Os Serviços do Detran

Os Serviços do Detran

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mulher grávida de quíntuplos foge a pé do Iraque para dar à luz em paz

Reprodução/ONU

Em livre tradução do árabe, Tamam significa "está tudo bem". É também o nome de uma mãe de quíntuplos, que ainda grávida caminhou vários quilômetros ao lado do marido para fugir do Iraque, de onde fugia por conta da violência de extremistas do Estado Islâmico. Tal qual seu nome, ela queria apenas que os filhos nascessem bem.

As ameaças a Tamam e o marido começaram por eles fazerem parte de uma família yazidi, minoria étnica em Mossul, segunda maior cidade iraquiana e para onde eles haviam se mudado em 2013, fugindo da violência na Síria. Ao chegarem no local, porém, receberam um ultimato: deveriam "se converter ao islamismo, pagarem um imposto ou serem executados".

Antes da caminhada a pé em direção à Síria, o casal se mudou para as montanhas do Sinjar, mas a paz no local durou pouco mais de um mês, tempo que demorou para que o Estado Islâmico chegasse ao local.

Tamam e o marido, então, planejaram a fuga para a Síria e, por dois dias, caminharam a pé. A mãe contou a um funcionário do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que o trajeto foi feito por um grupo de sete famílias, que possuia apenas uma garrafa d'água, repartida igualmente entre todos. Alguns dias depois da fuga do casal e das outras famílias, mílicias invadiram Sinjar e massacraram cristãos e yazidis.



A história terminou bem no dia 14 de agosto, quando Tamam entrou em trabalho de parte e deu à luz cinco crianças prematuras, mas com saúde estável. Agora morando na casa de seus pais na Síria, ela e os bebês passam bem e contam com ajuda da ONU, já que a situação financeira da família é crítica e impossibilita a compra de fraldas e leite para os quíntuplos.
Fonte- Yahoo.com.br-http://www.lucineidemedeiros.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário