terça-feira, 9 de abril de 2013

Olho vivo na dengue: O ator Stênio Garcia, estar internado no Rio de Janeiro/RJ, com a doença.


Stenio Garcia é internado no Rio de Janeiro - Ag.News
Hum...! Como o blog já havia noticiado na semana passada  o ator tudo de bom.com,  Stênio Garcia permanece com suspeita de dengue. O blog foi informado que astro global, que tá no ar interpretando o Artútio,  na trama de Salve Jorge, no horário nobre da 21:00 hs da TV Globo, teve uma queda de plaquetas,  e foi internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro/RJ, para acompanhamento médico do seu quadro. Ele já realizou alguns exames,  e enquanto aguarda o resultado, é mantido em observação hospitalar  para  reidratação. Só pra registrar, Stênio Garcia, foi notificado com a  dengue, do tipo hemorrágica, em 2002, quando atuava em O Clone, interpretando o Tio Ali. Ele permanece em repouso. Há uma epidemia da doença tomando conta do país. Outros famosos  já sofreram recentemente com a doença em 2013, destaque para: o ator  Miguel Falabella. a atriz Leticia Spiller, a vencedora do BBB-13, Fernanda Keulla, o cantor e compositor Lenine.
O que é dengue?

É uma doença  vírótica  que é transmitido pela picada da fêmea do mosquito  Aedes aegypti, um mosquito  de hábitos diurnos, e de costumes peridomiciliares,  que se multiplica em depósitos de água parada , ( de preferencia águas limpas ), acumulada nos quintais, e dentro das casas. Existem 4 sorotipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Em muito países pelo mundo á afora a doença é conhecida popularmente, como o "jogo da vida", ou seja,  tanto  o paciente poderá evoluir para cura,  como para à morte
Observação importante: Depois de muitos anos sem registro de nenhum caso de contaminação, o sorotipo 4 voltou a circular em alguns estados do Brasil. Especialmente as crianças e os jovens,  não desenvolveram imunidade contra ele. Por isso  para evitar a dispersão desse vírus, o Ministério da Saúde determinou que todos os casos suspeitos de dengue 4,  sejam considerados de comunicação compulsória às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.
Sintomas e sinais
A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.
 Formas da dengue

a) Dengue clássica - Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema-semelhante a rubeóla) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas,  geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas. Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada de apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não. Incomoda muito, mais não. 
b) Dengue hemorrágica - As manifestações iniciais da dengue hemorrágica, são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, escrotal, penal, retal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.Incomoda muito e pode matar
c) Síndrome do choque associado à dengue - O potencial de risco,  é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia; sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença. Incomoda muito e também mata muito também
Diagnóstico

O diagnóstico de certeza da dengue,  é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue,  para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos). A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.
Vacina

Ainda não existem uma bloqueio desta natureza.Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, estar desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas, coisa que é uma grande aposta para o futuro.
Tratamento

Como a dengue é uma virose,  não existe tratamento específico contra ela. A medicação é sintomática, o paciente dengoso, deve tomar muito líquido para evitar desidratação, ficar repouso  e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos para amenizar as dores musculares.  São as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica.Nunca devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.
Recomendações
- Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
- A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu,  e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica se for em período médio dentro de  um intervalo de 5 anos 
- A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;
- Combater os focos do mosquito transmissor,  é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
Foto: AgNews/Fonte:http://www.walterbatista.com.br/

Um comentário:

  1. É Djaini, o caso é muito sério e parece está fora de controle! O meu neto de apenas dois anos, internou a semana passada. Deu um susto muito grande, mas, já está recuperado e recuperando as brincadeiras perdidas, Graças a Deus!
    Lucio Lucena RJ

    ResponderExcluir