segunda-feira, 14 de março de 2016

O que é bom para dor nas pernas

Quem é que já não sofreu alguma vez na vida de dores nas pernas?
O que poucas pessoas sabem é que este tipo de dor pode ter as mais diversas origens, que vão desde um simples cansaço muscular, até problemas circulatórios, ósseos, articulares, dos nervos ou inclusive doenças como a fibromialgia.
Quando a origem é o cansaço muscular ou algum problema circulatório, têm soluções caseiras que podem ajudar. Veja nossas dicas a continuação.

O que é bom para dor nas pernas de origem muscular

Esta é uma das causas mais frequentes das dores nas pernas.
 Normalmente ocorre por alguma contusão, estiramento ou contratura dos músculos da coxa ou a panturrilha, devido a exercícios físicos exagerados e sem aquecimento, ou por algum trauma, como batidas, quedas, etc.
É fácil de distinguir, porque é uma dor contínua, que piora quando apertamos a região ou movimentamos a perna.

Recomendações para as dores musculares

Alongue sempre antes e depois de fazer qualquer tipo de exercícios. 
 Enquanto estiver sentindo dor, fique de repouso.
– Se a dor tiver sido provocada para uma contusão, estiramento ou contratura muscular, aplique gelo durante 20 minutos, protegendo a perna com um pano úmido para não queimar a pele.
– Faça uma sessão de massagens no local afetado.
– Use um anti-inflamatório ou analgésico de forma tópica (pomada) ou por via oral.
Se as recomendações anteriores não funcionarem, é recomendável consultar um médico; em alguns casos pode ser necessário fazer fisioterapia.

Dor nas pernas de origem circulatório

Existem dois tipos de problemas circulatórios: arteriais e venosos.

– Problemas venosos

Quando a insuficiência circulatória é venosa, as varizes podem ser as responsáveis pelas dores e o consequente inchaço.
Normalmente esta dor piora ao permanecer muito tempo de pé, sobretudo quando se está parado.
Complicações
Em certos casos, a temperatura da região pode aumentar causando vermelhidão, sinal de que pode estar ocorrendo uma tromboflebite: o entupimento de uma veia causada por um coágulo (trombo).
Consulte um médico, porque, se o coágulo se desprender, pode ir parar em lugares perigosos como o coração, pulmões e cérebro, podendo levar a um AVC ou à morte.
Há outros casos em que ocorre dor e inchaço súbito nas pernas, um sintoma de trombose venosa profunda. Consulte um médico com urgência, pois pode ser necessária a internação hospitalar.

– Problemas arteriais

Quando o problema é nas artérias, a dor é diferente e ocorre ao caminhar: a pessoa anda um pouco, até que começa a sentir uma sensação de queimação nas panturrilhas; se continuar andando, a dor aumenta até tornar-se insuportável.
Depois de um certo repouso, a dor para, mas o quadro se repete ao voltar a andar.
Isto é provocado pela aterosclerose, o entupimento das artérias pelo depósito de gorduras nas suas paredes.Controle os fatores de risco, como a hipertensão e o colesterol.

Recomendações para as dores circulatórias

Para aliviar a dor nas pernas de origem circulatório é preciso estimular o retorno do sangue ao coração. Veja nossas dicas:
– Não fique parado(a) por muito tempo
Se você trabalha sentado(a), levante-se pelo menos cada duas horas para movimentar os músculos das pernas. Sendo impossível, exercite-se mesmo sentado, levantando e abaixando os pés a cada 30 minutos.
– Faça exercícios para as pernas
Os músculos das panturrilhas tem um papel fundamental no retorno do sangue ao coração. Faça meia hora diária de exercícios aeróbicos que trabalhem estes músculos, como caminhar, nadar e andar de bicicleta. 
– Eleve as pernas
Deite de barriga para cima e coloque uma ou mais almofadas para elevar os pés, de maneira que fiquem mais altos do que os quadris. Permaneça assim durante 20 minutos para aliviar as dores, o peso e o cansaço das pernas.
– Controle seu peso
Quando maior for sua circunferência abdominal, maior será a dificuldade do sangue em retornar ao coração, causando acúmulo nas pernas e consequentes dores.
Esperamos que tenha gostado destas informações sobre o que é bom para dor nas pernas.
FONTE-VIVA PLENAMENTE-FONTE-http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário