Fm Jardim

sábado, 31 de agosto de 2013

Paraíba investe na Economia Criativa para alavancar o turismo


A valorização do produto turístico e o respeito ao meio ambiente e às tradições culturais estão à mostra na 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que começa nesta quarta-feira (28), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O evento mostra que ideias simples e inovadoras, baseadas na Economia Criativa, vêm despertando o interesse dos turistas por atividades diferenciadas, que vão além do lucro.
Algumas regiões do Estado vêm se destacando ao oferecer serviços e produtos que promovem o desenvolvimento sustentável e humano para atender turistas em busca de novas sensações e experiências, como degustar um prato novo, meditar em uma reserva ecológica, participar de uma oficina de artesanato ou dançar coco de roda numa comunidade quilombola. Somente no Brejo e Litoral Sul, o Sebrae apoia cerca de 60 negócios desse tipo.
Areia e Bananeiras, conhecidas pela riqueza natural, histórica e cultural, são os dois municípios do Brejo com mais atividades criativas. Na metade do século 19, Areia era uma das cidades mais promissoras do Estado e possuía cerca de 120 engenhos ativos, que produziam cachaça, açúcar mascavo e rapadura. Hoje, existem apenas 27 ativos, segundo a historiadora Luciano Balbino. Um deles é o Engenho Triunfo, do casal Antônio Augusto e Maria Júlia Baracho, uma das primeiras atividades de economia criativa do município.
Fonte:blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário