quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vírus que ataca pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas

20120503125922Uma nova ameaça online que se espalha desde segunda-feira pelo Skype já atingiu 300 mil pessoas no mundo todo, 80 mil delas na América Latina, segundo relatórios da empresa de segurança ESET.
Informações preliminares indicam que a praga se apresenta como Worm (programa malicioso), identificado comoWin32\Kryptik.BBKB, com impacto e velocidade de disseminação superiores à média desse tipo de ameaça virtual.
O Worm espalha-se por meio de textos relacionados a fotos no Skype, com endereços encurtados com a ferramenta do Google (goo.gl), que vincula a outro serviço de armazenamento de arquivos – como 4shared, por exemplo.
Embora tenha identificado o malware, a empresa não informa detalhadamente quais são os prejuízos causados por ele. A recomendação, portanto, é que o internauta evite encurtar textos pela plataforma do Google.
“Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google”, alerta Sebastián Bortnik, gerente de Educação e Serviços da ESET América Latina. “Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”, complementa.
Do Uol/blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário