segunda-feira, 18 de abril de 2016

Benefícios do umbu ou imbu


Propriedades do fruto umbu ou imbu

 

É um fruto antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres e nas doenças cardiovasculares.
Grande fonte de vitamina C.
Auxilia na eliminação de toxinas.
Combate moléstias da córnea.
Funciona como energético.
Previne a formação de tumores.
Retarda o envelhecimento.
Serve de alimentação para as abelhas, que a partir daí podem produzir mel.
Tem efeito benéfico contra a desnutrição.

Propriedades do umbu ou imbu

A fruta tem vitamina A, C e vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo. Na medicina caseira a decocção de folhas do umbu (uma colher de folha em uma xícara de água) combate moléstias da córnea.
O umbu, que supera a laranja em vitamina C. Em relação à vitamina C, o umbu apresenta 33 miligramas por 100 gramas de fruta. No suco, a quantidade diminui em cerca de seis vezes. O referido é cinco miligramas por 100 mililitros, informa a pesquisa.
O umbu é uma ótima fonte de proteínas, em sua composição (para cada 100g), 0,6g de proteínas, ferro, fósforo e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um valor calórico médio 44 calorias por 100g de frutos. É uma fruta da família das anacardiáceas, à qual pertencem, por exemplo, o caju e a manga.

Umbuzeiro a árvore sagrada do sertão
Estudos sobre o umbu ou imbu
Estudo realizado por pesquisadoras da Embrapa Semiárido e uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), identificou substâncias antioxidantes no suco de umbu.
As substâncias são os chamados polifenóis que, de acordo com estudos científicos das áreas médica e nutricional, ajudam a combater radicais livres e doenças cardiovasculares, prevenir a formação de tumores e retardar envelhecimento. (Carlos Mota)
Estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que a fruta, nativa da caatinga, se compara à uva em polifenóis, que segundo a literatura médica retardam o envelhecimento e previnem doenças como o câncer.
A pesquisa foi realizada com suco integral da fruta produzido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Copercuc), que comercializa há mais de 10 anos na região produtos à base de umbu.
De acordo com o clínico geral que atende no ambulatório médico da Ceapi, José Cícero Ribeiro, esses resultados estimulam o consumo da fruta. “O umbu, além de sabor diferenciado, faz bem para a saúde", resume o médico. (Ceapi)
Fonte-http://www.blogdoandovida.com.br/2015/08/ricos-beneficios-do-fruto-umbu-ou-imbu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário