serão coordenados pelo professor José Luiz Athaíde, professor do respectivo departamento, e vão analisar, entre outras coisas, os impactos e as medidas compensatórias dessa cultura para o desenvolvimento socioeconômico regional potiguar.
Representada na solenidade pelo pró-reitor de Pesquisa, Jorge Falcão, a reitora da UFRN manifestou que o convênio atende às premissas da responsabilidade pública em realizar ensino, pesquisa, extensão e inovação, e cumpre o papel da universidade perante o desenvolvimento social do povo potiguar. Ao agradecer o empenho, o governador se mostrou otimista com o trabalho a ser feito pela UFRN, e disse que aposta em mais essa parceria para ajudar a resolver problemas tão graves, como a restrição de água em reservatórios, captadas pelos tradicionais meios.
Presentes ao ato estavam o secretário Estadual da Agricultura, Mairton França, o diretor Geral da FUNPEC, André Laurindo Maitelli, o coordenador da pesquisa, entre outros.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário