sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Seara participa do V Seminário Nacional do Crédito Fundiário

Secretário da Seara, Rodrigo Fernandes e o Ministro Pepe Vargas do MDA
Desde a última terça-feira (11), a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através da Unidade Técnica Estadual (UTE/RN), participa, em Brasília, do V Seminário Nacional do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O evento, que reuni cerca de 300 participantes, é promovido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) e até a sexta-feira (14).
O encontro visa a construção de estratégias de implementação e operacionalização das novas medidas do PNCF que configura o programa como uma importante política de acesso à terra, contribuindo para o combate à pobreza rural e capaz de permitir ao agricultor familiar um desenvolvimento sustentável.
Para o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, é sempre importante pensar o acesso ao crédito fundiário de forma descentraliza, bem como discutir melhorias de operacionalização do PNCF com os demais estados executores. “Apesar da seca, mais de R$ 9 milhões foram investidos em 2012 no RN, dos quais R$ 5.403.359,11 é não-reembolsável, destinado à estruturação da propriedade para o cultivo de várias culturas e demais necessidades, tais como: perfuração de poços, irrigação, etc”.
Dentre os assuntos que serão discutidos no Seminário, estão: a redução na taxa de juros, a melhoria nos procedimentos de repactuação das parcelas em atraso, a ampliação da assistência técnica e extensão rural (Ater), a paridade regional nas linhas Combate à Pobreza Rural (CPR) para famílias em situação de pobreza que se encontram no CAD Único e a criação da linha específica para a juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário