sábado, 7 de janeiro de 2012

Policia ambiental captura gato gigante na região de Mossoró




 (Montagem)
Cavaleiros que trafegavam na RN-117, no final da tarde dessa sexta-feira (06), próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, perceberam a presença de um gato vermelho vagando as margens da RN e acionaram a policia ambiental de Mossoró. O felino aparentava estar com uma das patas machucada e foi capturado pelos agentes em um matagal próximo a RN que liga os municípios de Mossoró a Governador Dix Sept Rosado.

Informações dão conta que a princípio, os moradores pensavam ser um felino da raça Sussuana “Onça Vermelha”, mas após a captura, foi possível perceber que se tratava de um gato do mato.


O felino foi conduzido para a sede do Ibama em Mossoró, onde será realizado os procedimentos de tratamentos e liberação para local seguro.


ESPÉCIE


O Gato-Mourisco, ou Yaguarundí, ou ainda Puma Yagouaroundi, é um felino das Américas que pode receber vários nomes de acordo com a região em que é localizado. Seja como for conhecido, o Yaguarundí é um gato selvagem que pode atingir até 80 centímetros de corpo e 50 centímetros de cauda.

O peso desse felino oscila de 3 a 9 quilos, sendo os machos mais pesados do que as fêmeas. Suas pernas são curtas em relação ao corpo; a cabeça é pequena, alongada e achatada, com orelhas diminutas e arredondadas.

Seu hábito é solitário, com atividade diurna, o contrário de outros felinos. É muito ativo, no início e no fim do dia. Ataca as presas com as patas dianteiras e possui grande habilidade para subir em árvores, locomovendo-se de um lado para o outro sobre os ramos.

De cardápio variado, sua dieta inclui anfíbios, peixes, répteis e principalmente roedores e aves – é comum assaltar galinheiros. Mas já foi observado um indivíduo, no alto de uma figueira, alimentando-se de figos na companhia de bugios.


Fonte:Dn online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário