Os Serviços do Detran

Os Serviços do Detran

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RN pode ganhar 30 santos católicos de uma só vez

martires
Portal No Ar – O Brasil deverá ganhar em breve 30 novos santos potiguares de uma vez só. O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, pediu ao papa Francisco que canonize logo dois padres e 28 fiéis que foram massacrados em Cunhaú e Uruaçu, no interior do Rio Grande do Norte, por tropas a serviço dos calvinistas em 1645, durante a ocupação holandesa.
“O papa manifestou interesse na canonização, que poderá ser feita por decreto, sem exigência de milagres, porque os mártires foram mortos por confessarem a fé católica”, disse dom Jaime após uma audiência com Francisco em Roma. O arcebispo informou que o papa confirmou seu interesse em conversa com o cardeal d. Cláudio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero.
Os mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por João Paulo II em 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a presença de cerca de mil brasileiros. O papa chamou os novos beatos de protomártires e afirmou que eles eram um exemplo de fé cristã e defensores da fé católica. “Consta, pelos relatos da época, que foram assassinadas mais umas 70 pessoas, mas a Congregação para as Causas dos Santos só reconhece o martírio daqueles cujos nomes foram identificados”, disse o arcebispo de Natal.
Os massacres ocorreram em 15 de julho de 1645 em Cunhaú, atualmente município de Canguaretama, e no dia 3 de outubro, em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante. Além dos padres André de Sandoval e Ambrósio Ferro, foram massacrados 28 leigos, cujos nomes são conhecidos.
Fonte-http://www.robsonpiresxerife.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário